UECE 2025-2: Prova Completa
Prova Completa da UECE 2025-2: Prova Completa com gabarito.
Língua Portuguesa (12 questões: 01-12);


01. (UECE 2025-2) É objetivo do texto I
- discutir as políticas públicas para a inclusão por meio das conquistas legislativas relacionadas ao transporte coletivo.
- avaliar ações não governamentais voltadas às pessoas com deficiência, identificando falhas e propondo melhorias.
- celebrar os 10 anos da LBI, apresentando o papel que o TCU tem desempenhado para assegurar a acessibilidade e a inclusão.
- comemorar os 10 anos da LBI e apontar o papel do TCU na luta por educação de qualidade em um contexto de melhorias prediais.
02. (UECE 2025-2) No trecho “A celebração dos dez anos da LBI e as ações do TCU nesse contexto reforçam a importância de fortalecer as políticas públicas [...]” (linhas 39-41), o termo destacado refere-se
- ao aumento do número de pessoas com deficiência, de acordo com o último censo.
- à relevância das comemorações para assegurar as realizações legais da LBI asseguradas pelo TCU.
- ao fato de que auditorias e fiscalizações priorizam as pessoas com deficiência em detrimento de outros segmentos da sociedade civil.
- aos avanços nas conquistas legais, cuja implementação ocorre a partir de aplicações práticas no cotidiano das pessoas com deficiência
03. (UECE 2025-2) O texto 1 é um artigo de opinião. A respeito desse gênero, analise as assertivas a seguir.
I. O enunciador realiza argumentação consistente para defender a relevância do TCU frente à causa das pessoas com deficiência.
II. O enunciador vale-se de dados concretos, de consenso e de estratégias de persuasão para defender um ponto de vista.
III. O texto é marcado pela subjetividade da autora e pela sua experiência no TCU para apresentar cronologicamente os dados e os sujeitos envolvidos.
Estão corretas as afirmativas
- II e III, apenas.
- I e II, apenas.
- I e III, apenas.
- I, II e III.
04. (UECE 2025-2) No trecho: “Desde a promulgação da LBI” (linha 12), o termo destacado significa
- aviltação.
- omissão.
- comercialização.
- publicação.
05. (UECE 2025-2) No trecho: “Na área de educação, a LBI reforçou o direito fundamental ao ensino inclusivo, buscou assegurar que crianças e jovens com deficiência possam estudar em escolas regulares [...]” (linhas 21-24), o termo destacado classifica-se como
- pronome relativo.
- conjunção integrante.
- advérbio de modo.
- adjetivo.
06. (UECE 2025-2) Analise, nos trechos a seguir, a correta correspondência entre os termos em destaque e a relação de sentido estabelecida por eles.
I. A LBI trouxe avanços significativos em áreas como educação [...]. (Linha 05-06) – Causalidade
II. No campo da mobilidade urbana, a lei impulsionou melhorias significativas na acessibilidade de espaços públicos e no transporte coletivo, embora ainda existam lacunas a serem superadas. (Linhas 25-28) – Concessão
III. O TCU também promove iniciativas voltadas à conscientização e ao fortalecimento das políticas públicas [...]. (Linhas 33-35) – Adição
Está correto o que se afirma em
- II e III, apenas.
- I e III, apenas.
- I e II, apenas.
- I, II e III.
07. (UECE 2025-2) Assinale a alternativa que apresenta a correta correspondência entre a pontuação do trecho e a justificativa de seu emprego.
- “Em 2025, a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (lei 13.146/15), conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, celebra uma década de existência.” (Linhas 01-03) – A primeira vírgula é obrigatória, pois isola termo temporal deslocado, enquanto as duas vírgulas seguintes são opcionais para isolar expressão adjetiva.
- “Atualmente, quase 19 milhões de brasileiros – aproximadamente 9% da população, segundo o último censo – declaram ter algum tipo de deficiência.” (Linhas 09-11) – Os traços médios são usados para isolar expressão locativa.
- “Na área de educação, a LBI reforçou o direito fundamental ao ensino inclusivo, buscou assegurar que crianças e jovens com deficiência possam estudar em escolas regulares, com o suporte adequado para atender suas necessidades específicas.” (Linhas 21-25) – Todas as vírgulas do período são usadas para separar elementos de uma enumeração.
- “O TCU também promove iniciativas voltadas à conscientização e ao fortalecimento das políticas públicas, como o lançamento, na semana passada, do Ano da Pessoa com Deficiência no Controle Externo Brasileiro, que busca ampliar o debate sobre os direitos e os desafios dessa parcela da população.” (Linhas 33-38) – A primeira vírgula é usada para separar um elemento de natureza exemplificativa, enquanto a última vírgula é empregada antes de termo de valor explicativo.



08. (UECE 2025-2) No texto II, o enunciador
- aborda, por meio da narrativa, situações reais que retratam como o amor acaba de forma definitiva.
- constrói cenas das diversas situações que demonstram o fim do amor, em um processo sutil e, muitas vezes, repentino.
- discute, a partir da experiência pessoal do autor, os motivos pelos quais o amor acaba em diversos lugares do mundo e em suas diversas configurações.
- aponta os problemas do amor fraterno e como eles podem representar desafios para as pessoas
09. (UECE 2025-2) Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre o termo destacado e a expressão referencial correspondente a ele.
- “[...] de repente, ao meio do cigarro que ele atira de raiva contra um automóvel [...].” (Linhas 49-50) – Amor
- “[...] mecanicamente, no elevador, como se lhe faltasse energia [...].” (Linhas 63-64) – Filho
- “[...] e elas se movimentam no escuro como dois polvos de solidão [...]” (Linhas 55-56) – Mãos
- “[...] e acaba depois que se viu a bruma que veste o mundo; na janela q
10. (UECE 2025-2) Silabada é um fenômeno que ocorre quando há alteração na prosódia de palavras, especialmente na sua acentuação tônica, em relação à pronúncia. É o caso, por exemplo, da pronúncia de “rubrica” como proparoxítona, em vez de paroxítona, como pressupõe os usos da norma culta. Com base nesse conhecimento, analise o trecho “[...] nas ligas, nas cintas, nos brincos e nas silabadas femininas; [...]” (linhas 66-67) e assinale a alternativa correta
- O uso do termo “silabadas” revela preconceito linguístico em relação a pessoas que não pronunciam as palavras de acordo com a norma culta e, por isso, representa um dos motivos para o desgaste do amor.
- As silabadas, no texto, fazem referência a poemas de amor romântico, muito comuns de serem enunciados no início dos relacionamentos, mas que, com o tempo, passam a ser esquecidos.
- Uma vez que o eu-lírico caracteriza as silabadas como femininas, ele desloca a culpa pelo fim do amor exclusivamente para a mulher, em alinhamento à sua posição ao longo de todo o texto.
- As silabadas representam um desajuste como justificativa para a transitoriedade do amor, em alinhamento à própria construção estilística do texto, que apresenta, na prosa, musicalidade e ritmo.
11. (UECE 2025-2) No trecho “[...] no coração que se dilata e quebra, e o médico sentencia imprestável para o amor [...]” (linhas 91-93), a elipse de um termo contribui para a construção de sentido.
Assinale a alternativa em que esse termo está corretamente relacionado ao efeito de sentido construído com a elipse.
- Coração – Constrói-se, a partir da relação entre os usos literal e metafórico do termo, o sentido de que, por causa de uma decepção amorosa profunda, não é possível amar novamente.
- Pessoa – O efeito de sentido é construído a partir de usos eufemísticos de adjetivos, de forma que a pessoa é considerada incapaz de amar outras pessoas senão aquela com a qual se relaciona.
- Médico – Atribui-se, ao profissional de saúde, a responsabilidade pelo cuidado do coração das pessoas, em sentido literal, de forma que ele não é apto para o amor.
- Casal – A partir de usos literais de adjetivos, constrói-se o efeito de sentido de que o casal não é capaz de amar na mesma medida, uma vez que tem problemas conjugais.
12. (UECE 2025-2) Assinale a alternativa que apresenta a correta correspondência entre os termos destacados e sua classificação.
- “[...] de repente, ao meio do cigarro que ele atira de raiva contra um automóvel [...]” (linhas 49-50) – Oração subordinada adjetiva restritiva
- “[...] no andar diferente da irmã dentro de casa o amor pode acabar [...]” (linhas 64-65) – Adjunto adnominal
- “[...] quando a alma se habitua às províncias empoeiradas da Ásia, onde o amor pode ser outra coisa, o amor pode acabar [...]” (linhas 67-69) – Predicativo do objeto
- “[...] para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto o amor acaba [...]” (linhas 106-108) – Adjunto adverbial de lugar
MATEMÁTICA
13. (UECE 2025-2) A soma dos divisores positivos do número 9438 que são números primos é igual a
- 25.
- 18.
- 26.
- 29.
14. (UECE 2025-2) Os gráficos matemáticos são instrumentos fartamente utilizados em múltiplas atividades profissionais. No plano com o sistema de coordenadas cartesianas ortogonal usual, os gráficos das funções reais de variável real f e g, definidas por f(x) = 2𝑥² −³ e g(x) = 4𝑥 possuem dois pontos de interseção. O produto das coordenadas desses pontos é igual a
- – 48.
- 24.
- – 24.
- 48
15. (UECE 2025-2) Uma matriz m x n é um quadro retangular formado por m.n elementos dispostos em m linhas e n colunas. Na maioria dos casos, esses elementos são números. Matrizes são muito usadas em diversas atividades profissionais, principalmente em relatórios e na organização de dados.
Envolvendo conceitos, propriedades e cálculos no contexto de Matemática, sobre a matriz M = considere estas
afirmativas.
I. O determinante da matriz M é igual a 24. II. O traço da matriz M é não nulo.
III. A matriz M é invertível.
IV. Os elementos numéricos da matriz produto M2= M.M são todos positivos.
A quantidade de afirmações corretas é
- 4.
- 2.
- 3.
- 1.
16. (UECE 2025-2) Um terreno plano é limitado por uma linha fechada na forma de um losango. Se a medida de um dos lados do losango é 20 m e se a medida de um de seus ângulos internos é 60O, então a medida da área do terreno, em m2 , é igual a
- 100√3.
- 250√3.
- 200√3.
- 150√3.
17. (UECE 2025-2) Uma criança ganhou um brinquedo composto de 8 cubos pequenos, todos com o mesmo tamanho e mesmas dimensões, que, quando encaixados convenientemente, formam um cubo maior. Se a medida da área da superfície total do cubo maior é igual a 384 cm², então a medida da área da superfície total, em centímetros quadrados, de um dos cubos menores é igual a
- 64.
- 96.
- 120.
- 168.
18. (UECE 2025-2) Nas permutações simples de n elementos, o que importa é a ordem desses elementos. Por exemplo, se X = {a, b, c}, então abc e cab são permutações simples distintas dos elementos de X. As permutações circulares são caracterizadas pela posição relativa dos elementos entre si. Considerando o conjunto X acima, abc, cab e bca representam a mesma permutação circular. O número de permutações simples dos elementos do conjunto com n elementos é dado por n!, e o número de permutações circulares do mesmo conjunto é dado por (n-1)!.
Assinale a alternativa que indica o número de modos como seis homens e seis mulheres, de mãos dadas, podem formar um círculo (roda de ciranda), de forma que pessoas do mesmo sexo não fiquem juntas.
Nota: n! =1.2.3.4. . . .n.
Por exemplo:
4! = 1.2.3.4 = 24
- (4!).(7!)
- (5!).(6!)
- (5!).(11!)
- (4!).(8!)
19. (UECE 2025-2) Se a solução x, y, z do sistema linear
são os três primeiros termos de uma progressão aritmética, podemos afirmar corretamente que a soma dos seus vinte primeiros termos é igual a
- 40.
- 210.
- 128.
- 420.
20. (UECE 2025-2) Uma circunferência com centro no ponto O está inscrita no quadrado XYZW, cuja medida do lado é igual a 10 m. Se N e M são pontos da circunferência que estão respectivamente nos lados XW e YZ do quadrado, seja I no interior do quadrado, a interseção do segmento XM com a circunferência. Se P, em NM, é o pé da perpendicular a NM que passa por I, então a medida, em metros, do segmento IP é igual a
Nota: Considere os triângulos retângulos IPO, IPM, . . . Use o teorema de Pitágoras. Se precisar, você pode usar OP = MP – r, onde r é o raio da circunferência.
- 3,5.
- 3,0.
- 4,0.
- 4,5.
21. (UECE 2025-2) Seja f : R – { 0 } → R a função definida por 𝑓(𝑥) = 𝑥 + 1/𝑥. Sobre as características e as propriedades da função f, é possível afirmar:
I. A imagem da função f é o conjunto é o R – { 0 }
II. A reta cuja equação, no sistema de coordenadas cartesianas ortogonal usual, é x + y = 0 não intercepta o gráfico de f.
III. f é uma função ímpar, isto é, f(–x) = – f(x) para todo x no domínio de f.
IV. A função f é periódica, com período igual a 2.
O número de afirmativas verdadeiras é
Nota: R é o conjunto dos números reais.
- 1
- 2.
- 3.
- 4.
22. (UECE 2025-2) Se os números reais – 1, 0, 1, u, v são as raízes do polinômio P(x) = x⁵ – 10x³ + 9ᵡs, isto é, P(–1) = P(0) = P(1) = P(u) = P(v) = 0, então o produto u.v é igual a
- – 9.
- 9
- 10.
- – 10
HISTÓRIA
23. (UECE 2025-2) Nem todos os habitantes da Europa Ocidental, na época feudal, viviam em castelos, solares ou aldeias rurais. Milhares deles residiam em cidades e em vilas e, pelo menos desde o século XI, as atividades das classes urbanas foram tão importantes quanto as lutas e os galanteios dos nobres ou a faina agitada dos camponeses.
Sobre as cidades medievais, marque V ou F.
( ) As mais antigas cidades medievais da Europa Ocidental foram, sem dúvidas, aquelas que haviam sido construídas logo após o colapso do Império Romano.
( ) Na maioria das cidades medievais, as condições sanitárias eram muito inferiores às da Roma Antiga.
( ) As instituições econômicas básicas das cidades medievais eram as corporações.
( ) A teoria econômica em que se baseava o sistema corporativo era muito semelhante à que domina a sociedade capitalista.
( ) Ainda que centro de uma atividade econômica vibrante, no fim da Idade Média, as cidades da Europa Ocidental ainda viviam sob controle feudal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
- F, F, V, F, F
- F, V, V, F, F
- V, V, F, F, V
- V, V, V, F, F
24. (UECE 2025-2) A Renascença abrangeu um notável acervo de novas realizações no campo da arte, da literatura, da ciência, da filosofia, da política, da educação e da religião. Embora baseadas, muitas delas, nos fundamentos clássicos, não tardaram a expandir-se para além dos limites da influência grega e romana. Sobre o movimento renascentista, assinale a alternativa FALSA.
- Na verdade, a maioria dos progressos renascentistas em matéria de pintura, de ciência, de política e de religião muito pouco tinham relação com a herança clássica.
- A Renascença surgiu no meio de um torvelinho político. Não só a Itália não era um Estado unificado quando se iniciou o movimento, mas também, durante toda a história deste, o país permaneceu em estado de turbulência.
- A Renascença incorporou certo número de ideais e de atitudes dominantes que passam comumente por ter marcado a norma do mundo moderno.
- O coletivismo da Idade Média – a absorção do indivíduo na corporação, na Igreja e na ordem social a que cada um pertencia – foi uma das poucas caraterísticas medievais mantidas pelos renascentistas.
25. (UECE 2025-2) Em 1799, com um golpe militar, Napoleão Bonaparte tomou o poder na França. Logo em seguida foi instituído o Consulado, e ele se tornou Primeiro-Cônsul. Em 1802, foi proclamado Cônsul vitalício e, dois anos depois, ele se autoproclamou Imperador dos franceses. Sobre esse período da história, é correto afirmar que
- o Código Napoleônico consolidou o poder da burguesia. De modo geral, cumpriu a função de proteger a propriedade – não a feudal, mas a burguesa.
- as Guerras Napoleônicas geraram numerosas mudanças no mapa da Europa, como o fortalecimento do Sacro Império Romano-Germânico, que existia desde o século X.
- as vitórias de Napoleão fizeram com que, a partir de 1810, seu prestígio aumentasse enormemente entre os franceses.
- a campanha russa empreendida por Napoleão, em 1812, consolidou ainda mais sua fama de vitória entre os europeus.
26. (UECE 2025-2) A tomada do poder pelos Bolcheviques (1917) foi imediatamente contestada por várias forças políticas, sociais e regionais. O antigo regime czarista, oficiais militares leais ao Império (conhecidos como Movimento Branco), socialistas moderados, anarquistas, monarquistas e outros grupos se uniram em uma resistência heterogênea contra os Bolcheviques. Essa oposição gerou a Guerra Civil, que só terminaria em 1921. Sobre esse período, analise as assertivas a seguir.
I. Durante os estágios iniciais do Terror, as prisões eram frequentemente aleatórias; praticamente qualquer pessoa poderia ser presa por denúncia de um inimigo ou por capricho do chefe local da Cheka.
II. No terreno econômico, devido à emergência e ao próprio ímpeto revolucionário, o partido bolchevique instituiu o "comunismo de guerra".
III. A fundação da União Soviética no meio da Guerra Civil, um novo estado socialista que uniu os povos, foi decisivo para a vitória dos bolcheviques.
IV. A Revolta de Kronstadt foi uma insurreição dos marinheiros da cidade portuária de Kronstadt contra aqueles que se lutavam contra o governo bolchevique.
Estão corretas as assertivas
- I e III, apenas.
- I, III e IV, apenas.
- I e II, apenas.
- II, III e IV, apenas.
27. (UECE 2025-2) Povos indígenas ocupavam o território que hoje é o Brasil quando os europeus chegaram para iniciar o processo de ocupação e de colonização que resultou no país que existe agora. A partir do que se sabe sobre esses povos nativos, é correto afirmar que
- eles eram bastante diversos e tinham formas diferentes de lidar com a presença europeia nessas terras, mas todos os grupos indígenas reagiram amistosamente ao contato com os portugueses.
- apesar de haver algumas diferenças culturais entre eles, predominavam, entre os povos indígenas, dialetos oriundos de uma única matriz linguística, a tupi-guarani.
- vários povos indígenas sofreram processos de dizimação, e alguns chegaram a ser extintos; muitos foram expulsos das suas terras originais e hoje habitam territórios demarcados pelo governo.
- no Ceará, alguns grupos indígenas existiam no período da colonização, mas foram todos dizimados, de forma que hoje inexistem, em nosso estado, população e terras indígenas.
28. (UECE 2025-2) Em 1925, o grupo de militares ligados ao tenentismo que havia invadido e controlado, por alguns dias, a cidade de São Paulo, uniu-se a outro grupo de militares vindo do Rio Grande do Sul e liderados por Luís Carlos Prestes e por João Alberto Lins de Barros. Juntos, eles formaram a Coluna Prestes, também denominada de Coluna Miguel Costa-Prestes, movimento armado que percorreu cerca de 25 mil quilômetros através de diversos estados brasileiros combatendo as tropas do governo de Arthur Bernardes e tentando despertar no povo brasileiro o interesse em combater a oligarquia dominante. A Coluna era formada por vários destacamentos, e dela participaram figuras importantes da história brasileira do período republicano, como Siqueira Campos, Cordeiro de Farias, Juarez Távora e Isidoro Dias Lopes. Sobre esse movimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Apesar de lutar contra a oligarquia dominante na política do café-com-leite, a Coluna Prestes não saiu militarmente vitoriosa, mas pôs o governo em constante tensão e trouxe para a discussão a situação de miséria na qual vivia o homem do campo no Brasil.
II. Apesar de circular por muitos estados brasileiros durante dois anos e meio, os militares e os civis participantes da Coluna Prestes não conseguiram adentrar o Ceará, mesmo com o apoio do grupo de cangaceiros liderado por Lampião.
III. Entre as reivindicações e os objetivos da coluna Prestes, estavam a deposição do presidente Artur Bernardes, o estabelecimento do voto secreto e a obrigatoriedade do ensino primário aos brasileiros.
IV. Apesar de derrotados militarmente, alguns membros da Coluna Prestes chegaram ao poder anos depois, junto com Getúlio Vargas, após a vitória do movimento denominado Revolução de 1930.
Está correto o que se afirma
- nos itens I e II, somente.
- nos itens I, III e IV, somente.
- no item II, somente.
- nos itens II e IV, somente
29. (UECE 2025-2) Após a renúncia do Presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o então vice-presidente eleito, João Goulart, apelidado de Jango, teve dificuldades para assumir o cargo, pois uma forte oposição de políticos e de militares se levantou contra ele e tentou impedir sua chegada à Presidência da República, o que ocorreu em 7 de setembro de 1961. Sobre esse período da história brasileira e sobre o governo de João Goulart, é correto afirmar que
- a oposição a Jango tentou impedir que ele chegasse ao poder e estabeleceu no país um sistema parlamentarista, aprovado em consulta popular em 31 de março de 1964, derrotando o presidencialismo e o modelo brasileiro de democracia.
- diante da posição dos comandantes militares que não aceitaram cumprir a constituição e permitir ao vice-presidente assumir o governo, apenas o governador da Guanabara, Carlos Lacerda, apoiou Jango na Campanha da Legalidade.
- ações da política externa de Jango, como a condecoração ao líder guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara, visavam à autonomia do Brasil em relação às potências militares e econômicas da época e causaram temor nos EUA.
- principais medidas propostas no governo João Goulart, as Reformas de Base, que iriam transformar setores da sociedade brasileira e atingiram interesses de grupos importantes, foram razões para o golpe militar que o derrubou, em 1964.
30. (UECE 2025-2) A partir da segunda metade da década de 1980, importantes movimentos sociais surgiram lutando por transformações em setores da sociedade brasileira que apresentam, ainda hoje, problemas cuja superação é necessária para o pleno desenvolvimento do país. Assim, em 1983, surge a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que representa diversos sindicatos de trabalhadores brasileiros que lutam por melhores condições de trabalho e de vida; em 1984, surgiu o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que reivindica Reforma Agrária com redistribuição das terras improdutivas; em 1997, surge o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), que luta por moradia digna, trabalho e alimento para trabalhadores urbanos; em 1999, jovens moradores de favelas criam a Central Única das Favelas (CUFA), que desenvolve projetos de educação, de cultura, de esporte e de cidadania para a população de áreas não adequadamente atendidas pelos serviços do Estado. Sobre essas organizações sociais que surgem no Brasil e atuam para a resolução de alguns problemas históricos do país, é correto afirmar que
- estão em consonância com os interesses das camadas privilegiadas da sociedade, que veem na resolução dos problemas sociais uma necessidade urgente.
- B) esses movimentos sociais só puderam se desenvolver e lutar por seus objetivos após o fim do período da Ditadura Militar, que dominou o país entre 1964 e 1985.
- são movimentos sociais que, desde sua criação, contaram com apoio dos governos que administraram o país em razão de interesses comuns.
- por serem movimentos oriundos da sociedade civil, não contam com apoio de partidos da esquerda, que disputam com eles o controle político dessas lutas.
GEOGRAFIA
31. (UECE 2025-2) As revoluções industriais resultaram de múltiplos processos entrelaçados, como a colonização ultramarina dos europeus nos territórios da América Latina, da África e da Ásia, a exploração da natureza, a escravização e o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e científicos, os quais foram utilizados no processo produtivo capitalista. No século XXI, tem-se difundido a ideia de uma indústria 4.0, que reflete a forma como tecnologia, sociedade, indústria e espaço geográfico se relacionam no mundo atual.
Considerando o enunciado, é correto dizer que
- a indústria 4.0 não difere dos processos de industrialização precedentes, sendo apenas um melhoramento nas técnicas de produção.
- a Inteligência Artificial (IA) e a internet das coisas qualificam um novo paradigma da produção industrial com implicações inéditas no território, na produção, na circulação e na distribuição de mercadorias e nas relações sociais.
- a indústria 4.0 refere-se ao Toyotismo, em que a produção, a circulação e o espaço geográfico são reorganizados para atender às demandas das pequenas empresas.
- a Inteligência Artificial (IA) substituiu a necessidade de trabalho humano nos espaços da produção, robotizando todas as cadeias produtivas de todas as mercadorias.
32. (UECE 2025-2) De acordo com o geógrafo brasileiro Milton Santos, as mudanças que correspondem ao período atual da história, iniciado a partir dos anos 1970, apresentam conteúdos sociais, técnicos e políticos que o singularizam frente a períodos anteriores, resultando em um novo meio geográfico. A interdependência entre os lugares, a mais-valia globalizada, a competitividade entre os lugares e a centralidade do consumo e das finanças são algumas de suas características. Assinale a alternativa correta que designa o meio geográfico do período em consideração.
- Meio técnico.
- Meio socioambiental.
- Meio técnico-científico-informacional.
- Meio informacional.
33. (UECE 2025-2) Leia com atenção a passagem a seguir.
“Moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, sofrem com transtornos das fortes chuvas ocorridas durante a madrugada desta terça-feira (21/1). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve chuva de 120 milímetros no município. No bairro Lagoa Seca, um dos mais afetados, a água subiu mais de um metro de altura, deixando carros submersos. A lagoa da região transbordou, alagando dezenas de casas e estabelecimentos comerciais da região. O trânsito foi interditado. População disse que, toda vez que chove, a lagoa transborda e invade a Avenida Plácido Aderaldo Castelo. Na Avenida Padre Cícero, em poucos minutos de chuva, a água transformou a via em um rio. Alguns carros apresentaram problemas mecânicos e, para seguir caminho, alguns motociclistas utilizam a ciclovia.
Redação G1 CE. Carro fica submerso após forte chuva em Juazeiro do Norte. G1, 21 jan. 2025
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
- O planejamento urbano não está adaptado às condições hodiernas e precisa levar em consideração as mudanças climáticas, sob pena de os problemas de alagamento e de inundações continuarem afetando a vida de milhares de pessoas.
- As cidades sempre foram espaços desiguais, e a política pública urbana e as técnicas de gestão não são capazes de resolver esses problemas devido à localização inadequada das cidades e à submissão do homem à fúria da natureza.
- Todos os citadinos são afetados de maneira igual em processos de alagamentos e de enchentes, independentemente de classe social, de raça e de gênero.
- As prefeituras e os governos estadual e federal não são responsáveis pelos problemas decorrentes de chuvas, pois eles ocorrem devido à ocupação de áreas de risco e de espaços vulneráveis pelos mais pobres.
34. (UECE 2025-2) “Maior economia do Nordeste, Fortaleza é também o maior paraíso nordestino para quem aprecia shopping centers. A cidade cearense possui 13 shoppings e lidera o ranking regional do setor, conforme aponta o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2024/2025, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Considerando o total de 22 empreendimentos do Ceará contabilizados pelo Censo, Fortaleza concentra mais da metade. Em segundo lugar no ranking do Nordeste, está Salvador, com 11 centros comerciais. A terceira posição pertence a João Pessoa, com 7 shoppings. Com mais de 400 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), ou seja, espaços destinados a lojas, restaurantes e demais operações comerciais, Fortaleza possui o equivalente a 60 campos de futebol em shoppings”.
XIMENES, Vitor. Fortaleza é a cidade do Nordeste com mais shopping centers. Diário do Nordeste, 19 fev. 2025. Com base na passagem anterior, assinale V ou F nas sentenças a seguir.
( ) A difusão de shopping centers no território brasileiro revela a inserção do país na sociedade de consumo, ampliando o alcance da lógica da globalização nos mais diversos espaços geográficos.
( ) Os shopping centers são espaços democráticos e públicos que tornam a vida urbana mais agradável e segura, e todos têm acesso ao consumo dos mais diversos produtos, das mercadorias e dos serviços, independentemente de classe social e de renda.
( ) A lógica da sociedade de consumo se materializa na expansão de novos espaços comerciais, como os shopping centers, aumentando as clivagens sociais e produzindo efeitos perversos na vida urbana, como a reprodução das desigualdades urbanas.
( ) Os shopping centers retratam a descentralização de atividades econômicas, de comércio e de serviços, modificando a estrutura espacial da cidade e tornando mais complexo o espaço urbano em termos de atividades terciárias, do trabalho e do consumo.
Está correta, de cima para baixo, a sequência
- V, V, F, V.
- F, V, V, V.
- V, F, V, V.
- V, F, F, V.
35. (UECE 2025-2) As características que distinguem os principais tipos de solo resultam dos regimes de formação desse solo, que variam principalmente por causa do clima e da vegetação. Em uma larga escala de generalização, diferenças climáticas produzem três regimes principais: laterização, podzolização e calcificação
(Peterson James F. Fundamentos de geografia Física, ed Trilha. p. 234 2018). Dessa forma, a laterização ocorre em regimes
- de climas tropicais úmidos e subtropicais como resultado de altas temperaturas e de precipitação abundante.
- principalmente em médias e altas latitudes, em que o clima é úmido com verões curtos e frescos e invernos longos e severos.
- de climas úmidos, em regiões onde a evapotranspiração supera significativamente a precipitação.
- de climas extremamente secos e desérticos, onde a evapotranspiração supera muito a precipitação.
36. (UECE 2025-2) Em virtude das distintas características físicas, sociais e econômicas que apresenta em seu território, a região Nordeste do Brasil se divide em quatro sub-regiões, cada uma com extensão e identidades próprias. Há uma sub-região que ocupa uma faixa que vai desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e cujo solo é essencialmente pedregoso, onde a vegetação e predominante rala e pequena e que, nas áreas altas, há maior umidade, onde os terrenos são mais férteis e são ocupados por minifúndios, com predominância das culturas de subsistência e da pecuária leiteira.
Essas características se referem à sub-região
- do Agreste.
- do Meio-Norte.
- do Sertão.
- da Zona da Mata.
37. (UECE 2025-2) Considerado o maior golfo do mundo. Está cercado por terras e águas da América do Norte e da América Central. Recentemente, seu topônimo foi questionado pelo recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Com uma superfície de aproximadamente 1 550 000 km², seu subsolo é rico em petróleo, além de ter sido palco de disputas geopolíticas, durante a Guerra Fria. Muitos especialistas o consideram um mar dentro de um oceano amplamente cercado pelo continente norte-americano.
O enunciado trata do
- Golfo Americano.
- Golfo das Antilhas.
- Golfo do Canadá.
- Golfo do México
38. (UECE 2025-2) O relevo Cearense e do Nordeste Setentrional brasileiro teve sua origem na ruptura e dispersão do supercontinente Gondwana no Cretáceo, que originou o Oceano Atlântico (Claudino-Sales, V. Megageomorfologia do Estado do Ceará: história da paisagem geomorfológica. São Paulo: Nova Edições Acadêmicas, 2016). Sobre a compartimentação do relevo do Ceará resultante desse processo, é verdadeiro afirmar que
- os relevos elevados do estado do Ceará, que correspondem a morfoestruturas soerguidas durante a abertura do Oceano Atlântico no Cretáceo, foram sendo erodidos e esculturados ao longo do Cenozoico.
- a Superfície Sertaneja, antes conhecida como Depressão Sertaneja, representa a zona ocupada pelos depósitos cenozoicos da Formação Barreiras, dispostos ao longo da zona costeira.
- os maciços cristalinos, soerguidos no Cretáceo, são formados por rochas sedimentares resistentes e se distribuem ao longo de todo o território cearense, com altitudes que, em geral, não ultrapassam mil metros.
- os platôs sedimentares representam antigas bacias tectônicas pré-cambrianas e estão situados no domínio Maciços Centrais do Ceará.
FÍSICA
39. (UECE 2025-2) Um projétil é lançado obliquamente no vácuo, do solo, a partir de uma superfície horizontal, com velocidade inicial de módulo V, sob a ação da aceleração da gravidade g, e com um ângulo de lançamento θ em relação à horizontal. O alcance total do projétil é A, e o tempo total de voo é T.
Considere dois pontos distintos em sua trajetória que possuem a mesma altura H e coordenadas horizontais X1 e X2, onde X2 > X1. Pode-se afirmar que o módulo da velocidade vetorial média na direção do vetor deslocamento entre esses pontos, X1 e X2, é dado por
- V.
- H/T.
- A/T.
- Vsenθ.
40. (UECE 2025-2) No estudo da Termodinâmica, o modelo do gás ideal é amplamente utilizado para descrever o comportamento dos gases em diferentes condições. Esse modelo se baseia em algumas suposições fundamentais que simplificam a análise dos sistemas gasosos.
A seguir, apresentam-se três afirmações sobre o gás ideal.
I. As moléculas do gás ideal não exercem forças entre si, exceto nos momentos de colisão, garantindo que o comportamento do gás seja determinado apenas pelo movimento das partículas.
II. As partículas que compõem o gás ideal são consideradas pontos materiais, ou seja, possuem massa, mas seu volume próprio é insignificante quando comparado ao volume total do recipiente que as contém.
III. As colisões intermoleculares bem como as colisões entre as moléculas do gás com as paredes do recipiente são perfeitamente elásticas.
Estão corretas as afirmativas
- I, II e III.
- I, apenas.
- I e III, apenas.
- II, apenas.
41. (UECE 2025-2) A Física é uma ciência empírica cujo objetivo é compreender e descrever o funcionamento do mundo em suas mais diversas escalas, desde a microscópica até a macroscópica. Para isso, essa ciência se baseia no uso de grandezas físicas, que permitem quantificar fenômenos e estabelecer relações entre diferentes aspectos da natureza. Sobre duas grandezas físicas de dimensões diferentes, A e B, devidamente definidas em unidades do SI, é correto afirmar que
- a soma algébrica de A com B também resulta obrigatoriamente em uma grandeza física.
- se A possui dimensão de força e B possui dimensão de tempo, então o produto escalar de A por B possui dimensão de trabalho.
- se A apresenta dimensão de campo elétrico e B apresenta dimensão de carga elétrica, então a razão entre os módulos de A por B possui dimensão de potencial elétrico.
- se A apresenta dimensão de pressão e B apresenta dimensão de volume, então a multiplicação de A por B possui dimensão de energia.
42. (UECE 2025-2) No estudo do eletromagnetismo, o movimento de uma carga elétrica puntiforme positiva q em um campo eletromagnético é determinado pelas forças que atuam sobre ela. A interação da carga com os campos elétrico (E) e magnético (B) obedece à Força de Lorentz, descrita pela equação F = q(E+V×B), onde V representa o vetor velocidade da partícula. Desprezando a força gravitacional, assinale o item no qual se descreve corretamente o efeito da força de Lorentz sobre q.
- Se a carga q for positiva e estiver inicialmente em repouso, ela não estará sujeita a nenhuma força, independentemente da presença dos campos elétrico e magnético.
- Se a direção do vetor campo magnético for paralela à direção do vetor velocidade, a força resultante sobre a carga será máxima.
- A força resultante é máxima quando os vetores força elétrica e magnética estão na mesma direção e no mesmo sentido independentemente do ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético.
- A força resultante é máxima quando os vetores forças elétrica e magnética estão na mesma direção e no mesmo sentido e, ainda, quando a direção entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético formam um ângulo de 90 graus.
43. (UECE 2025-2) No laboratório de mecânica básica da Universidade Estadual do Ceará, estão montados, sobre uma mesma bancada horizontal e lisa, dois experimentos do tipo massa-mola idênticos. No primeiro experimento, o sistema massa-mola é posto a oscilar em movimento harmônico simples com amplitude A. No segundo experimento, com amplitude 2A, o sistema massa-mola também executa um movimento harmônico simples.
Sabendo que, no primeiro experimento, o sistema massa-mola possui uma energia mecânica total igual a U e oscila com frequência X, a energia mecânica total do segundo sistema e sua frequência, em termos de U e X, valem, respectivamente,
- 2U e X.
- 4U e X.
- 2U e 2X.
- 4U e 2X.
44. (UECE 2025-2) Uma lente convergente confeccionada em vidro apresenta, quando imersa no ar, uma distância focal igual a X. No entanto, quando imersa em água, essa mesma lente apresenta uma distância focal igual a Y. Sabendo que o índice de refração da água é 4/3 e que o índice de refração do vidro é 3/2, a razão X/Y é dada por
- 1.
- 2.
- 1/2.
- 1/4.
45. (UECE 2025-2) Um tubo em formato de U, aberto nas extremidades, é utilizado em laboratório para obtenção da densidade d de um líquido desconhecido a partir da densidade d’ de um líquido conhecido. O tubo, de seção transversal uniforme, possui como características um ramo esquerdo E, um trecho horizontal de comprimento L e um ramo direito D de mesmo comprimento que o esquerdo E. São despejados no tubo volumes iguais de dois líquidos, admitidamente imiscíveis, e aguarda-se o equilíbrio.
Atingido o equilíbrio, observa-se que o ramo esquerdo E encontrase preenchido até uma altura X com o líquido de densidade d, ao passo que o ramo direito D encontra-se preenchido até uma altura Y com o líquido de densidade d’. A razão d/d’ para que o trecho horizontal do tubo também se encontre preenchido com o líquido de densidade d’ é
- (X+L) /X.
- Y/(Y+L).
- (X-L)/(X+L).
- (Y-L)/(Y+L).
46. (UECE 2025-2) Uma porta homogênea de altura 2A e largura 2B está fixada por meio de dobradiças S (superior) e I (inferior) situadas em seus extremos. Sabendo que a porta apresenta peso P, a razão entre as componentes horizontal e vertical da reação na dobradiça inferior I para que seja nula a componente vertical da reação na dobradiça superior S é expressa por
- B/(2A).
- 2AB/(A²+B²).
- AB/(A+B).
- 1/A+1/B.
QUÍMICA

47. (UECE 2025-2) Sejam os gráficos I e II, em que PE = Ponto de Ebulição; PF = Ponto de Fusão; S = Sólido; L = Líquido; G = Gasoso

Com relação aos gráficos, pode-se afirmar que
- o gráfico I representa o comportamento de uma mistura azeotrópica, e o gráfico II representa o comportamento de uma mistura eutética.
- o gráfico I representa o comportamento de uma substância pura, e o gráfico II representa o comportamento de uma mistura eutética.
- o gráfico I representa o comportamento de uma mistura azeotrópica, e o gráfico II representa o comportamento de uma substância pura.
- o gráfico I representa o comportamento de uma mistura eutética, e o gráfico II representa o comportamento de uma mistura azeotrópica.
48. (UECE 2025-2) Considere a equação não balanceada, dada a seguir, da combustão da gasolina: C8H18(l)+O₂(g) → CO₂(g) + H2O(g). Quando se usam 4 mol de C8H18, os coeficientes estequiométricos da equação são, respectivamente,
- 4; 30; 32 e 18.
- 4; 50; 24 e 18.
- 4; 50; 32 e 36.
- 4; 34; 28 e 36.
49. (UECE 2025-2) A água mineral é formada no momento em que as águas das chuvas penetram no solo e vão atravessando diversas camadas até chegar às camadas impermeáveis, onde estacionam. Nesse trajeto por baixo do solo, a água passa por várias rochas cheias de substâncias minerais, como o carbonato e o sulfato de cálcio, que se diluem na água, enriquecendo-a e fazendo com que ela adquira propriedades medicinais valiosas. Existem sais minerais presentes na água mineral, dentre eles, os sais de cálcio, potássio, magnésio e sódio.
Com relação a esses minerais, sejam as duas afirmativas a seguir.
( ) Sódio e potássio são metais alcalinos e, na classificação periódica, estão no mesmo período.
( ) Magnésio e cálcio são metais alcalinos terrosos e, na classificação periódica, estão em períodos diferentes. Marcando com V a afirmativa verdadeira e com F a afirmativa falsa, assinale a sequência correta de cima para baixo.
- F, V
- F, F
- V, F
- V, V
50. (UECE 2025-2) O bicarbonato de sódio é muito usado como antiácido estomacal ou como fermento em receitas culinárias, como bolos e pães. Ele está presente no sal de frutas que muitas pessoas tomam quando sentem azia. O bicarbonato neutraliza o ácido clorídrico presente no suco gástrico. Além disso, também pode ser usado para fazer bochechos e para combater aftas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a equação química da decomposição do bicarbonato de sódio.
- 2NaHCO₃→ Na₂CO4 + CO + H₂O
- 2NaHCO₃→ Na₂CO₂ + CO₂ + H₂O₂
- 2NaHCO₃→ Na₂CO₃ + CO₂ + H₂O
- 2NaHCO₃ → Na₂CO₃ + CO + H₂O₂
51. (UECE 2025-2) O gás cloro (Cl₂) é obtido principalmente na indústria por meio de um processo chamado eletrólise do cloreto de sódio (NaCl), que ocorre em células eletrolíticas. Esse método industrial é a principal forma de obtenção de cloro, e o produto gerado é utilizado em diversas aplicações, como na fabricação de plásticos e de produtos químicos e em processos de desinfecção. Considere a seguinte equação de formação do gás cloro:
2 NaCl(aq) + 2 H₂O(l) → 2 NaOH(aq) + H₂(g) + Cl₂(g) Para obtenção de 2.840 gramas de gás cloro, devem-se utilizar
- 5.760 gramas de água.
- 2.880 gramas de água.
- 2.340 gramas de cloreto de sódio.
- 4.680 gramas de cloreto de sódio.
52. (UECE 2025-2) O tereftalato de dimetila (DMT) é amplamente utilizado na produção de polietileno tereftalato (PET), que é usado na fabricação de garrafas plásticas, de fibras têxteis e de outros produtos. Assinale a opção que apresenta o grupo funcional presente na estrutura do composto.

- Ácido carboxílico.
- Éster.
- Cetona.
- Éter.
53. (UECE 2025-2) A reação de oxirredução é necessária para que uma pilha funcione. No caso da pilha, essa reação deve ser espontânea. Considere as seguintes semirreações de redução com seus respectivos potenciais padrões em volts.
I. Co3+(aq) + e‒ → Co2+(aq) E 0 = 1,82
II. Ag+ (aq) + e‒ → Ag(s) E 0 = 0,80
III. Zn2+(aq) + 2e‒ → Zn(s) E 0 = – 0,76
IV. Na+ (aq) + e‒ → Na(s) E 0 = – 2,71
Assinale a opção em que a reação de oxirredução de duas dessas semirreações são espontâneas
- 2Ag(s) + Zn2+(aq) → 2Ag2+(aq) + Zn(s).
- Co2+(aq) + Na+ (aq) → Co3+(aq) + Na(s).
- 2Co3+(aq) + Zn(s) → 2Co2+(aq) + Zn2+(aq).
- Ag(s) + Na+ (aq) → Ag+ (aq) + Na(s).
54. (UECE 2025-2) Não há informações precisas sobre o povo que descobriu o vidro e o período em que isso ocorreu. No entanto, sabe-se que egípcios, sírios, fenícios, assírios, babilônios, gregos e romanos já realizavam trabalhos com o vidro. Normalmente, o vidro é produzido nas indústrias em larga escala e artesanalmente através de uma mistura de substâncias inorgânicas, formadas por sílica (SiO2), carbonato de cálcio (CaCO3) e carbonato de sódio (Na2CO3). Considere as seguintes afirmações.
I. O SiO2 é uma molécula de três átomos, na qual o átomo de silício está ligado a dois átomos de oxigênio com ligações covalentes e que a unidade estrutural de sílica sólida como tal é um tetraedro.
II. O Na2CO3 é um sal em cuja formação de fórmula química só existem ligações covalentes, sendo uma dupla e duas simples.
III. O CaCO3 é um composto inorgânico formado pela ligação iônica do cálcio com o ânion CO3 2– .
É correto o que se afirma em
- I e II, apenas.
- I e III, apenas.
- II e III, apenas.
- I, II e III
BIOLOGIA
55. (UECE 2025-2) A impressão de tecidos humanos apresenta como principal vantagem a possibilidade de redução, de substituição e de refinamento do uso de cobaias animais sem prejudicar a eficácia dos testes, segundo a bióloga Ana Luiza Millás.
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/02/12/saiba-o-que-eimpressao-de-tecidos-humanos-tecnologia-que-pode-ajudar-a-acabar-com-testes-emanimais.ghtml.
Em relação à pele animal, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) A pele dos anfíbios é delgada, permeável, irrigada por muitos vasos sanguíneos, lisa, úmida e com glândulas produtoras de muco. Muitos anfíbios têm pele colorida para camuflagem, advertência ou atração sexual.
( ) A pele dos craniados é formada pela epiderme e pela derme. Abaixo da pele dos répteis, há a hipoderme, um espesso tecido de armazenamento de gordura e regulação térmica ativa.
( ) A pele das aves é flexível, fina, coberta por penas e por escamas nas pernas, frouxamente presa à musculatura, com melanócitos, glândulas sudoríparas e, na cauda, glândula uropigiana.
( ) A pele dos mamíferos é amplamente recoberta por pelos, glândulas (sudoríparas, sebáceas, mamárias e odoríferas) e tela cutânea para isolamento térmico e reserva energética.
Está correta, de cima para baixo, a sequência
- F, V, F, F.
- V, F, V, V.
- F, V, F, V.
- V, F, V, F.
56. (UECE 2025-2) Os animais apresentam diversas adaptações morfológicas, como a exemplificada na matéria “Antes constipado do que morto: pesquisa sobre técnica inusitada de sobrevivência de escorpiões rende Prêmio IgNobel a cientistas da USP” – publicada no Jornal da USP –, da qual se reproduz um trecho a seguir. “[...] escorpiões do gênero Ananteris: se automutilam para escapar dos predadores e, como consequência, passam o resto da vida com prisão de ventre. De qualquer forma, é uma habilidade extremamente vantajosa quando a outra alternativa seria a morte".
https://jornal.usp.br/ciencias/antes-constipado-do-que-morto-pesquisa-sobre-tecnicainusitada-de-sobrevivencia-de-escorpioes-rende-premio-ignobel-a-cientistas-da-usp/. Considerando as adaptações morfofisiológicas, é INCORRETO afirmar que os animais
- que vivem em ambientes nevados podem apresentar pelagem branca para facilitar a camuflagem.
- possuem escamas para proteger a pele contra atritos com pedras e com outros objetos pontiagudos.
- têm patas largas para evitar afundar na neve e pelagem densa para manter o corpo aquecido.
- apresentam bicos alongados ou probóscides para capturar pequenos insetos em tocas subterrâneas.
57. (UECE 2025-2) As estratégias reprodutivas são táticas que objetivam a sobrevivência dos embriões e a manutenção das espécies.
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de estratégias reprodutivas adotadas pelos diferentes grupos animais.
- O desenvolvimento interno ocorre, por exemplo, quando os embriões se desenvolvem protegidos no interior de ovos, como nas aves e nos répteis.
- O cuidado parental está relacionado com a segurança e a sobrevivência da prole através de ações como construção de ninhos e incubação dos ovos.
- O desenvolvimento indireto ocorre quando os indivíduos nascem morfológica e fisiologicamente semelhantes aos seus progenitores, sendo necessário crescer e completar a maturação de seus sistemas.
- O número de ovos que cada fêmea produz (fertilidade) relaciona-se com a probabilidade média de sobrevivência de um indivíduo até sua maturidade.
58. (UECE 2025-2) A manchete da Revista Exame informa que “Crise do ovo piora nos EUA, e produto desaparece das prateleiras dos supermercados”. A reportagem aponta que o preço desse alimento subiu 15% em um mês, devido à escassez provocada pelo surto da gripe aviária de nova cepa de vírus influenza no país.
Com base nas informações anteriores, nos aspectos biológicos do vírus influenza e nas informações nutricionais do ovo, é correto afirmar que
- o surto de gripe aviária, causado pelo vírus H5N1, tem patogenicidade similar ao H7N9 e afeta diretamente a produção de ovos, o que interfere no preço do alimento para os consumidores.
- o ovo é uma fonte de proteína de alto valor biológico. Além disso, sua casca é rica em carbonato de potássio e possui uma cutícula protetora que ajuda a evitar a contaminação por microrganismos.
- a nova cepa do vírus da gripe aviária é resistente ao calor, capaz de sobreviver à fervura e à fritura, o que torna os produtos derivados de aves uma potencial fonte de infecção viral para humanos.
- o vírus H5N1 pertence à família Orthomyxoviridae e é um dos subtipos do vírus da gripe aviária, caracterizando-se por sua alta taxa de mortalidade e risco de mutações que poderiam facilitar a transmissão entre humanos.
59. (UECE 2025-2) “Vincent Van Gogh, certamente, é um dos mais importantes personagens da história da arte e um dos mais populares. Dentre diversas questões que surgiram com o passar dos anos, o motivo pelo qual o holandês utilizava tanto o amarelo é uma das que mais geram inquietações entre os amantes da arte. [...] Provavelmente, o pintor tinha preferência pelo amarelo em razão do uso de uma planta medicinal chamada dedaleira, utilizada para tratar de suas crises de epilepsia e suas confusões mentais, o que teria causado uma contaminação”, levando à doença conhecida como xantopsia.
https://aventurasnahistoria.com.br/noticia/reportagem/por-que-o-amarelo-estavatao-presente-nas-pinturas-de-van-gogh.phtml#google_vignette. (Adaptado)
Considerando os conhecimentos acerca dos conceitos biológicos que envolvem essa alteração fisiológica, assinale a alternativa correta.
- Glicosídeos cardíacos presentes na dedaleira podem afetar o sistema cardiovascular, além de interagir com neurotransmissores envolvidos na percepção visual, como a rodopsina, alterando a sensibilidade dos cones da retina à luz.
- A xantopsia, ao alterar a percepção das cores, pode ter influenciado a produção de pigmentos visuais nos cones da retina, levando a uma maior sensibilidade à luz amarela.
- Os glicosídeos cardíacos da dedaleira podem interferir na cadeia de transporte de elétrons nas mitocôndrias das células da retina, comprometendo a produção de ATP e alterando a sinalização celular, levando à percepção alterada das cores.
- A dedaleira pode ter causado danos ao nervo óptico, comprometendo a transmissão dos impulsos nervosos da retina para o cérebro, resultando em uma percepção distorcida das cores e das formas.
60. (UECE 2025-2) “Em fevereiro de 2024, a CNN publicou uma reportagem sobre a ampliação da busca por informações sobre o colágeno na internet nos últimos cinco anos. Levantamento feito pelo Google Trends mostra que o interesse superou as buscas por outros suplementos, como creatina e Whey Protein.”
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/buscas-por-colageno-dobraram-no-mundo-nosultimos-cinco-anos/.
Biologicamente, os fibroblastos, presentes no tecido conjuntivo, são essenciais para a síntese de colágeno.
A esse respeito, assinale a alternativa que relaciona corretamente a função dos fibroblastos com outros processos celulares e sistêmicos.
- Os fibroblastos sintetizam colágeno na região do citosol e liberam essa proteína diretamente no meio extracelular por meio de uma difusão simples.
- A produção de colágeno pelos fibroblastos depende da atividade dos lisossomos, responsáveis pela modificação póstraducional do colágeno no núcleo celular.
- A síntese de colágeno pelos fibroblastos requer a participação do retículo endoplasmático e do aparato de Golgi, além da vitamina C como cofator para a estabilização das fibras.
- Os fibroblastos sintetizam colágeno sob estímulo direto de neurotransmissores, sendo o tecido conjuntivo essencial na resposta inflamatória e na cicatrização.
61. (UECE 2025-2) Em um experimento, duas plantas com mecanismo fotossintético C3 e da mesma espécie são submetidas a diferentes condições ambientais: (1) A planta é mantida em um ambiente bem iluminado, mas com suprimento de água insuficiente; (2) A planta está em um ambiente de solo bem irrigado e, em determinado momento, começa a anoitecer.
Sabe-se que hormônios vegetais desempenham um papel fundamental na regulação dos estômatos. Considerando o comportamento estomático e a influência hormonal nessas situações, assinale a alternativa correta.
- No cenário 1, o estresse hídrico aumenta a produção de citocinina, permitindo que os estômatos permaneçam abertos para captar CO₂ para a fotossíntese.
- No cenário 2, a produção de giberelinas aumenta ao anoitecer, estimulando a abertura estomática para maximizar a absorção de CO₂ durante a noite.
- No cenário 1, o aumento da concentração de ácido abscísico (ABA) promove o fechamento parcial ou total dos estômatos, reduzindo a perda de água, mesmo sob alta luminosidade.
- No cenário 2, a redução da luminosidade inibe a produção de auxina, fazendo com que os estômatos permaneçam abertos para permitir a máxima transpiração e manter o suprimento de CO₂.
62. (UECE 2025-2) Em algumas plantas, como a bananeira (Musa spp.), a reprodução não ocorre por sementes, mas por meio de uma estrutura modificada que permite o surgimento de novas plantas. Essa forma de reprodução é importante para a agricultura e a produção de alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta e descreve corretamente essa estrutura.
- Estolho – Caule rastejante que cresce horizontalmente sobre o solo e origina novas plantas.
- Rizoma – Caule subterrâneo modificado que armazena nutrientes e gera brotos adventícios.
- Tubérculo – Estrutura de armazenamento formada por um caule subterrâneo intumescido, que armazena reservas nutritivas.
- Bulbo – Estrutura de armazenamento composta de um caule reduzido envolto por folhas modificadas que acumulam nutrientes
EDUCAÇÃO FÍSICA
63. (UECE 2025-2) A musculação é um treinamento de força que exige, durante os exercícios, contrações musculares. Existem diversos tipos de contração muscular. A contração que se refere à ação muscular durante a qual não ocorre nenhuma alteração no comprimento total do músculo, resultando em uma força estática, é a
- contração isométrica.
- contração isotônica.
- contração isocinética.
- contração hipertrófica.
64. (UECE 2025-2) Atletas do Ceará já participaram de diversas edições dos Jogos Olímpicos (O Povo, 2021). Do Ceará, emergiu uma atleta que conquistou a medalha de prata olímpica duas vezes, nas Olimpíadas de Sydney (2000) e de Atenas (2004). Ela foi considerada uma das melhores do mundo na modalidade. O texto se refere a
- Vittoria Lopes (triatlo).
- Silvana Lima (surfe).
- Shelda Bedê (vôlei de praia).
- Adriana Cardoso (handebol).
65. (UECE 2025-2) Os jogos eletrônicos, como o videogame, se tornaram uma febre para crianças, jovens e até adultos. Diversão, conhecimento e interação on-line com outros jogadores são situações positivas.
Todavia, o excesso de tempo em frente à tela aliado a uma alimentação inadequada e à falta de atividade física, pode levar o indivíduo
- à hipertrofia muscular e ao sedentarismo.
- ao sedentarismo e à obesidade.
- ao ganho de massa muscular e à obesidade.
- à perda de gordura corporal e à hipertrofia muscular.
66. (UECE 2025-2) O culto ao belo não é novo em nossa sociedade. Escultura e pinturas mostram a estética corporal a partir de uma valorização da beleza desde a Grécia Antiga. Atualmente, a busca por procedimentos estéticos, como harmonização facial, utilização de Botox®, realização de abdominoplastia, entre outros, estão se tornando cada vez mais comuns. Em busca de um corpo musculoso, muitos jovens também se valem da utilização de esteroides anabolizantes, que são
- hormônios sintéticos feitos a partir da testosterona.
- vitaminas orgânicas extraídas da endorfina.
- substâncias químicas retiradas da dopamina.
- elementos proteicos oriundos da melatonina
67. (UECE 2025-2) Maria, estudante do 2º ano do ensino fundamental, tem sete anos e faz aulas de Educação Física na escola apenas uma vez por semana. Durante a aula, com 40 alunos, o professor faz a chamada, coloca os alunos em ordem, explica e realiza as atividades. Maria tem de esperar sua vez. Ao final da aula, ela esteve ativa fisicamente por 20 minutos. Tal situação mostra que a Educação Física na escola
- consegue promover um estilo de vida saudável e ativo, pois somente 20 minutos de atividade física por semana são considerados suficientes para uma criança de sete anos.
- tem como um dos objetivos estimular a prática da atividade física, devendo o estudante realizar outras atividades durante o dia e a semana, como esportes, brincadeiras e jogos em que o movimento corporal é exigido.
- consegue promover a saúde física e mental do estudante, não havendo necessidade de outras práticas físicas e corporais em locais externos à escola.
- é o único ambiente onde uma criança de sete anos pode realizar suas atividades físicas, bastando somente a sua prática na escola para atingir os objetivos de uma vida saudável e ativa.
FILOSOFIA
68. (UECE 2025-2) “Na República, Platão argumenta que a melhor vida para um ser humano é a vida do filósofo, uma vida devotada ao aprendizado e à contemplação da verdade. Mas também argumenta que a melhor vida é uma vida ‘governada’ pela razão, em que a razão avalia, classifica e ordena buscas alternativas”.
NUSSBAUM, Martha C. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. Trad. Ana Aguiar Cotrim. São Paulo: Martins Fontes, 2009., p. 122. (Adaptado).
Com base no texto, é correto afirmar que Platão
- considera que a paixão e a razão devem governar a vida humana.
- entende a razão como o caminho para a vida feliz e para a justiça.
- adverte para o risco de a razão ser o impedimento para viver as paixões.
- compreende que buscar as próprias razões é o caminho para a felicidade.
69. (UECE 2025-2) “Para Alfarábi (filósofo mulçumano medieval), na interação com o mundo físico, a alma humana busca seguir rumo às realidades superiores em um curso de aperfeiçoamento ontológico de si. O modo como se dá o aperfeiçoamento ontológico do corpo, tendo em vista a realidade material à qual pertence, está relacionado a uma dimensão epistemológica, o que possibilita a ascensão ontológica e, inclusive, ética do ser humano.” PEREIRA DA SILVA, Francisca Galileia; SILVA SANTOS, Virgínia Braga da. Ontologia, cosmologia e epistemologia: acerca dos primeiros princípios da realidade em Al-Fārābī.
Argumentos: Revista de Filosofia, Fortaleza, v. 16, 2024. (Adaptado)
Com base no trecho anterior, é correto afirmar que o processo de conhecimento repercute eticamente em um
- aperfeiçoamento do saber, da técnica científica e da filosofia.
- melhoramento do entendimento das causas dos fenômenos.
- reconhecimento da impossibilidade de uma vida humana moral.
- aperfeiçoamento daquele que conhece e sua elevação moral.
70. (UECE 2025-2) “É menino! É macho! É homem! Ecoavam as vozes determinantes que me projetaram para ser, me formataram para ser. Nasci então, com todo um aparato sem compreender o que eu era, sujeito sujeitado ao inferno da dominação moralista. Uma grande parcela da sociedade cisgênera brasileira ainda nos vê como seres aberrantes, monstruosos e diabólicos. Somos vistas também como máquinas de prazer e de modo fetichizado, construídas apenas para o sexo desejante”.
SILVA, Lauri Miranda. Vozes subversivas e corpos transgressores: memórias de (re)existência de militantes dos movimentos LGBTQIA+ e de mulheridades contra as opressões interseccionais em Rondônia (1980 a 2022). 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Porto Alegre, 2023. (Adaptado).
Na narrativa biográfica de Lauri Miranda Silva, uma mulher trans, nota-se uma questão filosófica fundamental: a relação entre sujeitos através do corpo, como fenômeno socialmente perceptível. Na perspectiva exposta na citação, é correto afirmar que
- há sempre uma identidade entre o sujeito, o seu corpo e as expectativas sociais sobre o corpo do sujeito.
- as ideias sociais sobre o corpo do sujeito e a imagem que o sujeito tem do seu corpo não coincidem e podem ser opressivas.
- o corpo é um fenômeno físico por meio do qual os sujeitos reconhecem como o sujeito do corpo se entende.
- os sujeitos compartilham, desde a aprendizagem da linguagem, o que cada sujeito entende sobre o seu próprio corpo.
71. (UECE 2025-2) Sobre as teorias contratualistas modernas, que estabelecem as doutrinas das liberdades civis, Carole Pateman argumenta: “as mulheres não participam do contrato social original através do qual os homens transformam sua liberdade natural na segurança da liberdade civil. As mulheres são o objeto do contrato. O contrato sexual é o meio pelo qual os homens transformam seu pretenso direito natural sobre as mulheres na segurança do direito patriarcal”.
PATEMAN, Carole. O contrato sexual. Trad. Marta Avancini. São Paulo: Paz e Terra, 2021., p. 19. (Adaptado). Nessa atual compreensão das teorias contratualistas clássicas, pode-se dizer corretamente que
- as doutrinas modernas libertam as mulheres da servidão de gleba, incorporando-as, no direito, por meio do direito do homem sobre a mulher.
- as teorias do contrato social, por serem universais, não necessitam incorporar uma diferença de gênero para promover a liberdade de todos.
- o contrato social pressupõe o contrato sexual, o que torna a estrutura do direito civil um modelo jurídico de base patriarcal.
- o contrato sexual é uma forma de garantir a segurança física e intelectual das mulheres, que, no estado de natureza, viviam sob o domínio masculino.
72. (UECE 2025-2) “O racismo, enquanto pseudociência, busca legitimar a produção de privilégios simbólicos e materiais para a supremacia branca que o engendrou. São esses privilégios que determinam a permanência e a reprodução do racismo enquanto instrumento de dominação, exploração e, mais contemporaneamente, de exclusão social em detrimento de toda evidência científica que invalida qualquer sustentação para o conceito de raça.”
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2023. (Adaptado). Sobre a citação anterior, é correto afirmar que
- a ideia de raça é constituída pelas próprias estruturas racistas, objetivando a manutenção do domínio de uma forma de vida sobre outra.
- a raça branca e a raça preta possuem direitos e deveres iguais, sendo possível afirmar que são iguais aos olhos da lei e da justiça.
- a conceito de raça tem por objetivo a classificação dos homens conforme as suas diferentes estruturas biológicas.
- a segregação racial, baseada nas diferenças morfológicas do homem, foram superadas pela ideia de democracia racial.
SOCIOLOGIA
73. (UECE 2025-2) Giddens e Sutton (2016) apontam que existem dois conceitos sociológicos comuns na definição de pobreza: pobreza absoluta e pobreza relativa. A absoluta é embasada na ideia de subsistência material e é definida pela falta de condições básicas para uma vida saudável, como a falta de moradia, de alimentação adequada e de vestimenta. Já a pobreza relativa é definida pela falta de acesso ao que se considera básico em cada sociedade. Em alguns países com baixos índices de desigualdade social, a água encanada, a rede de esgoto e três refeições diárias podem ser consideradas como necessidades básicas presentes no cotidiano da população e, assim, não serem critérios na definição de pobreza, mas, em países como Brasil e Angola, por exemplo, tais necessidades ainda estão ausentes a consideráveis parcelas da população.
GIDDENS, Anthony; SUTTON, Philip W. Conceitos essenciais da Sociologia. São Paulo: Editora Unesp, 2016
Considerando o exposto, marque a alternativa correta.
- A pobreza relativa sugere a compreensão da pobreza como um conceito definido socialmente, sem padrão universal.
- A pobreza absoluta relaciona a condição de pobreza com o padrão de vida geral dentro de cada sociedade.
- As ausências de condições mínimas para a vida, como alimentação, casa e lazer apontam para a pobreza relativa.
- Os conceitos de pobreza – absoluta e relativa – tratam de privações básicas relacionadas à renda das pessoas
74. (UECE 2025-2) No Brasil, a Ciência Política compõe as Ciências Sociais junto com a Sociologia e a Antropologia. Seus objetos de estudo são os fenômenos políticos, e ela possui preocupações teóricas e metodológicas próprias na busca e na apresentação de suas investigações científicas. De acordo com Figueiredo e Bodart (2021), são os seguintes temas gerais estudados pela Ciência Política: as Instituições, como o Estado, as Casas Legislativas, as Forças Armadas e os Partidos; os Recursos, como o uso do poder, da autoridade, da influência e o capital econômico; os Processos, como eleições, impeachments, golpes de Estado e formação de partidos; as Funções, como as formas de governo, os grupos de pressão e a participação social.
BODART, Cristiano das Neves; FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo (Org.). Ciência Política para o Ensino Médio. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2021. Considerando o enunciado anterior, avalie as seguintes afirmações.
I. As Ciências Sociais são compostas pela Ciência Política, pela Sociologia e pela Antropologia, porém somente a primeira estuda os fenômenos políticos.
II. O estudo das intenções de voto no período eleitoral em uma determinada cidade é um fenômeno social ligado ao tema dos processos políticos.
III. A Ciência Política possui formulações teóricas específicas no estudo dos seus objetos, porém toma emprestados da Sociologia seus métodos científicos.
IV. O sindicalismo e os movimentos sociais são temas diretamente ligados ao estudo das funções do jogo político nas sociedades democráticas atuais.
Está correto somente o que se afirma em
- I e II, apenas.
- III e IV, apenas.
- I e III, apenas.
- II e IV, apenas
75. (UECE 2025-2) Para Ianni (2011), a Sociologia nasce e se desenvolve com o mundo moderno refletindo as suas principais épocas e transformações. Essa ciência do social surge como a crônica da modernidade e desvenda seus dilemas fundamentais, contribuindo para identificar, explicar e compreender as mudanças sociais que resultaram, por exemplo, nas diferenciações entre as sociedades tradicionais e as dos tempos modernos. As sociedades prémodernas eram centradas e constituídas na economia campesina, no predomínio do pensamento religioso e com ênfase na vida comunitária, e não nos indivíduos, propriamente. As sociedades modernas, de outro modo, surgem com o advento da economia capitalista-industrial, a urbanização das cidades, o predomínio do pensamento burocrático-científico e a ênfase na individualização da vida em sociedade.
IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Com base no texto, assinale a alternativa correta
- O mundo moderno apenas pôde ser explicado pelo surgimento da Sociologia, que é a ciência social responsável por sua narração e por denunciar contradições.
- A falsa oposição entre sociedades tradicionais e sociedades modernas é uma invenção sociológica que estabelece diferenças ideais, teóricas e conceituais.
- Tradição e modernidade são temas do pensamento sociológico que está no surgimento da própria Sociologia que testemunha um mundo em transformação.
- A predominância da consciência individual é própria das sociedades pré-modernas, enquanto a consciência coletiva se fortalece com o mundo moderno.
76. (UECE 2025-2) A globalização é historicamente o resultado da superação de fronteiras nacionais à circulação internacional de mercadorias e capitais, sugere Singer (1997). Desde o início, trata-se de uma expansão dos mercados antes contidos em fronteiras nacionais ou dentro de blocos regionais de comércio. E essa expansão global traz como resultados os avanços tecnológicos nos mais diversos âmbitos, mas principalmente nos transportes e na comunicação, como é notório nas últimas décadas. E há hoje, de modo mais incisivo, a tendência das potências econômicas do capitalismo mundial para a remoção de barreiras políticas e institucionais ao livre intercâmbio comercial para os países que são os alvos dessas expansões globalizantes de mercadorias e de capitais.
SINGER, Paul. Um histórico da globalização. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, ano I, n. 1. Rio de Janeiro: Sete Letras, 1997. Partindo das considerações do texto, assinale V ou F nas assertivas a seguir.
( ) A globalização somente pode ocorrer com o fim dos obstáculos legais e territoriais à expansão do comércio.
( ) O advento de novas tecnologias de comunicação e de transporte é a principal causa da globalização mercadológica.
( ) Partindo da sugestão de Singer (1997), é possível inserir na “pré-história” da globalização as colonizações das Américas.
( ) A globalização atual é o resultado histórico da expansão mundial do capitalismo, sobrepujando fronteiras nacionais.
A sequência correta, de cima para baixo, é
- F, V, V, F.
- V, F, V, V.
- V, V, F, V.
- V, F, F, V.
77. (UECE 2025-2) A Questão da Terra no Brasil significa o combate à pobreza no campo; a diminuição das migrações das zonas rurais para os centros urbanos, evitando assim o “inchaço” populacional e a criação de favelas ou áreas de ocupação irregular nas cidades; a fixação dos pequenos agricultores no meio rural com a manutenção de suas subsistências por meio de políticas públicas e o incentivo à agricultura familiar, responsável pela renda da maioria das famílias campesinas no país. Contudo, existem atualmente muitas famílias pobres no campo sem acesso à terra e pequenos agricultores sem acesso à assistência técnica e ao crédito. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em 2024, eram 71 mil famílias acampadas na busca de assentamentos e, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), existem cerca de 50 mil famílias no país aguardando a inclusão no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Partindo do exposto sobre a questão da terra no Brasil, assinale a afirmação correta.
- A presença do Estado através de políticas de Reforma Agrária incentiva a indolência dos pequenos agricultores, que ficam na dependência dos governos.
- A pobreza nas zonas rurais é o resultado da pobreza nas cidades, pois os centros urbanos possuem inchaço populacional, que desemboca no campo.
- A permanência dos pequenos agricultores nas suas terras gera impactos como a favelização das zonas rurais e o crescimento populacional desordenado.
- A organização dos trabalhadores rurais é um caminho importante para a resolução da questão da terra no Brasil, que afeta a sociedade como um todo.