Fascismo

Lista de 06 exercícios de História com gabarito sobre o tema Fascismo com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: História Geral.

01. (PUC RJ) As transformações ocorridas após o término da Primeira Guerra Mundial assinalam a crise da sociedade liberal clássica. Nessa conjuntura surgem os movimentos fascistas, buscando afirmar-se como uma alternativa política tanto ao liberalismo quanto ao movimento operário

Sobre o Fascismo são corretas as afirmações abaixo, com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a.

02. (PUC-RJ) Sobre o fascismo italiano é correto afirmar:

I. O parlamento italiano, dominado por uma maioria liberal, ao promover uma política de restrição dos direitos civis, permitiu que a ideia de um Estado forte, capaz de garantir a cidadania a todos os membros da nação, ganhasse força.

II. A instabilidade social e política após a Primeira Guerra Mundial provocou uma descrença em relação aos partidos tradicionais e aos princípios do Estado liberal, permitindo o surgimento de soluções autoritárias para a crise.

III. Os fascistas conseguiram chegar ao poder de forma legítima graças a uma aliança com os partidos de esquerda, principalmente os comunistas, todos interessados em construir uma alternativa ao frágil liberalismo italiano.

IV. O Partido Fascista abrigava uma organização paramilitar, muito disciplinada, que atuava perseguindo e intimidando seus adversários políticos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) corretas(s):

03. (UERJ) “O fascismo, como o nacionalismo, perseguia a conexão do passado com o presente, oferecendo aos indivíduos a oportunidade de se empenharem num projeto comum para o futuro de sua nação, uma entidade a que eles pertenciam e que os transcendia. Integrando o proletariado à comunidade nacional, o fascismo consegue apagar a identificação, efetuada pela democracia, da nação com a burguesia. (...) A nação, como entidade complexa, baseada na ligação com um território determinado, passado histórico, valores e culturas comuns, mostrava uma vez mais a força da consciência comum de seus habitantes e sua vontade de decidir o destino político comum. A nação revela-se o foco primordial da lealdade.”

(GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1997.)

Tomando como ponto de referência o texto, uma das características do nacionalismo de tipo fascista pode ser identificada na seguinte alternativa:

04. (UERJ) Os governos fascistas, resposta à crise da sociedade liberal, apresentam como uma de suas características comuns o seguinte fato:

05. (UFPE) A existência dos sistemas totalitários frustrou os defensores dos regimes democráticos e causou decepções. No século XX, o totalitarismo se fez presente em várias nações. Na Itália, o fascismo liderado por Mussolini:

06. (UFPB) “O fascismo era triunfantemente antiliberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea.”

(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 122.)

Considerando algumas noções gerais e as informações contidas no texto acima, o fascismo pode ser caracterizado como um movimento

.