(UFU 2021-2) A hemofilia é um distúrbio recessivo ligado ao cromossomo X, e é definida pela ausência de uma ou mais proteínas necessárias para a coagulação sanguínea.
Suponha-se o cruzamento de uma mulher carreadora do gene para a hemofilia com um homem hemofílico. Cada filho(a) dessa união terá qual percentual de chance de apresentar a hemofilia, independentemente, do sexo?
- 50%.
- 25%.
- 0%.
- 100%.
2. (UFU 2021-2) Ecólogos, interessados nas dinâmicas das pirâmides ecológicas em ecossistemas terrestres e aquáticos, fizeram quatro afirmações sobre pirâmides de energia, de biomassa e de números, durante um debate sobre fluxos de energia nos níveis tróficos.
Ecólogo I. As pirâmides de energia sempre têm aspecto convencional, revelando o fluxo unidirecional de energia e sua progressiva dissipação ao longo das cadeias alimentares.
Ecólogo II. Em comunidades aquáticas, a biomassa dos produtores, representados por bactérias autotróficas e algas unicelulares, é menor que a dos consumidores primários, representados pelo zooplâncton e por pequenos peixes. A base da pirâmide, portanto, é mais estreita do que o retângulo correspondente ao nível trófico superior.
Ecólogo III. As pirâmides de números podem assumir forma invertida quando o produtor é uma grande árvore, por exemplo, cujas folhas são devoradas por 300 lagartas de borboleta, que fornecem alimento a 20 aves.
Ecólogo IV. Em comunidades terrestres, em que os produtores são geralmente plantas de ciclo relativamente longo, a pirâmide de biomassa tem base estreita e ápice largo.
Assinale a alternativa que apresenta o ecólogo que cometeu um engano em relação a sua afirmação.
- I.
- II.
- IV.
- III.
(UFU 2021-2) O citoesqueleto celular é formado por três tipos principais de fibras. O quadro abaixo apresenta os tipos de fibra, a estrutura e as subunidades proteicas.
Assinale a alternativa cujos tipos de fibras estão relacionados às seguintes funções, respectivamente,
I. manutenção da forma da célula e ancoragem do núcleo e de certas organelas.
II. motilidade celular (cílios e flagelos) e movimentação dos cromossomos na divisão celular.
III. contração muscular.
- I- filamentos intermediários; II- microfilamentos; III- microtúbulos.
- I- filamentos intermediários; II- microtúbulos; III- microfilamentos.
- I- microfilamentos; II- microtúbulos; III- filamentos intermediários.
- I- microfilamentos; II- filamentos intermediários; III- microtúbulos.
(UFU 2021-2) No ciclo menstrual, após a ovulação, dois hormônios secretados pelo corpo lúteo estimulam a manutenção e o posterior desenvolvimento do revestimento uterino, incluindo alargamento das artérias e crescimento das glândulas do endométrio.
Assinale a alternativa que apresenta esses hormônios
- Luteinizante e progesterona.
- Estradiol e folículo estimulante.
- Luteinizante e folículo estimulante.
- Estradiol e progesterona.
(UFU 2021-2) Cientistas apostam em uma segunda geração modificada da proteína spike do coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, na produção de uma nova vacina de baixo custo contra a doença. Tal proteína de superfície do novo coronavírus é responsável por se ligar a receptores na superfície de células humanas e desencadear a infecção.
Adaptado de: Pivetta, Marcos. A aposta da ButanVac. Revista Fapesp. Edição 303, mai.2021. Disponível em: <https: //revistapesquisa.fapesp.br/a-aposta-da-butanvac />. Acesso em: 10 maio 2021.
Com base nas informações, analise as afirmativas abaixo.
I. A nova vacina será um método de imunização ativa, que contém, em sua composição, anticorpos contra a Covid-19.
II. A proteína de superfície spike do novo coronavírus será empregada como antígeno, reconhecido como externo pelo sistema imunológico e servirá de alvo para a produção de anticorpos.
III. A nova vacina, em razão da gravidade da pandemia, conterá como imunizante uma variante modificada do coronavírus (inativado ou atenuado) como forma de estimular o sistema imunológico.
IV. Na nova candidata à vacina, a resposta imune será induzida pela proteína de superfície do novo coronavírus que se liga a receptores na superfície de células humanas, desencadeando a infecção.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
- Apenas II e IV.
- Apenas I e III.
- Apenas II e III.
- Apenas I e IV.
(UFU 2021-2) A oogênese inicia-se no embrião feminino com a produção da oogônia. A oogônia divide-se, mas cessa o processo antes do nascimento do indivíduo. No nascimento, a criança do sexo feminino já apresenta nos dois ovários cerca de 1 a 2 milhões dessas células que vão retomar o processo de divisão celular na puberdade.
A divisão celular que ocorre na célula formada é a ___1___. O nome da célula formada é ___2___. Na puberdade, a divisão celular que é retomada é a ___3___ que formará o gameta ___4___.
A sequência dos nomes que completam os números são, respectivamente,
- 1- meiose; 2- oócito primário; 3- mitose; 4- diploide.
- 1- mitose; 2- oócito secundário; 3- meiose; 4- diploide.
- 1- mitose; 2- oócito primário; 3- meiose; 4- haploide.
- 1- meiose; 2- oócito secundário; 3- mitose; 4- haploide.
(UFU 2021-2) Durante um debate de um grupo de biólogas preocupadas com o funcionamento, a integração e o controle corporal, elas discutiram sobre algumas glândulas endócrinas humanas, sobre alguns hormônios e seus principais efeitos, conforme registrado na tabela.
Com base nas informações acima, quais glândulas foram alvo de debates do grupo de biólogas, respectivamente?
- Adeno-hipófise; paratireóideas; medula suprarrenal e pâncreas.
- Adeno-hipófise; paratireóideas; córtex suprarrenal e neuro-hipófise.
- Pâncreas; tireóidea; neuro-hipófise e medula suprarrenal.
- Neuro-hipófise; tireóidea; córtex suprarrenal e medula suprarrenal.
(UFU 2021-2) Durante um debate de um grupo de biólogas preocupadas com o funcionamento, a integração e o controle corporal, elas discutiram sobre algumas glândulas endócrinas humanas, sobre alguns hormônios e seus principais efeitos, conforme registrado na tabela
Com base nas informações acima, quais glândulas foram alvo de debates do grupo de biólogas, respectivamente?
- Adeno-hipófise; paratireóideas; medula suprarrenal e pâncreas.
- Adeno-hipófise; paratireóideas; córtex suprarrenal e neuro-hipófise.
- Pâncreas; tireóidea; neuro-hipófise e medula suprarrenal.
- Neuro-hipófise; tireóidea; córtex suprarrenal e medula suprarrenal.