Renascimento
Lista de 10 exercícios de História com gabarito sobre o tema Renascimento com questões de Vestibulares.
Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: História Geral.
01. (Uneb-BA) Leia atentamente os relatos a seguir:
"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem valor”
São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
02. (UEL) O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
03. (Unesp) A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturais do Renascimento italiano:
04. (UPE) Quais características do Renascimento estão presentes na obra?
05. (PUC-MG) O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo
06. (UEFS) O movimento em direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado pela Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os segredos da natureza.
PERRY, Marvin. Tradução de Waltensir Dutra e Silvana Vieira. Civilização ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 282.
A afirmação do texto relaciona-se
07. (Espcex) As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
08. (Unicamp) De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.
(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)
Sobre o tema, é correto afirmar que
09. (UNITAU) A realidade do Renascimento é absolutamente diferente daquela do Ocidente Medieval. O século XVI viu dissolverem-se, aos poucos, esses países maravilhosos que, como miragens, tinham atraído os europeus para fora da Europa. Era preciso reconhecer a evidência: as regiões longínquas não eram como antes se imaginava. O império do Preste João, onde se acredita, fluía um rio do paraíso, tornou-se, modestamente, a Etiópia, de onde os portugueses, em 1540, mal conseguiram conter a fúria de povos muçulmanos. As Antilhas não eram as Ilhas Afortunadas. Cipango se tinha afundado para sempre no Pacífico de Fernão de Magalhães e Francis Drake.
DELUMEAU, J. A civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. Adaptado.
Entre os séculos XV e XVI, o progresso das técnicas, que é uma das características do Renascimento, provocou novas percepções de mundo, indicando um profundo sintoma de mudança geral.
Assinale a alternativa que apresenta outra característica da cultura do Renascimento.
10. (UNIFENAS) A Renascença, aquele período histórico em que os valores deste mundo passaram a suplantar os do além-túmulo, floresceu na Itália aproximadamente à época em que Colombo descobriu a América. Sob seu impulso, o individuo percebeu ser o artífice e diretor do próprio destino, em vez de atribuir esse mérito a Deus. Suas necessidades, ambições e desejos, seus prazeres e posses, sua mente, sua arte, seu poder, sua glória eram o propósito da vida.
(Barbara W. Tuchman, A Marcha da Insensatez – de Troia ao Vietnã, Bestbolso, Rio de Janeiro, 2012, p. 73).
Tendo como base a leitura do texto, bem como seus conhecimentos, é possível afirmar que o movimento citado no texto tinha como fundamento