Home > Banco de Questões > Linguagens > História da Arte >

Arte Romana

Lista de 05 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Romana com questões de Vestibulares.

01. (UFSM) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações sobre o desenvolvimento tecnológico das sociedades da Antiguidade.

1. ( ) A prática da agricultura, além de permitir aumentar a produção de alimentos, impulsionou inovações em diversos campos do conhecimento, como os sistemas de escrita, a matemática e a astronomia, com a utilização de calendários para organizar a vida social, religiosa e produtiva nas diversas estações.

2. ( ) As civilizações do Crescente Fértil aprimoraram conhecimentos para garantir o emprego adequado do solo, empregaram sistemas de irrigação para melhor aproveitar as águas dos rios, promoveram o conveniente armazenamento das safras, além de alcançarem notáveis avanços na arquitetura e engenharia com a construção de templos religiosos e funerários monumentais.

3. ( ) Mesmo sem terem desenvolvido grandes conhecimentos no campo da matemática e das ciências da natureza – como a biologia, a física e a cosmologia – as polis ou cidades-estados da Grécia antiga notabilizaram-se por legarem ao mundo posterior a filosofia e a democracia, concretizando os princípios de justiça social, igualdade política e cidadania para todos seus habitantes, independentemente de serem estrangeiros, escravos, mulheres, iletrados ou pobres.

4. ( ) O Império Romano, além de aprimorar a tecnologia da guerra para expandir suas conquistas militares, efetivou avanços significativos na arquitetura e na engenharia com a construção de estradas, portos, aquedutos, termas, circos, mercados, edifícios públicos e redes de esgoto e de água para as cidades.

A sequência correta é:

  1. V - F - V - F.
  2. F - F - F - V.
  3. V - V - V - V.
  4. F - F - V - F.
  5. V - V - F - V.

02. (ACAFE) O Império Romano constituiu-se como um dos mais importantes da Antiguidade, tanto pela área de sua abrangência quanto pelas heranças culturais deixadas para a posteridade do mundo ocidental, nas áreas de conhecimento e nos diversos campos de atividades.

Acerca do exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto:

  1. Na Palestina, alvo de conflitos inter étnicos que estão na ordem do dia, surgiu o cristianismo, que se tornou a religião oficial do Império Romano.
  2. O Direito Romano dividia-se em dois ramos fundamentais, o Direito Público e Direito Privado, classificação ainda usada na atualidade.
  3. O termo mecenato, usado até os dias atuais, referia-se à proteção do estado romano para as instituições de crédito que promoviam obras sociais.
  4. Abóbadas, arcos e cúpulas, frequentemente utilizados em obras da arquitetura moderna, eram de uso comum no estilo funcional das construções romanas.
  5. As terminologias científicas utilizadas internacionalmente para a denominação de insetos, animais, doenças e medicamentos derivam, em grande parte, do latim.

03. (PUC-MG) Observe a pintura Os litores levam ao Cônsul Brutus os Corpos de Seus Filhos, de Jacques Louis David, 1748- 1825 (Museu do Louvre, Paris).

(Fonte: RIBEIRO, Renato Janine, A república. São Paulo: Publifolha, 2008. p. 18.)

Na pintura veem-se, na parte superior esquerda, os corpos dos filhos de Brutus lhe sendo trazidos. Sentado, logo abaixo, o próprio Brutus com uma expressão séria, mas serena, de meditação profunda e em silêncio, opondo-se à expressão de sua mulher, em profundo desespero, abraçada às suas filhas. A pintura é uma representação do episódio de proclamação da república, na Roma Antiga.

Após expulso o último rei, Brutus, um dos dois cônsules eleitos anualmente, condena seus próprios filhos à morte por terem conspirado para restaurar a dinastia dos Tarquínios, de fora de Roma.

Em relação ao conceito de república, o quadro de Louis David nos diz adequadamente:

  1. O bem público se sobrepõe ao privado, levando ao sacrifício de vantagens e afetos pessoais em prol do bem comum.
  2. Brutus foi um político desumano, que usou sua força em seus próprios filhos para servir de exemplo aos traidores.
  3. Quem tomava as decisões na república era o homem, cabendo à mulher a obediência de quem nunca podia se manifestar.
  4. A implantação da república não significou exatamente uma grande mudança social, pois o poder continuou nas mãos de um só.

04. (FUVEST) A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana.

Indique e comente dois traços:

  1. O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas polilatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
  2. O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
  3. O idioma usado pelos romanos - o italiano - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
  4. n.d.a.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.