Revolução Islâmica
Lista de 10 exercícios de História com gabarito sobre o tema Revolução Islâmica com questões de Vestibulares.
Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: História Geral.
01. (UPE) O fundamentalismo islâmico, uma tendência oculta por muito tempo, embora poderosa na vida do Oriente Médio, chamou a atenção do mundo com a Revolução iraniana de 1979. Valendo-se da significativa renda do petróleo iraniano, o aiatolá Khomeini criou um ‘Serviço para a exportação da Revolução islâmica’. No ano de 1982, milhares de militantes jovens de cerca de sessenta países estavam sendo treinados para divulgar sua mensagem contagiante por todo o mundo.
A principal característica sociopolítica da revolução iraniana foi a
02. (UNEMAT) No mês de janeiro de 2009, comemorou-se trinta anos da Revolução Islâmica no Irã.
Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
03. (MULTIVIX) Leia o texto e responda à questão:
Ao longo da década de 1970, o Irã passava por um momento de instabilidade política e social, o qual, no final dessa década, culminou em um levante popular que decretaria o fim de uma monarquia autocrática e ditatorial do xá Mohammed Reza Pahlavi. Desta forma, iniciava-se no Irã a República Teocrática Islâmica, liderada pelo aiatolá Ruhlloh Khomeini. O processo de queda da monarquia e promulgação de uma República Teocrática Islâmica, o qual, a historiografia denominou Revolução Iraniana, foi mundialmente explorado pelos meios de comunicação de massa, inclusive no Brasil.
Fonte: ZANONI, David Anderson. Do xá ao aiatolá: a Revolução Iraniana através de Veja (1978-1979). Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, Suplemento especial – I EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, p.89-108.
Sobre o contexto que antecede e de início da Revolução Iraniana é INCORRETO afirmar:
04. (ESPM) Em 1979, há 30 anos, uma revolução popular no Irã derrubou a ditadura do Xá Mohhammed Reza Pahlevi. Batizada, retroativamente, de ‘Revolução Islâmica’, por causa do papel hegemônico exercido pelo clero xiita, liderado pelo aiatolá Khomeini, o movimento mudou o mapa político do Oriente Médio.
(Revista História Viva. No 65)
Sobre a mudança no mapa político do Oriente Médio mencionada no texto, é correto assinalar:
05. (UFRGS) Considere as afirmações abaixo, sobre a Revolução Iraniana de 1979 e suas consequências.
I - A revolução iniciou como um amplo movimento de contestação à monarquia do xá Reza Pahlevi e acabou cooptada por setores islâmicos radicais, representados pelo aiatolá Khomeini, que se tornaria Líder Supremo do país.
II - A República Islâmica, fundada após a vitória da revolução, logo entrou em uma longa guerra contra a União Soviética e foi finalmente derrotada em 1989.
III - Um grupo de jovens radicais islâmicos, em novembro de 1979, iniciou uma longa tomada de reféns na embaixada norte-americana do país, em retaliação ao apoio dos Estados Unidos ao xá deposto que duraria até 1981.
Quais estão corretas?
06. (UFRN) No final da década de 1970, o xá Reza Pahlevi, ditador pró-Ocidente, foi destituído do poder pela Revolução do Irã, levando às ruas uma multidão que agiu com violência. Imediatamente após a Revolução, assumiu o poder no país
07. (PUC-RJ) Em janeiro de 1979, Reza Pahlevi, Xá do Irã, frente à crescente oposição política e popular, fugiu do país criando uma crise política que culminou com a vitória dos partidários do clérigo xiita Ruholá Khomeini.
Assinale a alternativa que indica corretamente a política da República Islâmica do Irã após a revolução.
08. (ESCS) “Foi a derrubada do Xá do Irã em 1979, de longe a maior de todas as revoluções da década de 1970, e que entrará na história como uma da s grandes revoluções sociais do século XX”.
(Eric J. Hobsbawn. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991, p. 440).
A opção a seguir que melhor explicita a originalidade da revolução iraniana no século XX é:
09. (UEG-GO) Numa região altamente conflituosa, um novo foco de tensão foi aberto em 1979, quando uma insurreição popular derrubou o xá Reza Pahlevi do Irã.
ARRUDA, José J.; PILETTI, Nelson. Toda a História: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2000. p. 497.
O texto citado aborda a chamada Revolução Iraniana de 1979, que alterou a geopolítica do Irã no cenário internacional. Nesse sentido, a consequência da revolução para o Irã foi
10. (UDESC) O Irã é oficialmente uma República Islâmica, conhecido até a primeira metade do século XX apenas como Pérsia. Em 1979 houve uma revolução que fez aquele país sair da condição de Monarquia Autocrática para República Islâmica.
Sobre o Irã e a condição de República Islâmica, é incorreto afirmar que: