Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
2018
Cargo: STM - Superior Tribunal Militar
Padrão de resposta30 linhas
novo
Salvar em caderno (1) Meus Cadernos
A realidade brasileira, em uma de suas faces mais perversas, a das desigualdades sociais decorrentes da origem racial, tem sido questionada e fortemente combatida por diversos setores da sociedade, que ampliaram o debate público sobre a questão racial e intensificaram na última década as discussões sobre como o setor público poderia comprometer-se mais efetiva e continuamente com a prevenção e o combate ao racismo e às desigualdades raciais. O processo é contraditório e exacerba questões que por séculos o país tenta silenciar. A tarefa é árdua, pois o racismo perpassa todas as esferas da vida cotidiana, se reproduz nas instituições e constantemente é naturalizado.
M.C. Eurico. A percepção do assistente social acerca do racismo
institucional. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.º 114, p.298, abr./jun./ 2013.
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, disserte acerca do posicionamento do serviço social diante do histórico racismo construído na sociedade brasileira. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes tópicos:
1 construção do racismo brasileiro e sua institucionalização; [valor: 11,00 pontos]
2 nexos entre as relações raciais e a questão social brasileira e suas múltiplas expressões; [valor: 13,00 pontos]
3 debate sobre a questão racial pelo conjunto da categoria profissional — desafios e posicionamento político. [valor: 14,00 pontos]
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
2011
Cargo: STM - Superior Tribunal Militar
Cargo: Analista Judiciário - STM
Padrão de resposta30 linhas
novo
Salvar em caderno (2) Meus Cadernos
Um princípio importantíssimo do processo penal é o da publicidade. Tal princípio é próprio do processo de tipo acusatório. Explica Eberhard Schmidt que a significação da justiça penal é tão grande, o interesse da comunidade no seu manejo e em seu espírito é tão importante, a situação da justiça, na totalidade da vida pública, é tão problemática, que seria simplesmente impossível eliminar a publicidade dos debates judiciais. E arremata: se isso ocorresse, só poderia significar o temor da justiça à critica do povo, e a chamada “crise de confiança” na justiça seria algo permanente.
Tourinho Filho e Fernando da Costa. In: Processo Penal, p. 44 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do princípio da publicidade no processo penal brasileiro.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
► regramento constitucional do princípio da publicidade e exceções previstas;
► aplicabilidade do princípio da publicidade durante toda a persecução penal;
► consequência(s) para o analista judiciário que torna pública informação de processo que tramita sob segredo de justiça.
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
2018
Cargo: STM - Superior Tribunal Militar
Padrão de resposta30 linhas
novo
Salvar em caderno (2) Meus Cadernos
Na trajetória da administração pública brasileira, destacam-se o modelo burocrático, associado ao poder racional-legal, e o modelo gerencialista, representado pela nova administração pública. Discorra sobre os seguintes tópicos, relacionados a esses dois modelos:
1 contextos em que esses modelos surgiram; [valor: 9,00 pontos]
2 propósito de cada um desses modelos; [valor: 9,00 pontos]
3 princípios e práticas norteadores (apresente, ao menos, três para cada modelo). [valor: 20,00 pontos]
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
2018
Cargo: STM - Superior Tribunal Militar
Padrão de resposta30 linhas
novo
Salvar em caderno (3) Meus Cadernos
Como fui professor a vida inteira, fui também, sem querer, um revisor — entre outras anotações, era isso que eu também fazia ao corrigir redações: revisão de texto, trocando esses por zês e vice-versa. Mas a língua é bicho indócil, seja falada, seja escrita, e o espectro de possibilidades é infinito. Começa da certeza absoluta — a ortografia, como grafar as palavras, uma área definida por lei — e vai até uma grande zona mais cinzenta e esotérica, capaz de provocar discussões metafísicas, no bar e na escola, as quais podem incluir colocação de pronomes (ele me tinha dito versus ele tinha me dito), aspectos de concordância (ouviu-se as vozes da rua versus ouviram-se as vozes da rua.) e o gigantesco banhado da regência (vou no cinema versus vou ao cinema; lembro o horror ou lembro do horror? E, falar nisso, nesse ou neste texto?). Conversando, ninguém nota nada; por escrito, o revisor é sempre um homicida sádico — Arrrá! Peguei no pulo! — e a caneta vermelha jorra sangue no A gente conversou bastante, e decidimos aprovar… como assim? “A gente decidimos?!” Ah, mas tem um “nós” oculto no segundo verbo! E então? Não decidiram ainda!
Cristovão Tezza. A vingança dos revizores
. In: A máquina de caminhar. São Paulo: Record, 2016, p. 99-100 (com adaptações).
O revisor, além de gostar de ler — ler muito, ler sempre! —, precisa ter um carinho especial pela linguagem como um todo. Não só gramática normativa, não só linguagem informal. O revisor — assim como o professor de português — precisa ter a habilidade de ser um “camaleão linguístico”, expressão que ouvimos bastante na faculdade de Letras.
Para ser um camaleão linguístico, o revisor deve estar sempre atento ao uso que as “pessoas comuns” fazem da linguagem, desde o advogado em seu juridiquês até o mais simples dos humanos com sua respectiva variante regional.
Carolina Machado. Manual de sobrevivência do revisor iniciante.
Porto Alegre: Edição da Autora, 2016, p. 7. Internet: <http://revisaoparaque.com> (com adaptações).
A revisão é uma atividade complexa que pressupõe não apenas o conhecimento da língua, mas também de práticas socio verbais em diversas esferas da vida humana, considerando-se as transformações pelas quais passam a sociedade e a linguagem no mundo contemporâneo. Com efeito, esse mundo exige uma redefinição qualitativa do papel do revisor, não podendo esse profissional se restringir aos mesmos procedimentos e às mesmas concepções de revisão de épocas anteriores.
Risoleide Rosa Freire de Oliveira.
Revisão de textos: da prática à teoria. Natal: EDUFRN, 2016, p. 144-5 (com adaptações).
Condições de produção são as características básicas do contexto interlocutivo acionadas pelos sujeitos, de forma consciente ou inconsciente, no decorrer do processo de elaboração do texto oral ou escrito. De forma geral, as condições às quais o produtor de textos precisa atender situam-se em um determinado tempo, espaço e cultura, e estão, em primeira instância, relacionadas aos seguintes aspectos: conteúdo temático, interlocutor visado, objetivo a ser alcançado, gênero textual, suporte e, até mesmo, tom.
Beth Marcuschi. Condições de produção do texto. Glossário
CEALE – Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Internet: <http://ceale.fae.ufmg.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de texto acima têm caráter unicamente motivador, discorra sobre a prática da revisão de texto ante as variedades linguísticas [valor: 19,00 pontos] e as condições de produção do texto [valor: 19,00 pontos].
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
2018
Cargo: STM - Superior Tribunal Militar
Padrão de resposta30 linhas
novo
Salvar em caderno (0) Meus Cadernos
Após a conclusão do projeto básico de engenharia, um órgão da administração pública decidiu licitara construção de um prédio onde funcionará o anexo administrativo do órgão. No entanto, para dar início à elaboração do edital, foi solicitado que a equipe técnica apresentasse informações complementares ao projeto básico para licitar a obra. A comissão responsável pela licitação informou que, de acordo com a Lei n.º 8.666/1993 (art. 6.º, inciso IX, alínea e.), o projeto básico de engenharia deveria conter também“subsídios para a montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso”, e que tais informações dependeriam de uma análise técnica da equipe que elaborou o projeto em questão.
Na oportunidade, a comissão responsável pela licitação solicitou à equipe técnica as seguintes informações complementares:
• condições que permitam adotar a empreitada por preço global ou a empreitada por preço unitário, no regime de execução;
• itens que devem ser avaliados e a forma a ser empregada para avaliá-los, como requisitos para habilitação técnica da empresa a ser selecionada.
Por fim, a comissão solicitou que fosse avaliada a necessidade de se permitir o consórcio e, em caso afirmativo, quais seriam as condições e o número de participantes.
A propósito da situação hipotética acima descrita, na condição de membro da equipe técnica demandada pela comissão de licitação, redija
um texto dissertativo apresentando as informações complementares solicitadas pela referida comissão.
O conteúdo do seu texto será avaliado mediante a pontuação descrita a seguir.
1 Regime de execução [valor: 13,00 pontos]
2 Requisitos para habilitação técnica [valor: 13,00 pontos]
3 Condições para o consórcio [valor: 12,00 pontos]
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
2018
Cargo: STM - Superior Tribunal Militar
Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas
novo
Salvar em caderno (5) Meus Cadernos
O comandante de determinado quartel instaurou inquérito policial militar para apurar desvios de materiais na seção do almoxarifado. No curso do procedimento, o encarregado indiciou um tenente, um sargento, um cabo e um soldado, imputando-lhes a autoria dos fatos. No indiciamento, os quatro constituíram o mesmo advogado para defendê-los, o qual, de imediato, solicitou ao encarregado o acesso a todos os procedimentos realizados, tenham sido eles documentados ou não, para possibilitar a ampla defesa e o contraditório.
A respeito das informações descritas na situação hipotética acima e com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal e na legislação e doutrina pertinentes, redija um texto dissertativo acerca do pedido do advogado.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 características do inquérito policial militar; [valor: 14,00 pontos]
2 finalidade do inquérito policial militar e o cabimento de alegações de nulidades nesse procedimento; [valor: 12,00 pontos]
3 possibilidade de deferimento do pedido do advogado. [valor: 12,00 pontos]
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
2018
Cargo: STM - Superior Tribunal Militar
Padrão de resposta30 linhas
novo
Salvar em caderno (3) Meus Cadernos
O ponto de função (PF) é a unidade de medida que tem por objetivo tornar a medição independente da tecnologia utilizada para a construção do software. Essa medida está diretamente relacionada aos requisitos de negócio que o software se destina a abordar, ou seja, busca medir o que o software faz e não como ele foi construído. Portanto, pode ser facilmente aplicada em uma ampla gama de ambientes de desenvolvimento e ao longo do ciclo de um projeto de desenvolvimento, desde a definição de requisitos até o uso operacional completo.
Guia de contagem de pontos de função do MP. v.1.0, MP, 2015.
Segundo o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (entregas). Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica aos produtos, serviços ou resultados criados, a maioria dos projetos são realizados para criar entregas duradouras. Embora elementos repetitivos possam estar presentes em algumas entregas do projeto, essa repetição não muda a singularidade fundamental do trabalho.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de
Logística e Tecnologia da Informação. Metodologia de gerenciamento de projetos do SISP. Brasília: MP, 2011.
Tendo como motivação inicial os textos acima, e considerando que a gestão de projetos é uma atividade essencial para o desenvolvimento de projetos de software, a qual, aliada à análise por pontos de função (APF), atua como guia para a boa execução do projeto, redija um texto dissertativo a respeito da APF e de gestão de projetos. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos.
1 Funções de dados: definição e objetivos e relação com a fronteira. [valor: 9,00 pontos]
2 Funções de transação: definição, objetivos e relação com a fronteira. [valor: 10,00 pontos]
3 Método do caminho crítico: definição, objetivos e relação com o cronograma do projeto. [valor: 10,00 pontos]
4 Plano de gerenciamento do projeto: definição e objetivos. [valor: 9,00 pontos]
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
2018
Cargo: STM - Superior Tribunal Militar
Cargo: Analista
Padrão de resposta30 linhas
novo
Salvar em caderno (2) Meus Cadernos
Um ente público apresentou as seguintes informações, obtidas a partir da identificação de eventos resultantes de obrigações presentes, relativas a eventos passados, cujas probabilidades de saída de recursos foram classificadas como prováveis ou remotas.
natureza | sobre a saída de recurso | sobre a mensuração | estimativa de valor (em R$) |
riscos fiscais | provável | estimativas confiáveis | 100.000 |
riscos trabalhistas | provável | estimativas não confiáveis | 70.000 |
riscos cíveis | provável | estimativas confiáveis | 300.000 |
riscos fiscais | remota | estimativas confiáveis | 250.000 |
riscos de contratos de parcerias público privadas | provável | estimativas confiáveis | 30.000 |
O gestor, precisando publicar as demonstrações contábeis relativas a provisões, passivos contingentes e ativos contingentes, buscou, nos documentos normativos pertinentes, subsídios para decidir quais valores devem ser reconhecidos. Nessa oportunidade, ele identificou a existência de três condições impostas para que ocorra o reconhecimento e a evidenciação das provisões nas demonstrações contábeis.
Redija um texto dissertativo que proponha a solução para o problema hipotético acima apresentado. Ao elaborar seu texto, responda aos seguintes questionamentos.
1 Quais são as três condições impostas para o reconhecimento e evidenciação das provisões nas demonstrações contábeis? [valor: 15,00 pontos]
2 Entre o s valores apresentados na tabela acima, qual montante deverá ser reconhecido e evidenciado na provisão? Justifique a sua resposta. [valor: 10,00 pontos]
3 Qual montante do passivo contingente o gestor não deverá reconhecer como passivo? Descreva, em sua resposta, a fundamentação de passivo contingente que deve ser utilizada na contabilidade de entidades públicas. [valor: 13,00 pontos]