Fuvest - História 2022

01. (Fuvest 2022) O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro envidaram esforços no sentido de deixar exposta para a contemplação da população parte do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, com o objetivo de apresentar ao visitante, através daquele pequeno, mas representativo espaço, a materialização do momento mais trágico da nossa história, fazendo com que ele não seja esquecido. (...) A história do Cais do Valongo e do seu entorno está indissoluvelmente ligada à história universal, por ter sido a porta de entrada do maior volume de africanos escravizados nas Américas. O Rio de Janeiro era, então, a mais afroatlântica das cidades costeiras do território brasileiro (...).

Disponível em http://portal.iphan.gov.br/.

O texto integra a proposta elaborada pelo IPHAN, em 2016, para inscrição do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo na lista do Patrimônio Mundial.

Com base no documento, a história do Cais do Valongo se entrelaça à história universal, pois se relaciona ao

  1. tráfico de africanos escravizados para a América de colonização portuguesa.
  2. Rio de Janeiro como única cidade escravista das Américas na época colonial.
  3. trabalho de escavação realizado por arqueólogos estrangeiros no passado.
  4. fluxo de escravizados do Brasil para outras partes das Américas, após as independências.
  5. esforço do IPHAN para silenciar a história da escravidão no mundo atlântico.

02. (Fuvest 2022) A noção de ditadura variou ao longo da História e dependeu das características políticas de cada sociedade.

A esse respeito, assinale a alternativa correta:

  1. Na Roma Antiga, durante o período republicano, a ditadura era uma magistratura de caráter extraordinário, delimitada legalmente e estabelecida por um período determinado, com uma finalidade definida.
  2. Com o golpe do 18 Brumário (1799), instaurou-se uma ditadura parlamentar na França, sob o comando de Napoleão Bonaparte, cujo objetivo fundamental era reescrever a Constituição francesa.
  3. A ditadura militar brasileira, estabelecida em 1964, teve como característica o poder exclusivo das Forças Armadas e o fechamento das instâncias parlamentares durante toda a sua vigência.
  4. O conceito da ditadura do proletariado foi elaborado por Karl Marx, defendido por anarquistas e comunistas, e previa a instauração permanente de um regime autoritário, como o da antiga União Soviética.
  5. A ditadura nazista caracterizava-se por um complexo arranjo institucional baseado na articulação política entre o Poder Executivo, as Forças Armadas, o Parlamento alemão e os poderes legislativos municipais.

03. (Fuvest 2022) O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI.

O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao

  1. buscar perpetuar obras da Antiguidade Clássica por meio da cópia e da salvaguarda.
  2. censurar os estudos da anatomia humana herdados da Antiguidade Clássica.
  3. retomar a percepção da simetria e das proporções humanas como ideal do Belo.
  4. apoiar-se no legado da Antiguidade greco-romana para reafirmar o teocentrismo.
  5. separar a arte do pensamento humanista e do conhecimento matemático.

04. (Fuvest 2022) A respeito da Guerra do Peloponeso no séc. V a.C., é correto afirmar:

  1. O conflito resultou das disputas comerciais e militares entre a Liga de Delos, liderada pela cidade-estado de Atenas, e os interesses assírios.
  2. A guerra afetou a autonomia política e administrativa das cidades-estados, dando lugar à organização imperial.
  3. A hegemonia ateniense foi dissolvida com o triunfo da Liga do Peloponeso e as colônias na Ásia Menor foram devolvidas aos persas.
  4. A guerra marcou a decadência do militarismo espartano frente aos exércitos atenienses, que defendiam a democracia.
  5. O desabastecimento de escravos e a desorganização da produção agrícola contribuíram para a perda da hegemonia grega no Mediterrâneo.

05. (Fuvest 2022) A revolta dos Malês, ocorrida em Salvador em 1835,

  1. foi uma revolta organizada por escravizados e libertos, contra a escravidão e a imposição da religião católica.
  2. expressava as aspirações de liberdade dos escravos urbanos impedidos de comprar as suas cartas de alforria.
  3. externava a indignação da população urbana branca com as práticas da violência e dos castigos públicos.
  4. reivindicava mais autonomia para as províncias, contrapondo-se à política centralizadora empregada pelos gestores imperiais.
  5. fracassou em decorrência das dificuldades encontradas na arregimentação de escravos dos engenhos do Recôncavo.

06. (Fuvest 2022) Texto 1

Minha pele, Luanda

Antessala, Aruanda

Tipo T'Challa, Wakanda

Veneno Black Mamba

Bandoleiro em bando

Qué o comando dessas banda?

'Sa noite cês vão ver mais sangue

Do que Hotel Ruanda

Texto 2

Não sei onde ela tinha ido à escola, mas ela sabia ler e escrever. Saber escrever era algo perigoso se você tinha um pai exilado no Burundi. Logo começam a suspeitar que está se correspondendo com os tutsis que preparam seu retorno a Ruanda, que você é uma espiã dando informações aos que estão desse lado da fronteira e poderia facilitar a volta dos tutsis.

Esses textos foram retirados, respectivamente, da música “Pantera Negra”, de Emicida, e do livro “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga, e fazem referência à guerra civil em Ruanda.

Sobre esse conflito, é correto afirmar:

  1. Ocorrido no início do século XX, teve como principal estopim a disputa por recursos minerais no território de Ruanda, na divisa com Senegal.
  2. Ex-colônia belga e inglesa, Ruanda conquistou sua independência com auxílio norte-americano nos anos 2000, desencadeando a guerra civil.
  3. Trata-se de um conflito resultante da disputa entre diferentes grupos religiosos, que resultou na morte de mais de 800 mil Hutus e Tutsis.
  4. Apoiados pelos russos e pelos franceses, os Tutsis tomaram o poder com um golpe de estado na década de 1970, iniciando as tensões que resultaram na guerra civil.
  5. Ocorrido na década de 1990, teve como origem a disputa étnico-cultural (Tutsis e Hutus) nos territórios de Ruanda e Burundi.

07. (Fuvest 2022) As fotos de Robert Capa e de Yevgeny Khaldei foram produzidas para documentar eventos da Segunda Guerra Mundial.

Referemse, respectivamente,

  1. ao desembarque dos Aliados para libertar a França da ocupação nazista e ao avanço decisivo das forças Aliadas frente à Alemanha.
  2. aos conflitos no Canal da Mancha, que deram início à Primeira Guerra Mundial, e à tomada de Berlim pelas tropas soviéticas.
  3. à fuga de membros da Resistência francesa para a Inglaterra após a invasão nazista e ao início da construção do Muro de Berlim.
  4. às batalhas no Mediterrâneo, que deram início à Segunda Guerra Mundial, e à incorporação da Alemanha à “cortina de ferro”.
  5. ao confronto entre a República de Vichy e a Resistência francesa e à vitória da União Soviética sobre os Aliados.

08. (Fuvest 2022) Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu.

Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 29.

Sobre o sentido da colonização do Brasil, é correto afirmar:

  1. Permitiu o desenvolvimento de um extenso parque industrial.
  2. Caracterizou-se pela forte presença da mão de obra assalariada.
  3. Esteve voltado, principalmente, para o mercado externo.
  4. Baseou-se na produção de manufaturas têxteis ou alimentares.
  5. Garantiu a expansão da pequena propriedade agrícola.