FAMEMA
01. (FAMEMA 2023) Examine o cartum de Aunt Sarah, publicado no Instagram da revista The New Yorker em 29.04.2022.
O cartum permite caracterizar a borboleta como
- rancorosa.
- nostálgica.
- contraditória.
- desdenhosa.
- preguiçosa.
Resposta: B
Resolução: to snuggle up = aconchegar-se
cocoon = casulo (Fonte: OBJETIVO)
Leia o poema em prosa “Conto cruel”, de Mário Quintana, para responder às questões de 02 a 07.
Conto cruel
I
De repente, o leite talhou nos vasilhames. Foi um raio?
Foi Leviatã? Foi o quê?
O burgomestre¹, debaixo das cobertas, resfolegava orações meio esquecidas.
E os negros monstros das cornijas², com as faces zebradas de relâmpagos, silenciosamente gargalhavam por suas três ou quatro bocas superpostas.
II
E amanheceu um enorme ovo, em pé, no meio da praça, três palmos mais alto que os formosos alabardeiros³ que lhe puseram em torno para evitar a aproximação do público.
Foi chamado então o velho mágico, que escreveu na casca as três palavras infalíveis. E o ovo abriu-se ao meio e dele saiu um imponente senhor, tão magnificamente vestido e resplandecente de alamares e crachás que todos pensaram que fosse o Rei de Ouros. E ei-lo que disse, encarando o seu povo: “Eu sou o novo burgomestre!” Dito e feito. Nunca houve tanta dança e tanta bebedeira na cidade. Quanto ao velho burgomestre, nem foi preciso depô-lo, pois desapareceu tão misteriosamente como havia aparecido o novo, ou o ovo. E os menestréis compuseram divertidas canções, que o populacho berrava nas estalagens, entre gargalhadas e arrepios de medo.
III
Mas por onde andaria o burgomestre?
O seu cachimbo de porcelana, em cujo forno se via um Cupido de pernas trançadas, tocando flauta, foi encontrado à beira-rio. E apesar de todos os esforços, só conseguiram pescar um baú, que não tinha nada a ver com a coisa, e uma sereiazinha insignificante e nada bonita, uma sereiazinha de água doce, que nem sabia cantar e foi logo devolvida ao seu elemento.
Mas quando casava a filha do mestre-escola, encontrou-se dentro do bolo de noiva a dentadura postiça do burgomestre, o que deu azo a que desmaiassem, no ato, duas gerações inteiras de senhoras, e ao posterior suicídio do pasteleiro.
E a caixa de rapé do burgomestre, que era inconfundível e única, multiplicou-se estranhamente e começou a ser achada em todas as salas de espera desertas, pelos varredores verdes de terror, depois que era encerrado o expediente nas repartições públicas e começava a ouvir-se, na rua, o passo trôpego do acendedor de lampiões.
(Melhores poemas, 2005.)
¹burgomestre: prefeito.
²cornija: moldura sobreposta, formando saliências, que arremata a parte superior de uma parede, porta.
³alabardeiro: soldado armado de alabarda (antiga arma composta de longa haste, que é rematada por peça pontiaguda de ferro).
02. (FAMEMA 2023) O próprio título do poema antecipa seu caráter
- hermético.
- pedagógico.
- metalinguístico.
- argumentativo.
- narrativo.
Resposta: E
Resolução: O próprio título do poema antecipa seu caráter narrativo. A narrativa é apresentada por meio de um conto que conta eventos e situações específicas. Portanto, a opção correta é a E. narrativo.
03. (FAMEMA 2023) A presença do elemento onírico no poema de Mario Quintana revela a influência, sobretudo, da seguinte vanguarda europeia:
- Simbolismo.
- Cubismo.
- Expressionismo.
- Surrealismo.
- Futurismo.
Resposta: D
Resolução: A presença do elemento onírico no poema de Mário Quintana revela a influência, sobretudo, da seguinte vanguarda europeia: Surrealismo. O surrealismo é uma corrente artística que busca expressar o inconsciente e o mundo dos sonhos, muitas vezes apresentando imagens estranhas e surreais.
04. (FAMEMA 2023) Ao se transpor o trecho “E ei-lo que disse, encarando o seu povo: ‘Eu sou o novo burgomestre!’” (4º parágrafo) para o discurso indireto, o termo sublinhado assume a seguinte forma:
- fora.
- foi.
- era.
- fosse.
- é.
Resposta: C
Resolução: Ao se transpor o trecho "E ei-lo que disse, encarando o seu povo: ‘Eu sou o novo burgomestre!’" para o discurso indireto, o termo sublinhado assume a forma "era."
05. (FAMEMA 2023) “apesar de todos os esforços, só conseguiram pescar um baú” (6º parágrafo)
Em relação à oração que o sucede, o trecho sublinhado expressa ideia de
- concessão.
- causa.
- consequência.
- condição.
- comparação.
Resposta: A
Resolução: O trecho "apesar de todos os esforços" expressa uma ideia de concessão. Isso significa que, apesar de todos os esforços realizados, a ação mencionada na oração seguinte (só conseguiram pescar um baú) ainda ocorreu.
06. (FAMEMA 2023) Verifica-se o emprego de palavra formada com prefixo que exprime ideia de negação em:
- “E os menestréis compuseram divertidas canções” (4º parágrafo).
- “uma sereiazinha de água doce, que nem sabia cantar e foi logo devolvida ao seu elemento” (6º parágrafo).
- “o velho mágico, que escreveu na casca as três palavras infalíveis” (4º parágrafo).
- “De repente, o leite talhou nos vasilhames” (1º parágrafo).
- “E amanheceu um enorme ovo” (4º parágrafo).
Resposta: C
Resolução: O adjetivo “infalíveis” apresenta prefixo negativo “in-” (Fonte: OBJETIVO)
07. (FAMEMA 2023) “Foi chamado então o velho mágico” (4º parágrafo)
Ao se transpor esse trecho para a voz passiva sintética, a forma verbal resultante será:
- Chamou-se.
- Chamaram-se.
- Chamavam.
- Chamaram.
- Fora chamado.
Resposta: A
Resolução: Ao transpor o trecho "Foi chamado então o velho mágico" para a voz passiva sintética, a forma verbal resultante será "Chamou-se então o velho mágico."
Leia o trecho do ensaio “O filtro da leitura”, de Luís Augusto Fischer, para responder às questões de 08 a 10.
Num exemplo esquemático: imaginemos que, quando menino, um filho tenha um momento de raiva contra o pai, uma daquelas raivas radicais que qualquer um tem, mas não confessa; e suponhamos que, bem na hora em que o menino esteja vivendo essa raiva, chegue a notícia de que o pai sofreu um acidente de carro, um terrível acidente, que o deixa estragado, que talvez até o mate. Na cabeça do menino, se estabelece uma relação de causa e consequência entre a raiva e o acidente, de forma que ele passe a viver, inconscientemente, como um culpado pelo problema todo.
Será capaz de viver décadas carregando essa culpa, arrastando-a para onde for, sem sequer saber que ela existe, porque a relação de causa e efeito se estabeleceu num nível totalmente inconsciente, inacessível para a consciência racional, salvo, segundo Freud, pela análise. Análise que, nesse exemplo, trataria de trazer tal nexo causal para a consciência, para desfazê-lo, para mostrar que ele não tem cabimento, porque é uma falsa crença.
(Filosofia mínima: ler, escrever, ensinar, aprender, 2011.)
08. (FAMEMA 2023) Depreende-se do texto que uma falsa crença
- pode ser conhecida, mas nunca desfeita.
- seria a mera substituição de um nexo causal falso por outro igualmente falso.
- mostra-se inacessível à consciência do indivíduo.
- seria o estabelecimento de uma injustificada relação de causa e consequência.
- pode ser desfeita, mas nunca conhecida.
Resposta: D
Resolução: De acordo com o texto, a culpa que o filho, com raiva do pai, carregará pelo fato de o pai ter-se acidentado, coincidentemente, nesse momento de ira contra o progenitor, decorre de uma relação de causa e consequência oriunda do inconsciente, “inacessível para a consciência racional”, o que caracterizaria essa angústia como “uma falsa crença”. (Fonte: OBJETIVO)
09. (FAMEMA 2023) O autor do ensaio inclui o leitor em seu texto no seguinte trecho:
- “de forma que ele passe a viver, inconscientemente, como um culpado pelo problema todo”.
- “Num exemplo esquemático: imaginemos que, quando menino, um filho tenha um momento de raiva contra o pai”.
- “Na cabeça do menino, se estabelece uma relação de causa e consequência entre a raiva e o acidente”.
- “porque a relação de causa e efeito se estabeleceu num nível totalmente inconsciente, inacessível para a consciência racional”.
- “Será capaz de viver décadas carregando essa culpa, arrastando-a para onde for, sem sequer saber que ela existe”.
Resposta: B
Resolução: O autor usa a expressão "imaginemos" para envolver o leitor na construção do exemplo esquemático, convidando-o a participar da reflexão proposta.
10. (FAMEMA 2023) Os dois termos sublinhados no texto referem-se, respectivamente, a
- “menino” e “pai”.
- “hora” e “carro”.
- “menino” e “acidente”.
- “hora” e “pai”.
- “hora” e “acidente”.
Resposta: E
Resolução: Os dois termos grifados são pronomes relativos e se referem às palavras que os antecedem “hora” e “acidente”. (Fonte: OBJETIVO)