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Pré-História

Lista de 11 exercícios de História com gabarito sobre o tema Pré-História com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Pré-História.




1. (FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

  1. o aparecimento da linguagem falada;
  2. a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
  3. o aparecimento da magia e da arte;
  4. o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;
  5. o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

2. (UFG) As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois

  1. funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração.
  2. expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
  3. indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
  4. atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.
  5. registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo.

3. (UFRGS) A denominação "Revolução Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças, é correto citar

  1. a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder religioso.
  2. o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo.
  3. a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais.
  4. o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.
  5. a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.

4. (UFPE) “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura.”

Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é INCORRETA?

  1. Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
  2. A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
  3. Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
  4. O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
  5. Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

5. (Udesc) O estudo da Pré-História abrange um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas distingue pelo menos dois grandes períodos. Sobre esses períodos e suas distinções, é INCORRETO afirmar:

  1. No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais.
  2. De modo bem geral, o período paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período neolítico está para a agricultura e a criação de animais.
  3. Tanto o termo paleolítico quanto o neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra.
  4. O período denominado como paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000 anos.
  5. O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente, 4000 a.C.

6. (Unicamp) Desde o período neolítico, os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade.

Assinale a alternativa que estabelece corretamente a relação entre o povo habitante de uma determinada área, o sistema produtivo por ele desenvolvido, as condições naturais aproveitadas e os produtos cultivados.

  1. Egípcios; uso da irrigação e drenagem; planícies úmidas e férteis dos rios Tigres e Eufrates; arroz e café.
  2. Incas; uso de terraços com técnicas de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos; batata e milho.
  3. Chineses; uso intensivo dos terraços das altas montanhas; planalto de Anatólia no extremo leste da Ásia; café e cacau.
  4. Mesopotâmicos; uso de cultivos de inundação e de regadio; vales férteis dos rios Ganges e Amarelo; cana-de-açúcar e feijão.

7. (Fuvest) Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.

André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado.

O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura

  1. favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani.
  2. possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.
  3. proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.
  4. difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.
  5. era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América.

8. (FCSCL-SP) Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

  1. Todas as proposições são verdadeiras.
  2. Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
  3. Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
  4. Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
  5. Todas as proposições são falsas.

9. (UFRR/RR) Considere as afirmações sobre o período paleolítico:

I - Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;

II - Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência;

III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais;

IV - Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar. Em relação às proposições acima podemos afirmar que:

  1. Todos os itens são falsos.
  2. Todas estão corretas.
  3. Apenas o item I é verdadeiro.
  4. Apenas o item II é falso.
  5. Os itens II, III e IV são falsos.

10. (UFSCar) Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de

  1. solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.
  2. difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.
  3. entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.
  4. riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.
  5. terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional

11. (UEA) Observe as pinturas rupestres do Parque Estadual de Monte Alegre, no Pará, datadas de aproximadamente 11 200 anos atrás.

As pinturas

  1. demonstram a despreocupação do homem pré-histórico com a sua sobrevivência material.
  2. manifestam a ausência de ligação dos antigos agrupamentos humanos com o meio ambiente.
  3. constituem evidências milenares da escrita fonética nos paredões rochosos de uma região amazônica.
  4. são indícios significativos da presença humana no espaço amazônico desde tempos remotos.
  5. comprovam a inabilidade dos artistas pré-históricos em desenhar as aparências identificáveis das coisas.

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