História da América
Lista de 18 exercícios de História com gabarito sobre o tema História da América com questões da UECE.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema História da América.
01. (UECE 2018) Os incas do Peru antigo utilizavam elementos para ativar a memória parecidos com a escrita. Diferentes tipos de nós eram utilizados para registrar as transações mercantis diárias e de longo prazo, ou pagamentos de tributos do império. Esse instrumento que era muito útil para comunicação e registros contábeis do império inca é denominado
- entalhe.
- ábaco.
- quipu.
- tabuleiro.
Resposta: C
Resolução:
02. (UECE 2018) Atente ao que se diz a respeito da América Latina no período entre 1946 e 1956.
I. Era considerada lugar de pobreza generalizada que contrastava com a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade de consumo presente nos EUA e no Canadá.
II. Na América Latina, regimes ditatoriais chegaram ao poder prometendo reformas sociais, mas invariavelmente adotaram a tirania e a corrupção como meio de governar.
III. Essa época foi de grande florescimento econômico em diferentes países da América Latina, graças aos investimentos pós-guerra na agricultura.
É correto o que se afirma em
- I, II e III. B
- I e III apenas.
- I e II apenas.
- II e III apenas.
Resposta: C
Resolução:
03. (UECE 2016) O Congresso Nacional de Lima, a capital do Peru, situa-se na Praça Bolívar. A principal praça de Bogotá, capital da Colômbia, tem o mesmo nome: Praça Bolívar. A Bolívia recebeu este nome para homenagear Simon Bolívar. Sobre Simón Bolívar, pode-se afirmar corretamente que
- liderou um movimento a favor da independência da América do Sul e idealizou uma unidade continental chamada Gran Colômbia que se desfez em repúblicas.
- lutou ao lado de José de San Martín, na Argentina, e Bernardo O’Higgins, no Chile, pela libertação desses países do domínio espanhol.
- foi um revolucionário criador do nacionalismo venezuelano e liderou a Revolução Bolivariana.
- era um monarquista convicto; por isso, defendeu a centralização do poder, para uma América emancipada.
Resposta: A
Resolução:
04. (UECE 2016) No que diz respeito às civilizações pré- colombianas que habitavam o continente americano antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492 e suas respectivas localizações e desenvolvimento cultural, relacione as duas colunas abaixo, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I Coluna II
1. Astecas ( ) Peru ― cerâmica policromada
2. Incas ( ) México ― códices escritos em cortiça
3. Maias ( ) Cordilheira dos Andes ― cidade fortificada
4. Nazca ( ) México, Guatemala, Belize ― sistema de escrita
A sequência correta, de cima para baixo é:
- 4, 1, 2, 3.
- 2, 3, 4, 1.
- 1, 2, 3, 4.
- 4, 3, 2, 1.
Resposta: A
Resolução:
05. (UECE 2016) Após a expulsão árabe da Península Ibérica, restaram reinos independentes: Castela, Aragão, Leão, Navarra e Galícia. Na Península, esses reinos eram conhecidos como reinos
- ibéricos.
- hispanos.
- cruzados.
- aragoneses.
Resposta: B
Resolução:
06. (UECE 2016) Nas décadas de 1980 e 1990, na América Latina, vários países adotaram medidas constitucionais proibindo a discriminação racial e implementaram reformas que visavam favorecer a cidadania multicultural. No que concerne à inclusão das minorias étnicas e raciais, atualmente, é correto afirmar que a América Latina
- apresenta um alto grau de desigualdade racial e de discriminação contra populações afrodescendentes e indígenas.
- é considerada um exemplo a ser seguido em relação aos direitos dos povos indígenas e tribais.
- tem criado leis garantindo plenos direitos coletivos para os grupos afrodescendentes e indígenas.
- garante essa inclusão com vistas a reparar longos anos de racismo e exclusão.
Resposta: A
Resolução:
07. (UECE 2016) Viveram na região andina pré-hispânica diferentes povos possuidores de uma ampla e antiga diversificação cultural que incluía os paracas, moches, nascas, tiahuanaco, huari, chimus, colas, lupacas e, finalmente,
- maias.
- toltecas.
- incas.
- quetzalcoatl.
Resposta: C
Resolução:
08. (UECE 2015) Os tupamaros são um movimento revolucionário que recorre a diversas formas de luta que incluem as formas terroristas. Porém a palavra terrorismo não basta de modo algum para definilos. Faz três anos, quando eu era chefe da Região Militar n.1, defendíamos que os tupamaros eram a expressão de um fenômeno social. Era necessário procurar suas raízes profundas; não podíamos combatê-los como simples delinquentes. Não se compreendeu assim. O governo preferiu ignorar a magnitude do fenômeno.
Entrevista de Eduardo Galeano a Seregni, publicada en el semanario Marcha el 17 de septiembre de 1971. 17 set.1971.
Assinale a opção que indica o país onde o grupo tupamaros atuou nas décadas de 1960 e 1970.
- Chile.
- Bolívia.
- Argentina.
- Uruguai.
Resposta: D
Resolução:
09. (UECE 2014) A viagem feita por Cristóvão Colombo em 1492 tem a sua relevância, porque abriu inúmeras possibilidades, dentre as quais, o intercâmbio entre povos de diversos continentes, a implementação de um sistema comercial por meio da navegação pelos oceanos e a colonização de novas terras. Significou, para a população nativa, a escravização e a conversão ao cristianismo. A colonização europeia do continente americano só foi possível graças à(s)
- colaboração mútua e à troca de experiências entre mundos diferentes.
- operações de exploração, conquista e destruição cultural sistemática.
- implementação do vigor e do avanço civilizatório.
- conversão dos nativos para a religião católica.
Resposta: B
Resolução:
10. (UECE 2013) O Presidente venezuelano Hugo Chávez, que estava no poder desde 1999, mesmo tendo adotado medidas discutíveis e duramente criticadas internacionalmente, conseguiu estabelecer-se como um dos líderes da América Latina. Com sua morte, o cenário político nesta parte do mundo já demonstra sinais de mudança através
- da proposta de criação da Aliança Bolivariana para as Américas, que reunirá Venezuela, Equador, Bolívia, Cuba e Nicarágua.
- do aumento imediato do preço do petróleo produzido na Venezuela e vendido a países como Cuba, Equador e Chile.
- do apoio norte-americano ao recém-eleito presidente Nicolás Maduro.
- dos impactos econômicos adversos para algumas economias que se aproximaram da Venezuela durante o seu governo.
Resposta: D
Resolução:
11. (UECE 2013) Em 1823, o governo dos Estados Unidos aprovou a Doutrina Monroe. Considere os seguintes itens no que concernem aos objetivos centrais dessa doutrina:
I. Impedir a intervenção europeia nas Américas (do Norte, do Sul e Central).
II. Garantir a supremacia dos Estados Unidos na América do Sul e na América Central.
III. Reforçar o isolacionismo norte-americano do restante do continente, na certeza de sua supremacia.
Correspondem aos objetivos centrais da doutrina Monroe os itens
- I, II e III.
- I e II apenas.
- II e III apenas.
- I e III apenas.
Resposta: B
Resolução:
12. (UECE 2013) Leia atentamente o seguinte fragmento:
“Na verdade não inventei Peron nem Eva Peron, a milagrosa. Eles nasceram como reação a seus maus governos. Eu não inventei Peron, nem Evita Peron, nem sua doutrina. Não trouxe, em sua defesa, um povo a quem vocês e os seus tenham enterrado em um longo caminho de miséria. Nasceram de vocês, por vocês e para vocês.”
DANIEL, James. Os Antecedentes: O Peronismo e a Classe Trabalhadora, in ROLEMBERG, Denise e QUADRAT, Samantha (orgs). A Construção Social dos Regimes Autoritários. Legitimidade, consenso e consentimento no século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
O Peronismo foi emblemático na emergência do populismo na Argentina na década de 1940. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.
I. A emergência do governo de Juan Peron foi resultante da ineficácia dos governos que o antecederam.
II. O Governo de Juan Peron levou a Argentina e sua população ao empobrecimento.
III. Enquanto o Peronismo expressou os desejos das classes trabalhadoras, ele também foi resultado das ações das elites argentinas.
Está correto o que se afirma em
- I, II e III.
- I e II apenas.
- II e III apenas.
- I e III apenas.
Resposta: D
Resolução:
13. (UECE 2013) “Para os que concebem a história como uma disputa, o atraso e a miséria da América Latina são o resultado do seu fracasso. Perdemos; outros ganharam. Mas, acontece que aqueles que ganharam, ganharam graças ao que nós perdemos”.
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Porto Alegre: Editora L & PM, 2010.
Sobre a América Latina, o excerto permite-nos afirmar corretamente que
- sua pobreza histórica foi resultante da cobiça das metrópoles europeias.
- seu desenvolvimento tardio foi resultado de sua própria fragilidade.
- a miséria nela percebida se deu em virtude das guerras que aconteceram entre colônias e metrópoles.
- seu desenvolvimento foi resultado da generosidade dos colonizadores.
Resposta: A
Resolução:
14. (UECE 2012) Em relação à sociedade que foi gestada na, posteriormente denominada, América Portuguesa, no período colonial, pode-se afirmar corretamente que
- as etnias tribais que sobreviveram e, de algum modo, mesclaram-se ao colonizador lusitano deram origem a uma sociedade uniforme , transformada pelo elemento estrangeiro à sua semelhança.
- tal sociedade foi resultante de um processo civilizatório, que teve a linha evolutiva da sua população interrompida, para depois ser subjugada e ter seus remanescentes recrutados como mão de obra de uma nova sociedade que nascia.
- aquela era uma sociedade claramente bipartida, com uma definição rural e outra urbana, bem definida por uma classe dominante letrada e um segmento dominado com ampla cultura erudita.
- nessa sociedade, era clara a ascensão das sociedades indígenas originais, partindo de sua condição tribal a uma civilização urbana e integrada na economia de âmbito internacional, que a navegação possibilitara.
Resposta: B
Resolução:
15. (UECE 2012) “Entre 1838 e 1901, a U. S. Navy realizou 12 (doze) viagens para a América Latina, as quais foram documentadas pelos comandantes dos navios, por meio de narrativas, relatos e diários de viagens. Esse aparato discursivo teve ampla circulação entre a Europa e as Américas, especialmente entre as associações científicas e academias militares.”
JUNQUEIRA, Mary A. Ciência, técnica e as expedições da marinha de guerra norte-americana, U.S. Navy, em direção à América Latina (1838- 1901). In: Varia História. v.23 n.38. Belo Horizonte jul./dez. 2007. p. 334-349.
Segundo a autora, as viagens da Marinha Americana à América Latina
- puderam estabelecer redes de relações e intercâmbios variados, em um mundo que se tornava mais e mais interconectado.
- tiveram interesses vários, sobretudo para propor a criação de narrativas e romances sobre a América Latina.
- criaram associações científicas e academias militares em diferentes localidades da América Latina.
- foram atividades isoladas e, apesar da repercussão inicial, o interesse americano nas viagens continuou no decorrer do século XX.
Resposta: A
Resolução:
16. (UECE 2011) Juan Domingos Perón, estadista e militar argentino, adotou uma política apoiada no Proletariado, no Exército e na Igreja; apoiou-se no populismo de cunho nacionalista, inspirado em doutrinas fascistas de propaganda após a Primeira Guerra Mundial conquistando o apoio popular. Sobre o pensamento de Perón é correto afirmar que
- tornou-se uma doutrina política conhecida como peronismo.
- foi radicalmente repudiado como força política majoritária na Argentina.
- atualmente, não possui nenhuma representatividade no cenário político argentino.
- inspirou vários movimentos de libertação na América Latina.
Resposta: A
Resolução:
17. (UECE 2011) Estima-se que quando os espanhóis chegaram ao continente americano, a capital Asteca, Tenochtitlán, contava com uma população com cerca de 200 mil habitantes. Rica e bela, possuía vários canais, por onde navegavam barcos carregados de mercadorias, e aquedutos apropriados para conduzirem as águas das montanhas até a cidade. Sobre essa cidade é correto afirmar-se que
- era considerada a morada sagrada dos deuses e tornou-se rica graças às doações recebidas de todos os povos.
- cresceu e manteve-se economicamente afluente graças aos pesados impostos que eram pagos em mercadorias pelos povos vencidos.
- teve uma arquitetura exuberante graças à contribuição do povo maia então submetido.
- cresceu significativamente a partir da chegada dos espanhóis.
Resposta: B
Resolução:
18. (UECE 2010) O processo de colonização da América Espanhola foi intenso e violento. Os espanhóis utilizaram largamente de agressividade, superioridade técnica militar, assim como de diferentes formas de exploração do trabalho indígena, sendo a encomienda a mais comum. Sobre a encomienda assinale o correto.
- Constituía-se em forma de trabalho remunerado com algumas moedas de prata, proposta pelo rei da Espanha para a população indígena.
- Era o direito de capturar indígenas, dado pelo rei aos encomienderos que, em troca, deveriam proporcionar aos nativos educação cristã.
- Constituía-se em trabalho compulsório temporário no qual o indígena trabalhava por um período e depois podia livremente deixar de prestar serviços para a coroa espanhola.
- Era um acordo firmado entre espanhóis e líderes indígenas para fornecimento de mão de obra nas minas de prata.
Resposta: B
Resolução: