Regimes totalitários

Lista de 12 exercícios de História com gabarito sobre o tema Regimes totalitários com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: História Geral.

01. (PUC-MG) Ao contrário do historiador contemporâneo ao fascismo – como Franz Neumann, Theodor Adorno e Ângelo Tasca –, nós sabemos, através de Auschwitz, o que é o fascismo ou, ao menos, sabemos qual é a sua prática, ao contrário, ainda, dos historiadores que escreveram no imediato pós-guerra, como Trevor-Hooper, G. Barraclough ou Eric Hobsbawm (até algum tempo), não podemos tratar o fascismo como um movimento morto, pertencente à história e sem qualquer papel político contemporâneo. Encontramo-nos, desta forma, numa situação insólita: sabemos qual a prática e as consequências do fascismo e sabemos, ainda, que não é um fenômeno puramente histórico, aprisionado no passado. Assim, torna-se impossível escrever sobre o fascismo histórico – o que é apenas uma distinção didática – sem ter em mente o neofascismo e suas possibilidades.

FILHO, Daniel Aarão Reis. O século XX. p. 111-2.

Assinale a opção que sintetiza corretamente a ideia contida no trecho acima.

02. (Unifesp) Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.

Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia

03. (Unitau) “No nazismo, temos um fenômeno difícil de submeter à análise racional. Sob um líder que falava em tom apocalíptico de poder ou destruição mundiais, e um regime fundado numa ideologia absolutamente repulsiva de ódio racial, um dos países mais cultural e economicamente avançados da Europa planejou a guerra e lançou uma conflagração mundial que matou mais de 50 milhões de pessoas”.

KERSHAW, Ian, 1993, p.3-4, apud HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.113.

Em linhas gerais, podemos caracterizar a ideologia nazista como

04. (PUCCamp-SP) "O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respeito de muitos setores da população, conseguindo um financiamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades".

Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo:

05. (UERJ) Os turbulentos jovens nazistas da Alemanha são os guardiães da Europa contra o perigo comunista (...). O escoamento das reservas de energia da Alemanha para a Rússia poderia ajudar o povo russo a restaurar uma existência civilizada, e talvez inverter a tendência do comércio mundial, em favor da prosperidade.

(Rothermer. Daily Mail. 28/11/1933)

De acordo com a visão da imprensa dos países capitalistas, explicitadas no texto acima, a Grande ameaça que pairava no mundo no momento do “entreguerras” era:

06. (UFF-RJ) As décadas de 20 e 30 do século atual foram marcadas pela ascensão do nazifascismo na Europa, caracterizado como um movimento que resultou em regimes antiliberais, antidemocráticos e antissocialistas.

Assinale a opção que se refere corretamente a tal fenômeno:

07. (UFF-RJ) Algumas características do salazarismo se confundem com o fenômeno do fascismo. No entanto, para muitos autores, o regime de Salazar não pode ser identificado como um exemplo de fascismo.

Assinale a opção que revela uma particularidade do regime instaurado em Portugal.

08. (UFJF-MG) "(...) o totalitarismo leva à catástrofe, que tem grande possibilidade de significar guerra ". (DAHRENDORF, R. O conflito social moderno.)

Historicamente, a relação entre totalitarismo e guerra verificou-se com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, que, em boa medida, deveu-se à emergência e ao desenvolvimento de uma das formas mais acabadas de totalitarismo, isto é, o Nazismo, sobre o qual é CORRETO afirmar:

09. (PUC-PR) Comparando o totalitarismo da direita ou nazifascismo e o totalitarismo de esquerda ou socialismo, na teoria e na prática governamental onde existiram, pode-se afirmar corretamente que:

I. Ambos censuravam os meios de comunicação, quer falados ou escritos.

II. Ambos procuravam fazer a igualdade de classes sociais, promovendo a coletivização dos campos e fábricas.

III. O nazifascismo revelou-se tão internacionalista quanto o socialismo.

IV. Enquanto as bases teóricas do nazismo são encontradas na obra Mein Kampf, de Adolf Hitler, o socialismo inspirou-se nos escritos de Karl Marx e de Frederico Engels.

Estão corretas:

10. (UFPEL-RS) O século XX gerou várias ideologias totalitárias que, apesar de possuírem aspectos comuns, como o nacionalismo e a preocupação com o desenvolvimento industrial, possuíam também características particulares diferenciadoras.

Assinale a alternativa que expressa essas características.

11. (UFSE) "(...) O apoio das massas aos fascistas não pode ser explicado em função da eficácia da máquina propagandística, mas pelas próprias condições mentais e econômicas dessas massas (...)"

"A família pequeno-burguesa é o xis da questão para Reich. Ela opera com a energia sexual dos filhos para lhes impor as normas sociais e canalizá-la para os rumos da manutenção do status quo. Cultiva a honra, o dever, a docilidade não-crítica, a subserviência à autoridade. A posição que o pai assume em relação a seu superior hierárquico na sociedade, é introduzida por ele na família. Assim submetido a uma identificação com o pai, o filho manterá, com qualquer autoridade, as mesmas inclinações de subserviência dotadas de forte carga afetiva. O problema maior, para Reich, é que esta estrutura familiar pequeno-burguesa era copiada pelas famílias proletárias..."

(Ricardo. Ademar. Flávio. História. Minas Gerais: Lê. 1993. 3v)

A partir do texto pode-se afirmar que a novidade do nazismo era sua força

12. (UFU-MG) Sobre o fascismo italiano e o nazismo alemão, assinale a alternativa INCORRETA.

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