Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Guia de Estudos > Qual é a melhor de maneira de aprender

Qual é a melhor de maneira de aprender

Hoje você vai aprender qual é a melhor maneira de aprender algo que estamos estudando.

Tópicos

  • 1. Hoje vamos falar sobre a melhor forma de aprender, que é ensinado
  • 2. Por onde ensinar outras pessoas?
  • 3. Como ensinar outras pessoas pelo Google Classroom?

Hoje vamos falar sobre a melhor forma de aprender, que é ensinado.

Imagine que você está aprendendo um tema da física, suponhamos que você não tem todo o conhecimento daquele conteúdo, porém por ter aprendido uma parte decide ensinar para ajudar alguém.

Ao fazer isso, você irá primeiramente saber onde tem maior domínio, o que é importante até para a sua autoestima, uma vez que terá incentivo para continuar aprendendo mais.

Em um segundo momento vai perceber que em parte do conteúdo você tem mais dificuldades em explicar, o que não significa que não sabe, e sim que precisa revisar aquele conteúdo novamente.

Em um terceiro momento vai perceber que certas partes você fala muito, porém diz pouco, logo precisa sintetizar aquele conhecimento, para explicar de forma mais construtiva. Segundo Albert Einstein, se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa.

Em um quarto momento, muitas vezes quando receber uma dúvida, vai perceber as lacunas do seu aprendizado, e quais parte você não aprendeu devidamente.

Além disso devemos lembrar da importância de se ensinar o que se aprende, tendo em vista que você está cooperando para facilitar a vida de outras pessoas, e em um mundo onde muitas pessoas deixam de passar um conhecimento por egoísmo ou competitividade, esta postura ajuda na evolução da sociedade.

Por onde ensinar outras pessoas?

1. Cursinhos Populares: Atualmente existem diversos cursinhos populares criados não só por prefeituras como por estudantes.

2. Aulas Online: Outra opção é tirar um ou dois da semana para ensinar algo pelo Google Sala de Aula, mais conhecido como Google Classroom.

3. WhatsApp/Telegram: Outro meio de ensinar é pelo mensageiro, como o WhatsApp e Telegram, onde você pode dar suporte para um ou mais estudantes, tirando dúvidas, ou participando de grupos e ajudando quem está nele.

4. Produção de vídeos: Produzir vídeos para o YouTube, Instagram, Facebook ou até mesmo o Tik Tok, é uma forma de passar o seu conhecimento, inclusive o Projeto Agatha tem o seu canal.

5. Produção de conteúdo: Assim como milhares de outros sites, o Projeto Agatha Edu busca ajudar outros estudantes compartilhando conhecimento, o que resulta em mais conhecimento para o seu criador, que vos fala. Então produzir conteúdo em formato de blog, ou até mesmo em PDF, é uma forma de ensinar outras pessoas.

6. Ajudando os colegas: Se você está na escola ou faculdade, pode simplesmente ensinar os seus colegas aquelas matérias onde tem maior facilidade, podendo por exemplo, criar um grupo de estudos.

Como ensinar outras pessoas pelo Google Classroom?

1. Acesse o Google Classroom, e faça login com a sua conta.

2. Ao clicar no ícone "+", você precisa aceitar os termos do Google.

3. Depois basta criar a sua turma. Sendo o nome da turma obrigatório.

4. Para seus alunos acessarem a sua aula, basta selecionar o código da turma.

Como entrar em uma turma

1. Faça login no Google Classroom, clique no "+" > "participar da turma".

2. Depois basta inserir o código da turma.