Franquismo
Lista de 06 exercícios de História com gabarito sobre o tema Franquismo com questões de Vestibulares.
Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: História Geral.
01. (FGV) "Calcula-se que 35 mil homens combateram nas Brigadas Internacionais, sendo que nunca houve mais do que 15 mil brigadistas ao mesmo tempo na Espanha. Em nome da luta antifascista, quase 10 mil voluntários pró-republicanos morreram na Guerra Civil Espanhola (...) A Espanha, por sua vez, ficou sob domínio da ditadura franquista de 1939 até a morte do caudilho, em 20 de novembro de 1975 (...) Estima-se (...) que entre 28 mil e 30 mil pessoas que lutaram contra os nacionalistas tenham morrido depois da guerra, executadas ou nos cárceres. 300 mil exilados e os 8 mil republicanos entregues aos nazistas (...)." (adap. de Gisela Beiguelman - Messina)
Entre as muitas razões da derrota republicana / socialista na Espanha está:p>
02. (FUVEST SP) O regime franquista espanhol (1939-1975) pode ser caracterizado como:
03. (UFRGS) Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco e contra o governo republicano, iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Considere as afirmações abaixo sobre essa guerra.
I. Ela apresentou um caráter fortemente ideológico e revolucionário com a atuação das Brigadas Internacionais em apoio à República.
II. Ela permitiu que a Alemanha, por meio da Legião Condor, testasse seus armamentos e táticas contra os republicanos.
III. Ela favoreceu Francisco Franco, graças à política de “não intervenção” da Inglaterra e da França.
Quais estão corretas?
04. (Uece - adaptado) A Guerra Civil Espanhola é considerada por muitos autores como um “ensaio para a Segunda Guerra Mundial”. Assinale a alternativa que indica corretamente essa ideia:
05. (UFRGS) A Guerra Civil Espanhola iniciada em 1936, tradução sangrenta de duas Espanhas e ponto focal de uma atormentada história, tornou-se o mito fundador da luta internacional contra o fascismo. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
06. (Fuvest) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por: