Dinâmica
Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Dinâmica com questões da Vestibulares Militares
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Dinâmica.
01. (EEAR) Uma mola está suspensa verticalmente próxima à superfície terrestre, onde a aceleração da gravidade pode ser adotada como 10m/s2. Na extremidade livre da mola é colocada uma cestinha de massa desprezível, que será preenchida com bolinhas de gude, de 15g cada. Ao acrescentar bolinhas à cesta, verifica-se que a mola sofre uma elongação proporcional ao peso aplicado. Sabendo-se que a mola tem uma constante elástica k = 9,0N/m, quantas bolinhas é preciso acrescentar à cesta para que a mola estique exatamente 5cm?
- 1
- 3
- 5
- 10
02. (EsPCEx) Um carro de uma tonelada, inicialmente em repouso, é submetido à ação de uma força resultante, horizontal e constante, de 2000 N.
A velocidade desse carro, dez segundos após o início da ação da força resultante, em km/h, vale
- 20
- 25
- 72
- 108
- 118
03. (EEAR) Um trem de 200 toneladas consegue acelerar a 2 m/s2. Qual a força, em newtons, exercida pelas rodas em contato com o trilho para causar tal aceleração?
- 1. 105
- 2. 105
- 3. 105
- 4. 105
04. (EN) Analise a figura abaixo.
A figura acima mostra a seção reta longitudinal de uma caçamba rígida preenchida com troncos de madeira e apoiada sobre o plano inclinado de Ɵ° por meio de pés retangulares transversais distantes D = 3,0m um do outro. O equilíbrio estático da caçamba é mantido utilizando vários calços fixos. Considere o centro de massa CM distante h = 1,0m do plano inclinado e equidistante dos pontos A e B nos quais estão aplicadas as resultantes das forças de contato, sendo A, B e CM pertencentes ao mesmo plano perpendicular ao plano inclinado.
Desprezando o atrito, na iminência de a caçamba tombar (reação normal NB = 0), a tangente do ângulo Ɵ vale:
- 2,0
- 1,5
- √3
- 0,50
05. (EEAR) Um garoto com um estilingue tenta acertar um alvo a alguns metros de distância. (1) Primeiramente ele segura o estilingue com a pedra a ser arremessada, esticando o elástico propulsor. (2) Em seguida ele solta o elástico com a pedra. (3) A pedra voa, subindo a grande altura. (4) Na queda a pedra acerta o alvo com grande violência. Assinale os trechos do texto correspondentes às análises físicas das energias, colocando a numeração correspondente.
( ) Conversão da energia potencial elástica em energia cinética.
( ) Energia cinética se convertendo em energia potencial gravitacional.
( ) Energia potencial gravitacional se convertendo em energia cinética.
( ) Usando a força para estabelecer a energia potencial elástica.
A sequência que preenche corretamente os parênteses é:
- 1 – 2 – 3 – 4
- 2 – 3 – 4 – 1
- 3 – 4 – 1 – 2
- 4 – 1 – 2 – 3
06. (EN) Considere um bloco de gelo de 80,0 kg deslizando, com velocidade constante v, em um plano inclinado de 30º com a horizontal.
Sabendo que a massa de gelo que derrete por minuto, em consequência do atrito, é de 20,0 g, e que o calor latente de fusão do gelo é 336 J/g, qual o valor da velocidade v, em centímetros por segundo?
Dado: g = 10m/s²
- 4,20
- 16,8
- 20,4
- 28,0
- 32,0
07. (EsPCEx) Um corpo de massa igual a 4 kg é submetido à ação simultânea e exclusiva de duas forças constantes de intensidades iguais a 4 N e 6 N, respectivamente. O maior valor possível para a aceleração desse corpo é de:
- 10,0 m/s²
- 6,5 m/s²
- 4,0 m/s²
- 3,0 m/s²
- 2,5 m/s²
08. (EN) Uma cabine de elevador de massa M é puxada para cima por meio de um cabo quando, de seu teto, se desprende um pequeno parafuso.
Sabendo que o módulo da aceleração relativa do parafuso em relação à cabine é de 4/5 g, onde g é o módulo da aceleração da gravidade, qual a razão entre o módulo da tração T no cabo e o peso P da cabine, T/P?
- 1/2
- 2/3
- 3/4
- 4/5
- 1
09. (EEAR) Um bloco de massa m = 5 Kg desliza pelo plano inclinado, mostrado na figura abaixo, com velocidade constante de 2 m/s. Calcule, em Newtons, a força resultante sobre o bloco entre os pontos A e B.
- zero
- 7,5 N
- 10,0 N
- 20,0 N
10. (AFA) O bloco da Figura 1 entra em movimento sob ação de uma força resultante de módulo F que pode atuar de três formas diferentes, conforme os diagramas da Figura 2.
Com relação aos módulos das velocidades v1, v2 e v3 atingidas pelo bloco no instante t = 2 s, nas três situações descritas, pode-se afirmar que
- v1 > v2 > v3
- v2 > v3 > v1
- v3 < v1 < v2
- v2 < v3 < v1