Fuvest - História 2022
01. (Fuvest 2022) O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro envidaram esforços no sentido de deixar exposta para a contemplação da população parte do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, com o objetivo de apresentar ao visitante, através daquele pequeno, mas representativo espaço, a materialização do momento mais trágico da nossa história, fazendo com que ele não seja esquecido. (...) A história do Cais do Valongo e do seu entorno está indissoluvelmente ligada à história universal, por ter sido a porta de entrada do maior volume de africanos escravizados nas Américas. O Rio de Janeiro era, então, a mais afroatlântica das cidades costeiras do território brasileiro (...).
Disponível em http://portal.iphan.gov.br/.
O texto integra a proposta elaborada pelo IPHAN, em 2016, para inscrição do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo na lista do Patrimônio Mundial.
Com base no documento, a história do Cais do Valongo se entrelaça à história universal, pois se relaciona ao
- tráfico de africanos escravizados para a América de colonização portuguesa.
- Rio de Janeiro como única cidade escravista das Américas na época colonial.
- trabalho de escavação realizado por arqueólogos estrangeiros no passado.
- fluxo de escravizados do Brasil para outras partes das Américas, após as independências.
- esforço do IPHAN para silenciar a história da escravidão no mundo atlântico.
02. (Fuvest 2022) A noção de ditadura variou ao longo da História e dependeu das características políticas de cada sociedade.
A esse respeito, assinale a alternativa correta:
- Na Roma Antiga, durante o período republicano, a ditadura era uma magistratura de caráter extraordinário, delimitada legalmente e estabelecida por um período determinado, com uma finalidade definida.
- Com o golpe do 18 Brumário (1799), instaurou-se uma ditadura parlamentar na França, sob o comando de Napoleão Bonaparte, cujo objetivo fundamental era reescrever a Constituição francesa.
- A ditadura militar brasileira, estabelecida em 1964, teve como característica o poder exclusivo das Forças Armadas e o fechamento das instâncias parlamentares durante toda a sua vigência.
- O conceito da ditadura do proletariado foi elaborado por Karl Marx, defendido por anarquistas e comunistas, e previa a instauração permanente de um regime autoritário, como o da antiga União Soviética.
- A ditadura nazista caracterizava-se por um complexo arranjo institucional baseado na articulação política entre o Poder Executivo, as Forças Armadas, o Parlamento alemão e os poderes legislativos municipais.
03. (Fuvest 2022) O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI.
O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao
- buscar perpetuar obras da Antiguidade Clássica por meio da cópia e da salvaguarda.
- censurar os estudos da anatomia humana herdados da Antiguidade Clássica.
- retomar a percepção da simetria e das proporções humanas como ideal do Belo.
- apoiar-se no legado da Antiguidade greco-romana para reafirmar o teocentrismo.
- separar a arte do pensamento humanista e do conhecimento matemático.
04. (Fuvest 2022) A respeito da Guerra do Peloponeso no séc. V a.C., é correto afirmar:
- O conflito resultou das disputas comerciais e militares entre a Liga de Delos, liderada pela cidade-estado de Atenas, e os interesses assírios.
- A guerra afetou a autonomia política e administrativa das cidades-estados, dando lugar à organização imperial.
- A hegemonia ateniense foi dissolvida com o triunfo da Liga do Peloponeso e as colônias na Ásia Menor foram devolvidas aos persas.
- A guerra marcou a decadência do militarismo espartano frente aos exércitos atenienses, que defendiam a democracia.
- O desabastecimento de escravos e a desorganização da produção agrícola contribuíram para a perda da hegemonia grega no Mediterrâneo.
05. (Fuvest 2022) A revolta dos Malês, ocorrida em Salvador em 1835,
- foi uma revolta organizada por escravizados e libertos, contra a escravidão e a imposição da religião católica.
- expressava as aspirações de liberdade dos escravos urbanos impedidos de comprar as suas cartas de alforria.
- externava a indignação da população urbana branca com as práticas da violência e dos castigos públicos.
- reivindicava mais autonomia para as províncias, contrapondo-se à política centralizadora empregada pelos gestores imperiais.
- fracassou em decorrência das dificuldades encontradas na arregimentação de escravos dos engenhos do Recôncavo.
06. (Fuvest 2022) Texto 1
Minha pele, Luanda
Antessala, Aruanda
Tipo T'Challa, Wakanda
Veneno Black Mamba
Bandoleiro em bando
Qué o comando dessas banda?
'Sa noite cês vão ver mais sangue
Do que Hotel Ruanda
Texto 2
Não sei onde ela tinha ido à escola, mas ela sabia ler e escrever. Saber escrever era algo perigoso se você tinha um pai exilado no Burundi. Logo começam a suspeitar que está se correspondendo com os tutsis que preparam seu retorno a Ruanda, que você é uma espiã dando informações aos que estão desse lado da fronteira e poderia facilitar a volta dos tutsis.
Esses textos foram retirados, respectivamente, da música “Pantera Negra”, de Emicida, e do livro “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga, e fazem referência à guerra civil em Ruanda.
Sobre esse conflito, é correto afirmar:
- Ocorrido no início do século XX, teve como principal estopim a disputa por recursos minerais no território de Ruanda, na divisa com Senegal.
- Ex-colônia belga e inglesa, Ruanda conquistou sua independência com auxílio norte-americano nos anos 2000, desencadeando a guerra civil.
- Trata-se de um conflito resultante da disputa entre diferentes grupos religiosos, que resultou na morte de mais de 800 mil Hutus e Tutsis.
- Apoiados pelos russos e pelos franceses, os Tutsis tomaram o poder com um golpe de estado na década de 1970, iniciando as tensões que resultaram na guerra civil.
- Ocorrido na década de 1990, teve como origem a disputa étnico-cultural (Tutsis e Hutus) nos territórios de Ruanda e Burundi.
07. (Fuvest 2022) As fotos de Robert Capa e de Yevgeny Khaldei foram produzidas para documentar eventos da Segunda Guerra Mundial.
Referemse, respectivamente,
- ao desembarque dos Aliados para libertar a França da ocupação nazista e ao avanço decisivo das forças Aliadas frente à Alemanha.
- aos conflitos no Canal da Mancha, que deram início à Primeira Guerra Mundial, e à tomada de Berlim pelas tropas soviéticas.
- à fuga de membros da Resistência francesa para a Inglaterra após a invasão nazista e ao início da construção do Muro de Berlim.
- às batalhas no Mediterrâneo, que deram início à Segunda Guerra Mundial, e à incorporação da Alemanha à “cortina de ferro”.
- ao confronto entre a República de Vichy e a Resistência francesa e à vitória da União Soviética sobre os Aliados.
08. (Fuvest 2022) Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu.
Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 29.
Sobre o sentido da colonização do Brasil, é correto afirmar:
- Permitiu o desenvolvimento de um extenso parque industrial.
- Caracterizou-se pela forte presença da mão de obra assalariada.
- Esteve voltado, principalmente, para o mercado externo.
- Baseou-se na produção de manufaturas têxteis ou alimentares.
- Garantiu a expansão da pequena propriedade agrícola.