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Funções Inorgânicas

Lista de 07 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Funções Inorgânicas com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Funções Inorgânicas.




01. (Enem 2018) Companhias que fabricam jeans usam cloro para o clareamento, seguido de lavagem. Algumas estão substituindo o cloro por substâncias ambientalmente mais seguras como peróxidos, que podem ser degradados por enzimas chamadas peroxidases. Pensando nisso,pesquisadores inseriram genes codificadores de peroxidases em leveduras cultivadas nas condições de clareamento e lavagem dos jeans e selecionaram as sobreviventes para produção dessas enzimas.

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. Rio de Janeiro: Artmed, 2016 (adaptado).

Nesse caso, o uso dessas leveduras modificadas objetiva

  1. reduzir a quantidade de resíduos tóxicos nos efluentes da lavagem.
  2. eliminar a necessidade de tratamento da água consumida.
  3. elevar a capacidade de clareamento dos jeans.
  4. aumentar a resistência do jeans a peróxidos.
  5. associar ação bactericida ao clareamento.

02. (Enem 2018) O manejo adequado do solo possibilita a manutenção de sua fertilidade à medida que as trocas de nutrientes entre matéria orgânica, água, solo e o ar são mantidas para garantir a produção. Algumas espécies iônicas de alumínio são tóxicas, não só para a planta, mas para muitos organismos como as bactérias responsáveis pelas transformações no ciclo do nitrogênio. O alumínio danifica as membranas das células das raízes e restringe a expansão de suas paredes, com isso, a planta não cresce adequadamente. Para promover benefícios para a produção agrícola, é recomendada a remediação do solo utilizando calcário (CaCO3).

BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto alegre: Bookman, 2013 (adaptado).

Essa remediação promove no solo o(a)

  1. diminuição do pH, deixando-o fértil.
  2. solubilização do alumínio, ocorrendo sua lixiviação pela chuva.
  3. interação do íon cálcio com o íon alumínio, produzindo uma liga metálica.
  4. reação do carbonato de cálcio com os íons alumínio, formando alumínio metálico.
  5. aumento da sua alcalinidade, tornando os íons alumínio menos disponíveis.

03. (Enem PPL 2018) Sobre a diluição do ácido sulfúrico em água, o químico e escritor Primo Levi afirma que, “está escrito em todos os tratados, é preciso operar às avessas, quer dizer, verter o ácido na água e não o contrário, senão aquele líquido oleoso de aspecto tão inócuo está sujeito a iras furibundas: sabem-no até os meninos do ginásio”.

(furibundo: ad). furioso)

LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).

O alerta dado por Levi justifica-se porque a

  1. diluição do ácido libera muito calor.
  2. mistura de água e ácido é explosiva.
  3. água provoca a neutralização do ácido.
  4. mistura final de água e ácido separa-se em fases.
  5. água inibe a liberação dos vapores provenientes do ácido.

04. (Enem PPL 2017) Muitas indústrias e fábricas lançam para o ar, através de suas chaminés, poluentes prejudiciais às plantas e aos animais. Um desses poluentes reage quando em contato com o gás oxigênio e a água da atmosfera, conforme as equações químicas:

Equação 1: 2 SO2 + O2 → 2 SO3

Equação 2: SO3 + H2O → H2SO4

De acordo com as equações, a alteração ambiental decorrente da presença desse poluente intensifica o(a)

  1. formação de chuva ácida.
  2. surgimento de ilha de calor.
  3. redução da camada de ozônio.
  4. ocorrência de inversão térmica.
  5. emissão de gases de efeito estufa.

05. (Enem PPL 2017) Alguns profissionais burlam a fiscalização quando adicionam quantidades controladas de solução aquosa de hidróxido de sódio a tambores de leite de validade vencida. Assim que o teor de acidez, em termos de ácido lático, encontra-se na faixa permitida pela legislação, o leite adulterado passa a ser comercializado. A reação entre o hidróxido de sódio e o ácido lático pode ser representada pela equação química:

CH3CH(OH)COOH (aq) + NaOH (aq) → CH3CH(OH)COONa (aq) + H2O (l)

A consequência dessa adulteração e o(a)

  1. aumento do pH do leite.
  2. diluição significativa do leite.
  3. precipitação do lactato de sódio.
  4. diminuição da concentração de sais.
  5. aumento da concentração dos íons H+.

06. (Enem 2015) Em um experimento, colocou-se água até a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Adicionou-se bicarbonato de sódio comercial, em pequenas quantidades, até que a solução se tornasse rosa. Dentro do frasco, acendeu-se um palito de fósforo, o qual foi apagado assim que a cabeça terminou de queimar. Imediatamente, o frasco foi tampado. Em seguida, agitou-se o frasco tampado e observou-se o desaparecimento da cor rosa.

MATEUS, A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte: UFMG, 2001 (adaptado).

A explicação para o desaparecimento da cor rosa é que, com a combustão do palito de fósforo, ocorreu o(a)

  1. Formação de óxidos de caráter ácido.
  2. evaporação do indicador fenolftaleína.
  3. vaporização de parte da água do frasco.
  4. vaporização dos gases de caráter alcalino.
  5. aumento do pH da solução no interior do frasco.

07. (Enem 2012) Os tubos de PVC, material organoclorado sintético, são normalmente utilizados como encanamento na construção civil. Ao final da sua vida útil, uma das formas de descarte desses tubos pode ser a incineração. Nesse processo libera-se HCℓ(g), cloreto de hidrogênio, dentre outras substâncias. Assim, é necessário um tratamento para evitar o problema da emissão desse poluente.

Entre as alternativas possíveis para o tratamento, é apropriado canalizar e borbulhar os gases provenientes da incineração em

  1. água dura.
  2. água de cal.
  3. água salobra.
  4. água destilada.
  5. água desmineralizada

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