Arte Grega
Lista de 09 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Grega com questões de Vestibulares.
01. (UFPE) As artes foram um ponto de destaque na Grécia, sobretudo a Arquitetura, em Atenas, em que se destacaram estilos arquitetônicos gregos, representados pelas figuras a seguir: Em qual das alternativas estão indicados os três estilos?
- O dório, o jônio e o coríntio.
- O sofista, o platônico e o socrático.
- O alexandrino, o maneirista e o barroco.
- O dório, o gótico e o alexandrino.
- O helênico, o romântico e o helenístico.
02. (UECE)
- Considerando a arte egípcia e grega, na Antiguidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:
- O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
- A escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
- Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
- Os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.
03. (Fuvest 2009) "Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo."
Flávio Arriano. "Anabasis Alexandri" (séc. I d.C.).
Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender:
- o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
- a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
- a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
- a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
- o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.
04. (UFSM)
A estátua "Lacoonte e seus filhos", produto do helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo (1475-1564) e influenciou seu trabalho artístico em "Juízo Final". Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação:
- Sua arte restaura os valores da pólis grega: a exaltação da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembléia popular.
- Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna: a ênfase no abstrato.
- Seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e à glorificação do natural.
- Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural.
- Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.
05. (Uece) Considerando a arte egípcia e grega, na Antigüidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:
- O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
- a escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
- Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
- os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.
06. (Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
- a concepção de democracia com a participação do voto universal.
- a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
- a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
- os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
- os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
07. (Espm) "A Olimpíada de Atenas é a chance que os gregos pediram a Zeus para expor aos olhos do mundo, no curto espaço de 17 dias, uma queixa que já dura 2 séculos. A queixa é de furto. E diz respeito aos extraordinários frisos de mármore esculpidos por Fídias no Partenon - que está entre os 5 dos mais imponentes monumentos ainda preservados da Antiguidade clássica. Os mármores de Elgin, assim é chamada a preciosidade, duvidoso tributo ao homem que a surrupiou em 1836, e olimpicamente a despachou para casa - isto é, para a Inglaterra. Desde 1816 elas repousam no British Museum"
O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:
- Foi erguido nos tempos homéricos, estando sua construção descrita na Ilíada e na Odisseia;
- Foi um conjunto arquitetônico erguido durante o período arcaico, sendo sua construção descrita por Homero;
- Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Péricles, no período clássico, com obras de Fídias, um dos maiores escultores daquele tempo;
- Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Alexandre da Macedônia e representava o estilo grandioso da arquitetura helenística;
- Foi um conjunto arquitetônico mandado construir pelos romanos, quando a região da Grécia sofreu forte influência da arquitetura dos etruscos.
08. (Unesp) É certo que as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA:
- A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os pés de perfil.
- Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção.
- No período denominado Homérico, houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-Estado da Grécia.
- A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes.
- O Direito Romano, sujeito a novas interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da Idade Média e até das fases históricas subseqüentes.
9. (Fuvest) Escreveram peças para teatro, durante o "Século de Péricles" (séc.V a.C.):
- Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte
- Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes
- Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles
- Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras
- Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo