Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Guia de Estudos > Como Ter Ânimo Para Estudar

Como Ter Ânimo Para Estudar

Não ter ânimo para estudar é algo muito comum, e isso acontece por vários fatores, então hoje vamos te ajudar a resolver esse problema abordando vários fatores como questões fisiológicas e emocionais, uso de aplicativos e jogos, além das diferentes formas de estudar, e não menos importante traçar metas.

Erros que um estudante não pode cometer

Tópicos

  • Questão Fisiológica e Emocional
  • 1. Dormir bem
  • 2. Consumir vídeos de gatos fofos
  • 3. Beber água
  • 4. Saúde mental
  • 5. Alimentação
  • Estudar de uma forma diferente
  • 6. Aplicativos e Jogos:
  • 7. Videoaulas
  • 8. Podcast
  • 9. Na hora de estudar
  • 10. Pequenas desafios e metas

Questão Fisiológica e Emocional

Questões como sono, alimentação e estilo de vida, por vezes é ignorada pelos estudantes, e tende a ser um dos principais fatores que acabam com a vontade de estudar.

1. Dormir bem

A falta de sono traz diversos problemas para o nosso organismos, no artigo da BBC Brasil sobre Cinco consequências da falta de sono, o autor demostra que o individuo pode sofrer de limitação cognitiva, menor rendimento físico, saúde mental afetada, além da dieta ruim que tem impacto na aprendizagem, por isso é muito importante ter um sono de qualidade.

2. Consumir vídeos de gatos fofos

Pode parecer brincadeira, mas não é. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana, e que foi publicado na revista científica Computers in Human Behavior, fez a analisa da reação de 7 mil pessoas ao consumirem conteúdo de gatinhos fofos, o resultado foi pessoas menos estressadas e ansiosas, e como emoções mais positivas.

Para quem consome vídeos não só de gatos, como também de outros animais sabe muito bem das boas sensações causadas por eles, porém se atente ao fato que esse conteúdo pode ser viciantes, então use com moderação antes de estudar, e até mesmo nas pausas da Técnicas Pomodoro.

3. Beber água

A hidratação é fundamental para ser ânimo, uma vez que a sua falta pode gerar muito problemas para um estudante, tais como:

  1. Dor de cabeça (aquela dor que sente ao tentar estudar)
  2. Dificuldade de raciocínio
  3. Dores no corpo

Além de muito mais, tudo devido ao fato de que líquido regula as nossas funções corporais Obviamente é difícil beber dois litros de água que é o indicado, contudo chás, sucos naturais, além de frutas tem água na sua composição.

4. Saúde mental

Como já foi visto a falta de água e de sono afeta a questão mental, só que é apenas um deles, tendo em vista outras questões como alimentação inadequada, stress, excesso de trabalho, problemas de saúde etc

Porém existem técnicas bem legais, além dos vídeos de animais fofos para promover esse descanso mental.

Uma delas é o ASMR

ASMR – Autonomous Sensory Meridian Response – se refere à alegação pseudocientífica de um fenômeno conhecido como "orgasmo na cabeça" ou "formigamento do cérebro". (Wikipédia)

Os vídeos de ASMR trazem boas sensações na cabeça do estudante, deixando o mesmo mais tranquilo, e relaxado, possibilitando uma tranquilidade e descanso mental. Existe vários tipos de ASMR, como para sono, limpar os ouvidos, descanso mental etc

Outro tipo de vídeo que ajuda descansar a mente são os de barulho de chuva, ou até mesmo da água descendo por um pequeno rio ou lago.

Fazer atividade físicas, seja caminhada, corrida ou exercícios aeróbicos libera endorfina que é um importante hormônio, pois alivia as dores, e relaxa o organismo, além de combater a ansiedade e o estresse (outros dois vilões).

Vídeos motivacionais também podem auxiliar muitas pessoas a terem incentivo para estudar, são legais para assistir antes de dormir ou antes de iniciar os estudos, porém tome cuidado para não cair em vídeos motivacionais envolvendo coachs, que por vezes ensinam técnicas um tanto perigosas para a sua saúde.

5. Alimentação

Outro ponto importante são os alimentos, inclusive no post sobre alimentos para auxiliar na memória é possível encontrar uma lista bem interessantes.

Uma matéria publicada pela Gauchazh demonstrou um estudo apontando que comer açúcar demais pode consumir a energia cerebral. Então é importante se atentar a alimentos como muito açúcar, gordura saturada, sal etc

Estudar de uma forma diferente

Aprender a gostar de estudar é essencial, inclusive foi o abordado no post, 8 Erros que um estudante não pode cometer onde sugerimos, por exemplo, que um estudante de humanas comece estudar a matemática ou as ciências da natureza pela a sua história, pois isso cria uma maior relação de afinidade com a matéria, e você passar a gostar mais do conteúdo pela relação estabelecida.

6. Aplicativos e Jogos:

Na playstore existem diversos jogos incríveis em que você pode estudar brincando, ou de maneira mais tranquila, sem a pressão de um livro.


Sugestões de post relacionados


O primeiro grupo são dos jogos para aprender uma matéria como matemática.

Exemplos:

  1. Truques matemáticos
  2. Math Master
  3. Mental Math Master
  4. Quick Brain
  5. Jogos de matemática
  6. Aplicativos Para Estudar Matemática

O segundo grupo são aplicativos para aumentar o raciocínio lógico e dedutivo.

Exemplos:

  1. Rullo
  2. Black
  3. Connection
  4. Aa
  5. Sudoku
  6. 2048
  7. Jogos de xadrez
  8. Aplicativos Para Treinar o Raciocínio Lógico

7. Videoaulas

Nada de diferente em estudar por videoaulas, porém o caso aqui é assistir aulas de professores que têm um maior senso de humor, pois isso retira um pouco da pressão.

Exemplos:

  1. Noslen (linguagens)
  2. Prof Pamba (redação e linguagens)
  3. Kennedy Ramos (Biologia)

8. Podcast

No Spotify é possível encontrar diversos podcasts para o Enem e Vestibulares.

  1. Rádio Enem
  2. Redação Enem
  3. Geografia Enem
  4. Nerds do QG
  5. Se liga no vestibular
  6. Pílulas de Biologia

9. Na hora de estudar

Saber o que gosta

A dica aqui é fazer um lista explicando quais são as suas motivações:

Exemplo: “Meu sonho é entrar na faculdade de engenharia porque ….”

10. Pequenas desafios e metas

Uma forma de ter mais incentivo para estudar é entendendo o seu progresso, a dica é no início definir pequenas metas como aprender a matéria x, e acertar 70% das questões, ou conseguir explicar a primeira parte de uma matéria para alguém, e existem várias formas de fazer isso.

Se recompensar é importante, então se permita a comer um pedaço de bolo, assistir um episódio da sua série preferida etc

Outro ponto interessante é dividir os estudos em pequenos blocos durante o dia para o estudo não ficar cansativo.

Uma forma de entender o avanço nos estudos a longo prazo é com o gerenciador de estudos Study