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Governos Militares

Lista de 07 exercícios de História com gabarito sobre o tema Governos Militares com questões da Fuvest.




1. (Fuvest) O próximo presidente da República será eleito, em 15 de janeiro de 1985, por um Colégio Eleitoral composto por:

  1. todos os prefeitos das capitais, todos os deputados federais e estaduais.
  2. todas as pessoas alfabetizadas, maiores de 18 anos, portadoras do titulo eleitoral.
  3. todos os deputados federais e senadores e uma representação de seis deputados estaduais de cada Assembléia Legislativa.
  4. 138 representantes dos governadores estaduais e todos os componentes do Congresso Nacional.
  5. todos os deputados estaduais e federais e todos os senadores.

2. (Fuvest) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970

  1. não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.
  2. alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.
  3. propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
  4. favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo
  5. alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.

3. (Fuvest) Sobre o fim do período militar no Brasil (1964-1985), pode-se afirmar que ocorreu de forma:

  1. conflituosa, resultando em um rompimento entre as forças armadas e os partidos políticos.
  2. abrupta e inesperada, como na Argentina do General Galtieri.
  3. negociada, como no Chile, entre o ditador e os partidos na ilegalidade.
  4. lenta e gradual, como desejavam setores das forças armadas.
  5. sigilosa, entre o presidente Geisel e Tancredo Neves, à revelia do exército e dos partidos.

4. (Fuvest) “Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

Esse Manifesto revela que os militares

  1. estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
  2. eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
  3. justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
  4. apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
  5. eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

5. (Fuvest) Paralelamente à abertura da Transamazônica processa-se o trabalho da colonização, realizado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). As pequenas agrovilas se sucedem de vinte em vinte quilômetros à margem da estrada, e nos cem hectares que cada colono recebeu são plantados milho, feijão e arroz. Já no próximo mês começará a plantação de cana-de-açúcar, cujas primeiras mudas, vindas dos canaviais de Sertãozinho, em São Paulo, acabaram de ser distribuídas. Jovens agrônomos, recém-saídos da universidade, orientam os colonos... No meio da selva começam a surgir as agrovilas. Vindos de diferentes regiões do país, os colonos povoam as margens da Transamazônica e espalham pelo chão virgem o verde disciplinado das culturas pioneiras. Os pastos da região são excelentes.

Revista Manchete, 15 de abril de 1972.

Segundo o texto, é correto afirmar que a Transamazônica, cuja construção se iniciou no regime militar (1964-1985), representou, inclusive,

  1. um projeto para eliminar o controle nacional e estatal dos recursos naturais da Amazônia, facilitando o avanço de interesses britânicos na região.
  2. um esforço de ampliar as áreas de ocupação na Amazônia e de construir a ideia de que se vivia um período de avanço, integração e crescimento nacional.
  3. uma superação das dificuldades de comunicação e deslocamento entre o Sul e o Norte do país, facilitando a migração e permitindo plena integração entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
  4. uma tentativa de reaquecer a economia da borracha, com a criação de rotas de escoamento rápido da produção em direção aos portos do Sudeste.
  5. um projeto de utilização dessa estrada para delimitar as fronteiras entre os estados da região.

6. (Fuvest) O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) foi criado em 1984, inserido em um contexto de

  1. abertura política democrática no Brasil e de crescente insatisfação com as políticas agrárias nacionais então vigentes.
  2. fortalecimento da ditadura militar brasileira e de aumento da imigração estrangeira para o país.
  3. declínio da oposição armada à ditadura militar brasileira e de aumento da migração das cidades para o campo.
  4. aumento da dívida externa brasileira e de disseminação da pequena propriedade fundiária em todo o país.
  5. crescimento de demanda externa por commodities brasileiras e de grandes progressos na distribuição de terra, no Brasil, a pequenos agricultores.

7. (Fuvest) No início de 1969, a situação política se modifica. A repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas. O movimento estudantil reflui. A oposição liberal está amordaçada pela censura à imprensa e pela cassação de mandatos.

Apolônio de Carvalho. Vale a pena sonhar. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 202.

O testemunho, dado por um participante da resistência à ditadura militar brasileira, sintetiza o panorama político dos últimos anos da década de 1960, marcados

  1. pela adesão total dos grupos oposicionistas à luta armada e pela subordinação dos sindicatos e centrais operárias aos partidos de extrema esquerda.
  2. pelo bipartidarismo implantado por meio do Ato Institucional nº 2, que eliminou toda forma de oposição institucional ao regime militar.
  3. pela desmobilização do movimento estudantil, que foi bastante combativo nos anos imediatamente posteriores ao golpe de 64, mas depois passou a defender o regime.
  4. pelo apoio da maioria das organizações da sociedade civil ao governo militar, empenhadas em combater a subversão e afastar, do Brasil, o perigo comunista.
  5. pela decretação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do regime.