Banca: FCCVer cursos

2018

Cargo: TRT 6 - Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Existe uma aldeia global do ponto de vista técnico, mas, do ponto de vista da recepção, a diversidade é extraordinária, e isso significa que pode acontecer o inverso do que a comunicação pretende. O objetivo dela é aproximar as pessoas. No entanto, quando elas se aproximam, percebem que existem mais diferenças do que semelhanças. A dificuldade da comunicação não é gerir a semelhança, mas a diferença.

(Adaptado de: WOLTON, Dominique. Apud MILAN, Betty. O Século: entrevistas. São Paulo: EMM, 2017. Formato digital)

Considerando o que se afirma acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre:

A comunicação e os conflitos que surgem com a diversidade.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Técnico Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Mulher de 63 anos, cozinheira, tabagista desde os 13 anos de idade e residente em zona rural, relata cozinhar em fogão a lenha desde os seus 24 anos de idade. Apresenta história de dispneia progressiva, com tosse produtiva, expectoração branca e sibilos há seis dias. Foram realizados espirometria e outros exames que permitiram o diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Além das medicações prescritas pelo pneumologista, foi indicada terapia com oxigênio domiciliar.

Diante do caso exposto, defina a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, descreva os principais fatores de risco, cite pelo menos duas atividades de prevenção e promoção à saúde e comente como deve ser o acolhimento e os cuidados que a equipe de enfermagem pode oferecer ao paciente que está em terapia com oxigênio domiciliar.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Técnico Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas

novo

Salvar em caderno (3) Meus Cadernos

Texto I

Poema em linha reta (Álvaro de Campos)

“[…]

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo

Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,

Nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida…

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana

Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;

Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!

Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.

Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?

Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!

Onde é que há gente no mundo?

[…]”

(Fernando Pessoa. Quando fui outro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.)

Texto II

A internet nos pressiona a ser feliz?

Hoje a pressão por viajar e se divertir é tão grande quanto a que nossos pais sofriam por

ter uma vida estável.

Outro dia, em uma conversa com amigos em um grupo de e-mails, falávamos sobre como a nossa geração está cada vez mais nômade. Temos uma obsessão por ser feliz e viajar, curtir a vida. E mostrar para todo mundo ver. Por isso há dias em que nossas timelines viram uma bela coleção de gente feliz e sem problemas eternizadas em fotos com filtros coloridos […] Se formos nos basear nas fotos dos amigos no Face ou no Instagram, parece que todos comem todo dia nos melhores restaurantes e vivem numa longa viagem ao redor do mundo. Mas eu e você sabemos que a realidade é bem menos atraente.

Outro dia comentei no Facebook as fotos de viagem de uma amiga com o namorado pelo interior da Itália. Pareciam tão felizes. Lindos, no paraíso. E aí a amiga veio e me disse em particular: “na verdade foi horrível, brigamos durante a viagem inteira”. As fotos dela mentiam. Como tantas outras minhas, suas e de todos os nossos amigos mentem diariamente. Por quê?

Fragmentos: https://www.bayerjovens.com.br/pt/colunas/coluna/?

materia=a-internet-nos-pressiona-a-ser-feliz-

Texto III

“Talvez não exista pior privação, pior carência, que a dos perdedores na luta simbólica por reconhecimento, por acesso a uma existência socialmente reconhecida, em suma por humanidade.”

(Pierre Bourdieu, Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.)

Texto IV

“O valor mais característico da sociedade de consumidores, na verdade seu valor supremo, em relação ao qual todos os outros são instados a justificar seu mérito é uma vida feliz. A sociedade de consumidores talvez seja a única na história humana a prometer felicidade na vida terrena, aqui e agora e a cada “agora” sucessivo. Em suma, uma felicidade instantânea e perpétua.”

(Zygmunt Bauman. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.)

Os excertos de textos, oferecidos como motivadores temáticos, promovem, conjuntamente, uma reflexão sobre a exposição e a busca por reconhecimento pessoal construídas com base em uma realidade pré-fabricada em aspectos tais como aparência, idealização, realização, felicidade e autoafirmação. Nesse sentido, a partir da leitura dos textos de apoio e do seu conhecimento de mundo, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema: A busca por reconhecimento pessoal na sociedade contemporânea: causas e consequências.

Selecione fatos e argumentos, relacionando-os, de modo coeso e coerente, para construir seu ponto de vista.

Banca: FCCVer cursos

2018

Cargo: TRT 15 - Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Cargo: Técnico Judiciário - TRT 15ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (2) Meus Cadernos

Para o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, as pessoas se vendem como autênticas porque “todos querem ser diferentes uns dos outros”, o que os força a “produzir a si mesmos”. E é impossível ser verdadeiramente diferente hoje porque “nessa vontade de ser diferente prossegue o igual”. O resultado disso é que o sistema só permite que existam “diferenças comercializáveis”.

Outro sintoma do mesmo problema, para Han, é a onda de binge watching (maratonas de séries) − pessoas assistem continuamente só aquilo de que gostam, mais uma vez multiplicando o igual, nunca o diferente ou o outro.

(Adaptado de: GELI, Charles. “Byung-Chul Han”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/07)

Com base nas ideias acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Técnico Judiciário

Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas

novo

Salvar em caderno (2) Meus Cadernos

Erasmo, agente público lotado no Fórum Trabalhista de Porto Real/RJ, é o responsável pela manutenção da segurança do átrio do estabelecimento, sendo a ele juridicamente possibilitada a tomada de decisões que garantam a integridade física dos demais funcionários e que preservem o patrimônio público presente no local.

Em determinado dia, adentrou no prédio um cidadão segurando um porrete em suas mãos. Trata-se de Alexandre, empresário insatisfeito com sua derrota obtida em ação trabalhista que o condenou a pagar verbas indenizatórias valorosas a um ex-empregado de seu estabelecimento comercial.

Alexandre direciona-se até o balcão da Vara Trabalhista e começa a ameaçar os servidores que ali trabalham, bem como anuncia que destruirá toda a estrutura daquela repartição.

Quando Alexandre movimenta-se no sentido de atingir um dos computadores da Vara Trabalhista com o porrete, Erasmo rapidamente intervém e o surpreende por trás, atingindo Alexandre, com uma pancada na cabeça, com seu cassetete. Alexandre imediatamente desmaia e é levado ao hospital e, horas depois, recebe alta hospitalar.

Acerca da ação de Erasmo, redija um texto dissertativo e fundamente necessariamente abordando:

Qual instituto jurídico penal foi utilizado por ele para justificar sua ação de lesão corporal.

E excluí-lo de crime, relacionando a legislação aplicável com o fato enunciado.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (15) Meus Cadernos

Carlos é Oficial de Justiça e recebeu um mandado de cumprimento para a citação da empresa Pizzaria Massas Finas Ltda., situada em um Hotel Fazenda, local não abrangido pelo serviço de entrega domiciliar de correspondência. O mandado em questão é referente a uma ação que a ex-empregada, Cristina, ingressou, no dia 10 de fev. de 2018, pleiteando verbas, com valor da causa de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais), sendo a audiência agendada para o dia 15 de mar. de 2018.

Diante do exposto, responda a questão, apresentando se há alguma relação entre o estabelecimento comercial da empresa não ser abrangido por entrega domiciliar de correspondência e a citação ter sido direcionada a Carlos para cumprimento; em qual horário Carlos deve cumprir o mandado de citação; se, na hipótese de Carlos não encontrar representantes da empresa, a citação poderia ser feita por edital; e se o representante da reclamada, devidamente citado, não puder comparecer à audiência agendada, poderá se fazer substituir por um amigo.

Justifique suas respostas, pautando-se, inclusive, na Lei nº 13.467/2017.

Banca: FCCVer cursos

2018

Cargo: TRT 2 - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

I

Em sua Genealogia da Moral, Nietszche lança a pergunta sobre a origem do bem e do mal, ou melhor, das noções de bem e mal, de certo e errado, e de sua aplicabilidade universal, pondo em causa, assim, uma ligação que, para ele, existia entre a filosofia e as religiões, e que se estendia mesmo para a organização dos Estados e dos sistemas econômicos, a crença em um bem absoluto.

II

A autonomia do sujeito tem relação estreita com o conhecimento de sua própria natureza e de suas necessidades, em um movimento que tanto mais se opõe à lógica da generalização quanto mais singulares nos percebemos.

Com base nos dois excertos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo. Justifique sua resposta.

Banca: FCCVer cursos

2018

Cargo: TRT 2 - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Que o crescimento do capital e os interesses dos investidores tenham leis que dependem de uma matemática acadêmica é perfeitamente admissível.

Que essas leis entrem em contradição com os limites impostos pelos sistemas nacionais de legislação social é igualmente claro.

Mas que sejam leis históricas inelutáveis, às quais seja inútil se opor, e que prometam para as gerações futuras uma prosperidade que vale o sacrifício dos sistemas de proteção social, isso não é mais uma questão de ciência, mas de fé.

Os partidários do liberalismo econômico integral penam para demonstrar que a livre circulação de capitais seja a medida que conduzirá a humanidade a um futuro melhor.

(Adaptado de: RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Trad. Mariana Echalar. São Paulo, Boitempo Editorial 2014, edição digital)

Com base na afirmação acima elabore um texto dissertativo-argumentativo. Justifique sua resposta.

Banca: FCCVer cursos

2018

Cargo: TRT 15 - Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 15ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (3) Meus Cadernos

A conhecida frase “A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro” é entendida, por uns, como uma necessária restrição, e, por outros, como uma necessária garantia. Considere essa dupla interpretação e manifeste seu ponto de vista diante dela em um texto dissertativo-argumentativo.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (2) Meus Cadernos

Sabe-se que uma subestação de energia elétrica é um conjunto de diversos equipamentos e dispositivos elétricos destinados a alterar as características da energia elétrica (tensão e corrente), permitindo a sua utilização em níveis adequados. Considerando que o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região será transferido para uma nova sede, cujo projeto elétrico deve ser analisado pelo Analista Judiciário da Especialidade Engenharia Elétrica e que foi solicitado seu parecer sobre aspectos relacionados à subestação de energia elétrica de 500 kVA. Sabendo que a subestação contará com dois (2) transformadores trifásicos ligados em paralelo, responda, de maneira discursiva, quais condições devem ser atendidas para que os transformadores da subestação trabalhem em condição de paralelismo e quais são as principais vantagens e desvantagens dessa opção de paralelismo dos transformadores.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (10) Meus Cadernos

José Carlos tem contrato de trabalho anotado em CTPS, desde 02 de jan. de 2014, com a empresa Supermercados Boa Compra Ltda. Foi contratado para trabalhar das 08h às 17h30, com 01 hora e 30 minutos de intervalo para repouso e alimentação. No entanto, no último ano de contrato do trabalho, em razão da demissão de 40% dos funcionários da empresa, o empregador exigiu que José Carlos passasse a cumprir jornada das 08h às 23h, sem intervalo para repouso e alimentação, folgando aos domingos, mas trabalhando em todos os feriados, sem qualquer ajuste prévio nesse sentido. Também, nos últimos 06 meses, a empresa deixou de pagar os salários a José Carlos e demais empregados, tornando a situação financeira do trabalhador insustentável. José Carlos verificou, ainda, que a empresa deixou de efetuar os depósitos em sua conta vinculada do FGTS nos últimos 12 meses. O empregado gozou de todas as férias cujo direito adquiriu, bem como recebeu os décimos terceiros salários relativos aos anos de 2014, 2015 e 2016. A convenção coletiva da categoria não estabelece adicionais diferenciados em relação às horas extras. Em 15 de abr. de 2018, José Carlos decidiu buscar o Poder Judiciário para solucionar a situação. Considerando tais assertivas, aponte qual providência poderá tomar José Carlos em juízo para pleitear seus direitos, buscando fazer valer a legislação trabalhista no caso concreto, apontando, também, os pedidos que poderão ser deduzidos no processo em relação a cada situação vivida pelo empregado no dia a dia laboral. Esclareça, ainda, as consequências decorrentes de eventual depósito, pelo empregador, por ocasião da audiência eventualmente designada, dos salários em atraso e do 13º salário relativo ao ano de 2017, bem como a comprovação, nesse mesmo ato, de efetivação dos depósitos fundiários.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (11) Meus Cadernos

Paulo da Costa ajuizou reclamatória trabalhista em face do Banco do Trilhão S/A. O juízo fracionou a audiência trabalhista, realizando audiência para tentativa de conciliação, que restou infrutífera. Nessa ocasião, designou audiência de instrução e julgamento para oitiva das testemunhas. O juízo facultou às partes trazerem as testemunhas à audiência, independentemente de intimação, ou apresentar o rol respectivo em 10 dias para aquelas, a fim de que fossem intimadas pelo juízo, sob pena de serem ouvidas somente as que comparecessem. Paulo, no prazo estipulado pelo juízo, requereu a intimação da testemunha Maria da Silva, declarando que as demais compareceriam à audiência independentemente de intimação. O Banco do Trilhão, por sua vez, nada declarou ou requereu no que se refere às testemunhas que pretendia ouvir. Por ocasião da audiência de instrução, compareceram as testemunhas Maria da Silva, intimada pelo juízo, bem como, a convite do reclamante, Elizabete dos Santos, ex-colega de trabalho deste e que também ajuizara reclamatória em face do Banco Trilhão; compareceu, ainda, Pedro da Costa, também ex-empregado do reclamado e irmão de Paulo. O Banco do Trilhão, por sua vez, compareceu à audiência acompanhado da testemunha Vicente Rodrigues, que foi superior imediato do reclamante, a quem este acusa de assédio moral e com o qual teve grave desentendimento durante o pacto laboral, chegando às vias de fato, sendo que, relativamente a tais fatos, houve ampla divulgação na imprensa local e há ostensiva documentação nos autos. Aberta a audiência, o advogado do reclamado requereu para que, assim que prestasse depoimento, o preposto fosse dispensado de permanecer em audiência, em razão de compromisso na empresa. Requereu, ainda, que a audiência fosse realizada a portas fechadas, apenas com a presença dos serventuários da Justiça, das partes e testemunhas, quando apregoadas. Ademais, o reclamado contraditou as testemunhas do reclamante. Quanto à testemunha Elizabete dos Santos, aduziu que esta não poderia testemunhar com isenção de ânimo em razão de também estar demandando em face do banco. Relativamente à testemunha Pedro da Costa, argumentou que, de modo algum, este poderia ser ouvido no processo, por ser irmão do reclamante. O reclamante, de seu turno, contraditou a testemunha Vicente, em virtude dos fatos narrados, enfatizando que, de forma alguma, este poderia ser ouvido no feito.

Diante dos requerimentos do reclamado no que se refere à liberação do preposto, à realização da audiência a portas fechadas, bem como das contraditas das testemunhas Elizabete e Pedro e, ainda, diante da contradita do reclamante em face da testemunha Vicente, diga como o juízo deve deliberar à luz da legislação trabalhista, aplicável no que tange à audiência de instrução e julgamento e à prova testemunhal, fundamentando a resposta. Considere, com relação às contraditas das testemunhas por ambas as partes, que todas as alegações estão suficientemente demonstradas nos autos. Descreva, ainda, a ordem em que, em regra, serão ouvidas as partes e as testemunhas na audiência.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (2) Meus Cadernos

Em um setor da organização pública X, observou-se, nos últimos meses, uma queda na produtividade acompanhada de um número preocupante de afastamentos de profissionais por questões relacionadas à saúde mental do trabalhador. Segundo relato de trabalhadores do referido setor, há uma alta carga mental para a realização do trabalho aliada à necessidade de tomadas de decisões rápidas e com alto grau de responsabilidade para o cumprimento de atividade/metas. Isso produziu, nos últimos meses, uma sobrecarga de trabalho, prazos curtos e períodos irregulares de trabalho, provocando alto grau de ansiedade e fadiga mental nos trabalhadores. Diante da situação, o profissional de Psicologia, integrante de equipe multidisciplinar do setor de recursos humanos, é procurado para, junto de sua equipe, desenvolver um programa de saúde do trabalhador com foco no desenvolvimento de estratégias de prevenção ao adoecimento mental no trabalho.

A partir da situação hipotética descrita, elabore um texto visando à construção básica de um programa de prevenção ao adoecimento e promoção de saúde mental do trabalhador no referido setor.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Foi realizada uma vistoria, em um edifício do Tribunal Regional do Trabalho, com o objetivo de verificar as causas do descolamento de pastilhas cerâmicas da fachada da edificação.

Na vistoria, verificou-se que: (a) as pastilhas cerâmicas se descolavam em grandes placas; (b) as áreas onde aconteceram os descolamentos situavam-se nas fachadas onde ocorre a ação mais intensa da insolação direta ou nas regiões contíguas às juntas de dilatação; (c) outras áreas, além daquelas onde ocorreu o descolamento, apresentavam som cavo à percussão; (d) as pastilhas foram assentadas com papel perfurado colado à face interna das pastilhas, e a área perfurada do papel corresponde a 50% da área total.

A partir da anamnese do caso, relatou-se que:

(i) o edifício foi construído cerca de dez anos antes da vistoria; aproximadamente seis meses antes da vistoria todo o revestimento da fachada foi refeito; um mês antes da vistoria, começaram a ocorrer os descolamentos; (ii) no manual do fabricante das pastilhas, encontra-se recomendação do uso de argamassa adesiva quando a base é em emboço desempenado, situação constatada na edificação em análise.

Exames “in loco” de arrancamento de pastilhas demonstraram que, mesmo nos locais que apresentavam som cavo, a força de arrancamento necessária foi relativamente grande devido ao fenômeno de encunhamento das juntas.

Exames realizados em laboratório de caracterização de amostras de argamassa adesiva similar à usada na obra e das pastilhas cerâmicas usadas demonstraram que elas eram de boa qualidade e que as pastilhas apresentaram uma película de cola de amido sobre a superfície dos furos do papel perfurado colado à face interna das pastilhas.

Ensaios de aderência, realizados em laboratório, a partir de materiais, componentes e técnica de assentamento similares aos empregados na obra, utilizando-se a mesma base e empregando pastilhas com e sem papel perfurado no verso, demonstraram ser adequada a aderência da argamassa adesiva empregada. O mesmo não pode ser dito quanto à existência do papel perfurado entre a pastilha e a argamassa, ocorrendo, no caso da existência do papel perfurado e da película de cola de amido, uma sensível diminuição da aderência.

Com base na situação descrita, solicita-se a apresentação do diagnóstico e a indicação da conduta recomendada.

Banca: Instituto AOCPVer cursos

2018

Cargo: TRT 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 1ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (0) Meus Cadernos

É necessário adquirir uma bomba centrífuga para uma instalação predial localizada na cidade do Rio de Janeiro – RJ. A bomba irá alimentar uma caixa d’água no topo de um edifício, retirando água de um reservatório no térreo. Elabore uma especificação técnica de compra, destacando as principais características necessárias para a aquisição de um conjunto de motor elétrico e bomba. Trata-se de uma instalação hipotética, portanto não é necessário especificar os dados, ou seja, pode-se deixar em função de incógnitas.

Exemplo: Vazão nominal da bomba: “Q” m³/h.

A especificação deverá possuir de 20 a 30 linhas. Atenha-se às características técnicas da bomba e da instalação e não inclua considerações comerciais.

Banca: FCCVer cursos

2018

Cargo: TRT 15 - Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Cargo: Analista Judiciário

Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas

novo

Salvar em caderno (16) Meus Cadernos

José é motorista da Transportadora Passo Lento Ltda. desde janeiro de 2012. Após cometer diversas infrações dolosas de trânsito que ocasionaram a perda da habilitação, foi dispensado por justa causa, em 05 de março de 2018, data em que a empresa tomou ciência do fato.

As verbas rescisórias foram pagas em 19 de março, oportunidade em que foi devolvida a CTPS do empregado, devidamente atualizada.

A Empresa Passo Lento Ltda. não quitou as férias vencidas e proporcionais devidas ao empregado, nem pagou as horas positivas do Banco de Horas negociadas com o Sindicato da categoria, sob a alegação de que a dispensa foi por justa causa.

Responda, fundamentadamente:

a. O ato praticado por José pode ser tipificado como falta grave capaz de acarretar a dispensa por justa causa?

b. Nosso sistema trabalhista é taxativo ou exemplificativo em relação à tipificação dos atos faltosos?

c. Quais as verbas devidas a José na hipótese de dispensa por justa causa? As horas positivas do Banco de Horas são devidas?

d. As verbas rescisórias foram pagas dentro do prazo legal? Qual o prazo para o seu pagamento? Qual a penalidade em caso de descumprimento do prazo de pagamento das verbas rescisórias?

Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos

2016

Cargo: TRT 8 - Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

Cargo: Analista Judiciário - TRT 8ª Região

Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Em novembro de 2015, a Cia. Alfa abriu um processo contra a concorrente Cia. Beta, alegando ter sido prejudicada por ela, que teria usado de concorrência desleal para derrubar os preços dos produtos. A Cia. Alfa requereu judicialmente uma indenização de R$ 2 milhões. Antes do fechamento do balanço patrimonial de 2015, a Cia. Beta reuniu sua diretoria para discutir essa questão e avaliar como esse processo afetaria suas contas. O contador da empresa lembrou que a primeira audiência estava marcada para o próximo ano e que o reconhecimento contábil desse valor impactaria os resultados de 2015. O contador, então, solicitou um parecer jurídico que avaliasse a possibilidade de a Cia. Beta perder a causa e pagar a indenização. O setor jurídico declarou que a saída de recursos para o pagamento da indenização exigida era menos que provável, embora não fosse remota. O diretor solicitou, então, que o contador explicasse qual deveria ser o procedimento contábil a ser adotado para resolver essa questão.

Na condição de contador da Cia. Beta responsável pelo estudo do caso hipotético acima descrito, redija um texto dissertativo composto das seguintes partes:

1) Introdução que apresente os conceitos de provisão [valor: 7,00 pontos] e de passivo contingente; [valor:7,00 pontos]

2) Estudo de mérito, com esclarecimentos a respeito:

enquadramento do caso: indenização solicitada pela Cia. Alfa; [valor: 10,00 pontos]

Da necessidade de reconhecimento, ou não; [valor: 7,00 pontos]

Da necessidade de evidenciação, ou não. [valor:7,00 pontos]

Banca: FCCVer cursos

2016

Cargo: TRT 23 - Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região

Cargo: Técnico Judiciário

Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas

novo

Salvar em caderno (4) Meus Cadernos

Um condomínio é estruturalmente semelhante a outros redutos cercados, como a prisão, o shopping center e a favela. Seus muros não têm apenas a função defensiva de nos proteger: eles criam um senso de exclusividade. Vemos surgir síndicos e muros, mas também uma hipertrofia de regras, regulamentos e estatutos que exigem um contínuo processo de auto adequação.

A expansão da vida em forma de condomínio tornou o medo, que justifica os muros, e a inveja, que é a satisfação dos que estão dentro e fantasiam que os de fora querem entrar, nossos afetos políticos dominantes.

(Adaptado de: DUNKER, Christian Ingo Lenz.

Disponível em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1915)

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo- argumentativo sobre o seguinte tema:

O medo e a inveja em uma sociedade segmentada.

Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos

2016

Cargo: TRT 8 - Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

O modelo de referência OSI (open systems interconnection), desenvolvido pela ISO (International Standards Organization) como forma de padronização internacional dos protocolos utilizados nas diversas camadas de rede de comunicação, trata da interconexão de sistemas abertos à comunicação com outros sistemas.

Tendo as informações acima como referência inicial, redija um texto dissertativo acerca das características do modelo OSI. Em seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir.

►Descreva três princípios (ou premissas) usados para se chegar a um modelo em camadas. [valor: 12,00 pontos]

►Cite a nomenclatura de todas as camadas do modelo. [valor: 10,00 pontos]

►Descreva a função de pelo menos três camadas do modelo. [valor: 16,00 pontos]

Banca: FCCVer cursos

2016

Cargo: TRT 20 - Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região

Cargo: Técnico Judiciário - TRT 20ª Região

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Segundo uma revista internacional, vários cientistas dedicam-se, atualmente, à missão de prolongar ao máximo a vida humana (até 120 anos no mínimo). Investigam se a imortalidade não estaria de fato ao alcance do homem.

A revista concede o benefício da dúvida a todas as utopias da ciência, mas alerta para diversos problemas, como os demográficos, econômicos e de ordem social.

(Adaptado de: joaopereiracoutinho. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas)

Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a respeito das questões levantadas no texto acima.

Banca: FCCVer cursos

2016

Cargo: TRT 20 - Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região

Cargo: Analista Judiciário

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Matias, oficial de justiça avaliador do TRT da 20ª Região, penhorou uma casa de propriedade da empresa reclamada na cidade de Laranjeiras. Durante o prazo de sessenta dias após a penhora, Matias avaliou o bem penhorado em R$ 200.000,00. As partes não questionaram a avaliação, sendo afixado edital anunciando o dia e hora da praça para ocorrer dentro de 30 dias. Na referida data Cacilda arrematou o bem.

Neste caso, responda fundamentadamente:

1 – Matias agiu dentro dos preceitos estabelecidos na Consolidação das Leis do Trabalho? Justifique.

2 – A fixação de edital possuía alguma formalidade prevista na Consolidação das Leis do Trabalho? Justifique.

3 – Em razão da arrematação, Cacilda deverá garantir o lance? Justifique.

4 – Na hipótese de Cacilda não pagar o preço da arrematação dentro de doze horas após o término do leilão, há alguma consequência? Existe previsão legal para o retorno à praça dos bens do executado? Justifique.

Banca: FCCVer cursos

2016

Cargo: TRT 20 - Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região

Cargo: Oficial de Justiça

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Em determinada reclamação trabalhista em fase de execução de sentença, foi proferida decisão determinando a penhora de um dos quatro televisores LED de 40 polegadas que guarneciam a residência da executada Fernanda. Em razão dessa decisão o advogado de Fernanda interpôs Agravo de Petição. O referido agravo foi conhecido, mas negado provimento. Diante dessa situação Fernanda, professora, sabendo da existência do jus postulandi, revogou os poderes conferidos ao seu advogado e decidiu ela mesma interpor Recurso de Revista. Responda fundamentadamente:

1- É possível a penhora do televisor? Há previsão na Consolidação das Leis do Trabalho sobre o tema? Justifique.

2- Fernanda poderá exercer o jus postulandi no caso narrado? Justifique, mencionando o entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho sobre o tema.

3- O Recurso de Revista é cabível na hipótese narrada? Justifique.

Banca: FCCVer cursos

2016

Cargo: TRT 23 - Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região

Cargo: Analista Judiciário

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (1) Meus Cadernos

Atente para o texto seguinte:

Não é de hoje que se pergunta se a existência do museu ainda faz sentido, por mais que os antigos e tradicionais museus continuem atraindo um bom público, ao passo que novos espaços não deixam de ser construídos. Contudo, à medida que a própria arte se modifica, com os quadros tradicionais cada vez mais dando lugar a instalações, a performances e aos grafites, parece crescer o número daqueles para quem, segundo Hal Foster, no artigo “Museus sem fim” (revista Piauí, edição 105, Junho/2015), “a contemplação estética é tediosa, a compreensão histórica é elitista e, mais do que isso, o museu é um lugar morto, um mausoléu”. Foster discorda: “Quando bem projetados e dotados de programação inteligente, os museus admitem tanto entretenimento quanto contemplação, e nesse processo promovem também alguma compreensão.” Assim, em lugar de propor que os museus permaneçam intocados, o que o historiador e crítico norte-americano propõe é torná-los capazes de nos transportar “para diferentes períodos e culturas ? para diversos modos de perceber, pensar, representar e ser ?, a fim de que possamos testá-los em relação a nossas próprias época e cultura, e vice-versa, e, nesse processo, quem sabe transformarmo-nos um pouco.”

Escreva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se em relação às diferentes ideias expostas no texto acima.

Banca: FCCVer cursos

2016

Cargo: TRT 14 - Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região

Cargo: Oficial de Justiça

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (8) Meus Cadernos

Tema da prova:

O ônus da prova em face do princípio da continuidade da relação de emprego

Banca: FCCVer cursos

2016

Cargo: TRT 14 - Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região

Cargo: Analista Judiciário

Padrão de resposta30 linhas

novo

Salvar em caderno (8) Meus Cadernos

Tema da prova discursiva:

Lei Complementar nº 150/2015: O trabalho extraordinário do empregado doméstico e a compensação de jornada de trabalho.

https://voceconcursado.com.br/questoes-discursivas/?p_asid=3&p_asp_data=1&aspf[qd_questao_adaptada__16][0]=Quest%C3%A3o%20adaptada&aspf[qd_questao_inedita__15][0]=Quest%C3%A3o%20In%C3%A9dita&aspf[qd_quantidade_de_linhas__14][upper]=150.00&aspf[qd_quantidade_de_linhas__14][lower]=0.00&aspf[qd_ano_da_questao__5][]=2011&aspf[qd_ano_da_questao__5][]=2012&aspf[qd_ano_da_questao__5][]=2013&aspf[qd_ano_da_questao__5][]=2014&aspf[qd_ano_da_questao__5][]=2015&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%209%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%209%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%208%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%208%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%206%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%206%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%205%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%205%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%204%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%204%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%203%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%203%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2024%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2024%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2023%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2023%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2021%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2021%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2020%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2020%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%202%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%202%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2019%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2019%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2018%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2018%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2017%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2017%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2016%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2016%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2015%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2015%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2014%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2014%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2013%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2013%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2012%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2012%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2011%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2011%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%2010%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%2010%C2%AA%20Regi%C3%A3o&aspf[qd_orgao__4][]=TRT%201%20-%20Tribunal%20Regional%20do%20Trabalho%20da%201%C2%AA%20Regi%C3%A3o&customset[]=questao_discursiva&asp_gen[]=excerpt&asp_gen[]=content&filters_initial=1&filters_changed=0&qtranslate_lang=0&woo_currency=BRL¤t_page_id=84277&asp_s=