Reforma Protestante

Lista de 18 exercícios de História com gabarito sobre o tema Reforma Protestante com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: História Geral.

01. (CUSC) Um aspecto importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.

(Fernando Seffner. Da Reforma à Contrarreforma, 1993.)

Da afirmação, depreende-se que o calvinismo

02. (UNICENTRO) Entre os princípios básicos da Reforma Luterana, encontram-se os seguintes:

03. (EsPCEx) No começo do século XVI, interessado em construir a basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Leão X negociou com o banqueiro Jacob Függer a venda das indulgências, que garantiriam o perdão dos pecados àqueles fiéis que as comprassem.

Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Império Romano-Germânico chamado:

04. (IFBA) No início do século XVI, Martinho Lutero publicizava suas teses contrárias a alguns rumos que a Igreja católica vinha tomando ao longo da idade média. Essa movimentação de Lutero desencadeou um movimento que foi chamado de Reforma Protestante. A reforma notabilizou muitas críticas à Igreja, dentre elas:

05. (UEFS) As reformas protestantes, no século XVI, representaram uma

06. (FASA) Sobre a crise religiosa e as mudanças na Igreja Católica, na Europa Moderna, é correto afirmar:

Sobre a crise religiosa e as mudanças na Igreja Católica, na Europa Moderna, é correto afirmar:

07. (IF Sertão) A Europa Ocidental foi marcada no século XVI por muitas lutas sociais em que o sentimento religioso se misturava às ambições materiais, protestos populares e diferentes projetos políticos.

Sobre o movimento da Reforma Religiosa na Europa, assinale “V” (verdadeiro) e “F” (Falso) e depois marque a alternativa correspondente.

( ) A Igreja Católica estava promovendo políticas de melhoria da qualidade de vida das populações campesinas e comerciantes urbanos, doando toda a sua riqueza conquistada ao longo do século XIII.

( ) Martinho Lutero, monge agostiniano, foi o primeiro a insurgir contra a venda de indulgências, embora sua crítica fosse mais profunda, expressava uma expectativa de reforma geral da Igreja de Roma.

( ) O Papa Leão X, em 1517, autorizou venda de indulgências para financiar a construção da nova basílica de São Pedro em Roma.

( ) Com exceção do batismo e da eucaristia, a doutrina pregada por Lutero punha em xeque os demais sacramentos da Igreja, pois não constavam na Bíblia.

( ) João Calvino liderou um dos movimentos reformistas e pregava a volta do domínio do Papa Leão XVI ao trono de Roma.

A sequência correta é:

08. (IFPR) A Igreja Anglicana, denominação congregacional cristã das igrejas da Inglaterra, historicamente define sua origem entre os antigos celtas que, no século VI, foram incorporados pelas missões gregorianas à Igreja de Roma. Só voltou a ser independente, dez séculos depois, quando o rei Tudor, Henrique VIII, renunciou à autoridade do papa que se recusou a anular seu casamento com Catarina de Aragão, após 24 anos de união, sem que dela frutificasse um sucessor para o trono. Em 1534, um documento assinado pelo Parlamento inglês concedeu ao rei a soberania sobre a Igreja Católica na Inglaterra que, para legitimar seu poder temporal e espiritual instituiu a obrigatoriedade de todos os súditos lhe jurarem fidelidade. Qualquer recusa era considerada um ato de traição, passível de breve julgamento e de penalidades como banimento dos domínios ingleses até a morte, por enforcamento ou decapitação. A esse respeito, pode-se afirmar que o ofício que instituiu a Reforma inglesa e legitimou o anglicanismo como religião oficial resultou:

09. (ACAFE) No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.

Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir.

I. A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina.

II. Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique

III. fundou a Ordem Anglicana.

IV. Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim.

V. Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã.

Todas as afirmações corretas estão em:

10. (UNESP) As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra

11. (Mackenzie) O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por:

12. (Unifesp) “Se um homem não trabalhar, também não comerá” – São Paulo

O texto acima traduz a ideia defendida pelo:

13. (Esan-SP) Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:

14. (FCC-SP) O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para:

15. (UNESP) As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra

16. (Espcex) Com relação às Reformas Religiosas ocorridas na Europa no século XVI, podemos afirmar que

17. (Pucsp) A doutrina calvinista estabelecia para seus adeptos uma vida regrada, disciplinada, dedicada ao trabalho, afastada do ócio, dos vícios e da ostentação. Esse código de conduta levou alguns autores a considerar esses princípios do calvinismo como fatores que favoreceriam o processo de acumulação capitalista. Dentro dessa doutrina, apoiada numa interpretação particular da noção de onisciência divina, conformar-se a esse ideal de conduta não seria o caminho para a salvação, mas seus resultados visíveis - o sucesso material - dariam ao eleito a confirmação do estado de graça.

Esse código de conduta fundamentava-se no princípio doutrinário que pregava

18. (Unirio) "Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa."

(João Calvino. In: Mousnier, Roland. História Geral das Civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização europeia. SP: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1.)

A opção que correlaciona a citação acima com o contexto da reforma protestante, no século XVI, que pregava mudanças no cristianismo e na ação da igreja católica é o

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