Home > Blog > Biologia - Bioquímica > Água e Sais Minerais

Água e Sais Minerais

Água

A água é um composto químico com a fórmula H2O, o que significa que ela é composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. A água é um líquido incolor, inodoro e insípido, mas é vital para a vida e é encontrada em abundância na Terra.

A água é uma molécula polar, o que significa que os átomos de hidrogênio e oxigênio estão distribuídos de forma desigual na molécula. Isso faz com que a água tenha uma carga positiva em um lado e uma carga negativa no outro, o que lhe confere propriedades importantes, como a capacidade de dissolver outras substâncias.

A água também é um excelente solvente, o que significa que pode dissolver uma ampla variedade de substâncias, incluindo sais, açúcares e ácidos. Isso é importante para muitos processos biológicos, como a digestão e a circulação de nutrientes no corpo.

A água também tem uma alta capacidade de calor específico, o que significa que pode absorver muito calor antes de começar a esquentar. Isso a torna um excelente meio de regulação de temperatura, tanto na natureza como no corpo humano.

Essas são apenas algumas das propriedades químicas da água. Ela é uma substância complexa e multifacetada, com muitas outras propriedades e funções importantes na natureza e na vida humana.

A água como solvente

A água é um excelente solvente porque é capaz de dissolver uma grande variedade de compostos. Isso se deve às suas propriedades únicas como solvente. A água é polar, o que significa que tem uma carga positiva em um lado e uma carga negativa em outro. Isso permite que ela forme ligações de hidrogênio com muitas outras moléculas polares ou parcialmente polares. Além disso, a água é um solvente universal, o que significa que pode dissolver uma ampla gama de compostos, incluindo sais, açúcares, ácidos, bases e outros. A água também é um solvente relativamente "macio", o que significa que não interage fortemente com muitos compostos, permitindo que esses compostos mantenham suas estruturas moleculares quase intactas quando estão dissolvidos na água. Isso faz da água um excelente solvente para muitos tipos de reações químicas.

Quando a água dissolve o sal (cloreto de sódio, NaCl), ela atua como solvente e o sal atua como soluto. O solvente é a substância que dissolve o soluto, formando uma solução. No caso da água e do sal, a água dissolve o sal, formando uma solução de água salgada. Quando o sal é dissolvido na água, as moléculas de NaCl se separam em íons de sódio (Na+) e cloreto (Cl-). Os íons são rodeados por moléculas de água, que os mantêm dispersos uniformemente na solução. A concentração de soluto na solução pode ser medida em termos de molaridade, que é a quantidade de soluto dissolvido em um litro de solvente.

A água como reguladora da temperatura

A água é um excelente regulador de temperatura devido à sua alta capacidade térmica, ou seja, sua habilidade de armazenar calor. Quando a água é aquecida, ela absorve muita energia antes de começar a ferver, o que a torna um ótimo mecanismo para regular a temperatura em um corpo ou sistema. Além disso, a água tem um ponto de ebulição elevado em relação a muitos outros líquidos, o que significa que precisa de mais energia para atingir a temperatura de ebulição. Isso também contribui para sua capacidade de regular a temperatura, pois permite que a água mantenha a temperatura por mais tempo antes de começar a ferver.

Os sais minerais podem aparecer de diversas formas:

1. Dissolvido em forma de íons na água contida no corpo
  2. Formando cristais, como por exemplo, o fosfato de cálcio e o carbonato que são encontrados nos ossos, e que por sua vez formam o esqueleto.
  3. Combinado com as moléculas orgânicas, como o ferro na moléculas de hemoglobina.

Sal Mineral é as suas funções:

1. Cálcio

Função: Tem papel amplo que vai desde a permeabilidade da membrana, coagulação do sangue, até a formação de dentes e ossos.

Onde é encontrado: Leite e derivados, brócolis, espinafre etc

2. Flúor

Função: Também atua na composição dos dentes e ossos, e está ligado diretamente na prevenção das cáries.

Onde é encontrado: chás, peixes e na água.

3. Cloro

Função: Age como o sódio, e auxilia no equilíbrio dos líquidos do corpo, além da manutenção do Ph, sendo um dos componentes do ácido clorídrico.

Onde é encontrado: Sal e alimentos

A falta de flúor produz cárie nos dentes.

4. Cobre

Função: Ajuda na formação de hormônios, enzimas, células sanguíneas e antioxidantes, além de regular o ferro no organismo.

Onde é encontrado: carnes, frutos do mar e fígado

5. Fósforo

Função: Forma o esqueleto e os dentes, além de participar da transferência de energia no interior das células, e moléculas do ácido nucleico.

Onde é encontrado: feijão, ervilhas, cereais, carne, peixes, leite e derivados.

6. Ferro

Função: Tem como função o transporte de oxigênio no sangue e na respiração celular, sendo que a sua falta no organismo por causar anemia.

Onde é encontrado: legumes, hortaliças de folha verde, carnes, fígado.

7. Iodo

Função: Participa da formação de dois importantes hormônios da glândula tireóide (tiroxina e triiodotironina). Desde a década de 50 é obrigatórios o uso de Iodo no sal de cozinha.

Onde é encontrado: sal de cozinha iodado, peixes e fruto do mar.

O sal de cozinha tem por lei Iodo .

8. Potássio e Sódio

Função: Funciona como eletrólito na transmissão de impulsos nervosos, na contração muscular e equilíbrio dos fluidos do organismos, distribuição de água pelo corpo, equilíbrio ácido-base etc

Onde é encontrado: Potássio (frutas, verduras, feijão, leite, cereais) – Sódio (sal de cozinha e sal natural dos alimentos).

9. Magnésio

Função: produção de ATP, Síntese de DNA e RNA e proteínas, transporte do ferro pela membrana celular, contração muscular etc

Onde é encontrado: hortaliças de folhas verdes, cereais, peixe, carne, ovos, feijão, soja, banana.

10. Manganês

Função: Auxilia na regulação de diversas reações químicas no organismo.

Onde é encontrado: hortaliças, cereais e frutas

11. Zinco

Função: Atua na função imune do organismo, dezenas de enzimas depende do zinco para realizar reações químicas, além da função neurológica.

Onde é encontrado: fritas do mar, Chocolate amargo, leite integral amendoim, castanha de caju