Home > Banco de Questões > Biologia > Fisiologia

Fisiologia

Lista de 22 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fisiologia com questões do Enem.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fisiologia.

01. (Enem 2021) Um dos exames clínicos mais tradicionais para medir a capacidade reflexa dos indivíduos é o exame do reflexo patelar. Esse exame consiste na estimulação da patela, um pequeno osso localizado na parte anterior da articulação do joelho, com um pequeno martelo. A resposta reflexa ao estímulo é caracterizada pelo levantamento da perna em que o estímulo foi aplicado.

Qual região específica do sistema nervoso coordena essa resposta?

1. Ponte.
  2. Medula.
  3. Cerebelo.
  4. Hipotálamo.
  5. Neuro-hipófise.

02. (Enem 2020 PPL) Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue. Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento.

A figura apresenta cinco resultados possíveis.

O efeito esperado do medicamento está representado no resultado

1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

01. (Enem 2020) Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarídeo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.

BORTOLINI. K et a! Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes utilizando polimeros industriais com aplicação em farmácias magistrais Revista da Unifebe, n 12, 2013 (adaptado)

Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?

1. Diminuir a absorção do principio ativo no intestino.
  2. Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino.
  3. Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas.
  4. Permitir a liberação do principio ativo pela ação das amilases salivares.
  5. Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento.

Fisiologia

02. (Enem 2019) A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.

MARTELLI, A. Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas & saúde, v. 10, n. 3, 2013 (adaptado).

Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de

1. lipídios, para aumento do gasto calórico.
  2. ATP, para aumento da síntese hormonal.
  3. oxigênio, para aumento da produção de ATP.
  4. proteínas, para aumento da massa muscular.
  5. vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos

Fisiologia Ecologia Radioatividade

03. (Enem 2019) A poluição radioativa compreende mais de 200 nuclídeos, sendo que, do ponto de vista de impacto ambiental, destacam-se o césio-137 e o estrôncio-90. A maior contribuição de radionuclídeos antropogênicos no meio marinho ocorreu durante as décadas de 1950 e 1960, como resultado dos testes nucleares realizados na atmosfera. O estrôncio-90 pode se acumular nos organismos vivos e em cadeias alimentares e, em razão de sua semelhança química, pode participar no equilíbrio com carbonato e substituir o cálcio em diversos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova, n. 21, 1998 (adaptado).

Ao entrar numa cadeia alimentar da qual o homem faz parte, em qual tecido do organismo humano o estrôncio-90 será acumulado predominantemente?

1. Cartilaginoso.
  2. Sanguíneo.
  3. Muscular.
  4. Nervoso.
  5. Ósseo.

Fisiologia Biotecnologia

04. (Enem 2019) O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.

Disponível em: https://pharm.ucsf.edu. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).

O dispositivo criado promoverá diretamente a

1. remoção de ureia.
  2. excreção de lipídios.
  3. síntese de vasopressina.
  4. transformação de amônia.
  5. fabricação de aldosterona.

Citologia Fisiologia

05. (Enem 2018) Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apolar e são insolúveis em água.

Esses ácidos atuam no processo de modo a

1. hidrolisar os lipídios.
  2. agir como detergentes.
  3. tornar os lipídios anfifilicos.
  4. promover a secreção de lipases.
  5. estimular o trânsito intestinal dos lipídios.

Fisiologia Programa de saúde

06. (Enem 2018 PPL) De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença caracterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacionada pode estar relacionada a uma alteração ocular congênita ou a problemas de nutricionais. Com esses sintomas, uma senhora dirigiu-se ao serviço de saúde e seu médico sugeriu a ingestão de vegetais ricos em carotenoides, como a cenoura.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Essa indicação médica deve-se ao fato de que os carotenoides são os precursores de

1. hormônios, estimulantes da regeneração celular da retina.
  2. enzimas, utilizadas na geração de ATP pela respiração celular.
  3. vitamina A, necessária para a formação de estruturas fotorreceptoras.
  4. tocoferol, uma vitamina com função na propagação dos impulsos nervosos.
  5. vitamina C, substância antioxidante que diminui a degeneração de cones e bastonetes.

Fisiologia Bioquímica Programa de saúde

07. (Enem 2017 PPL) Os distúrbios por deficiência de iodo (DDI) são fenômenos naturais distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo têm o risco de apresentar os distúrbios causados por essa deficiência, cujos impactos sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. No Brasil, vigora uma lei que obriga os produtores de sal de cozinha a incluírem em seu produto certa quantidade de iodeto de potássio.

Essa inclusão visa prevenir problemas em qual glândula humana? permanentes amplamente

1. Hipófise.
  2. Tireoide.
  3. Pâncreas.
  4. Suprarrenal
  5. Paratireoide.

Fisiologia Programas de saúde Citologia Biotecnologia

08. (Enem 2017) A terapia celular tem sido amplamente divulgada como revolucionária, por permitir a regeneração de tecidos a partir de células novas. Entretanto, a técnica de se introduzirem novas células em um tecido, para o tratamento de enfermidades em indivíduos, já era aplicada rotineiramente em hospitais.

A que técnica refere-se o texto?

1. Vacina.
  2. Biópsia.
  3. Hemodiálise.
  4. Quimioterapia.
  5. Transfusão de sangue.

Programas de saúde Fisiologia

09. (Enem 2017) Pesquisadores criaram um tipo de plaqueta artificial, feita com um polímero gelatinoso coberto de anticorpos, que promete agilizar o processo de coagulação quando injetada no corpo. Se houver sangramento, esses anticorpos fazem com que a plaqueta mude sua forma e se transforme em uma espécie de rede que gruda nas lesões dos vasos sanguíneos e da pele.

MOUTINHO, S. Coagulação acelerada. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado).

Qual a doença cujos pacientes teriam melhora de seu estado de saúde com o uso desse material?

1. Filariose.
  2. Hemofilia.
  3. Aterosclerose.
  4. Doença de Chagas.
  5. Síndrome da imunodeficiência adquirida.

Programas de saúde Fisiologia

10. (Enem 2016) Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.

Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

1. Alta taxa de glicose no sangue.
  2. Aumento da pressão arterial.
  3. Ganho de massa corporal.
  4. Anemia crônica.
  5. Desidratação.

Fisiologia

11. (Enem 2013) A pı́lula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos de maior segurança, sendo constituı́da basicamente de dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo feminino, o estrogênio (E) e a progesterona (P). Em um experimento médico, foi analisado o sangue de uma mulher que ingeriu ininterruptamente um comprimido desse medicamento por dia durante seis meses.

1. Qual gráfico representa a concentração sanguı́nea desses hormônios durante o perı́odo
  2. Qual gráfico representa a concentração sanguı́nea desses hormônios durante o perı́odo
  3. Qual gráfico representa a concentração sanguı́nea desses hormônios durante o perı́odo
  4. Qual gráfico representa a concentração sanguı́nea desses hormônios durante o perı́odo
  5. Qual gráfico representa a concentração sanguı́nea desses hormônios durante o perı́odo

Fisiologia

12. (2013) A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano.

No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionavaos em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguı́neo permanecia vazio após esse processo (H-O)  A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano.

A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguı́nea e

1. pressão arterial.
  2. válvulas venosas.
  3. circulação linfática.
  4. contração cardı́aca.
  5. transporte de gases.

13. (Enem 2012)
A condição fı́sica apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como

1. anemia.
  2. beribéri.
  3. diabetes.
  4. escorbuto.
  5. fenilcetonúria.

Fisiologia

14. (Enem 2012 PPL) A vesícula biliar é um órgão muscular onde a bile é armazenada. Os cálculos biliares que algumas vezes se formam neste órgão devem ser removidos cirurgicamente, dependendo da avaliação da gravidade das complicações decorrentes da presença desses cálculos no indivíduo. Entretanto, apesar de algum prejuízo causado pela remoção da vesícula biliar, o indivíduo pode ter uma vida relativamente normal.

A remoção cirúrgica desse órgão retardará a

1. síntese de glicogênio.
  2. produção de bile.
  3. secreção de suco gástrico.
  4. produção de enzimas digestivas.
  5. digestão das gorduras

Fisiologia

15. (Enem 2011) Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que.

1. o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguı́nea.
  2. o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguı́nea.
  3. a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.
  4. o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.
  5. a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Fisiologia

16. (Enem 2010) Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos; sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um perı́odo aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigı́lia e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos perı́odos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.

BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).

Em função das caracterı́sticas observadas, conclui-se que a pessoa

1. apresentou aumento do seu perı́odo de sono contı́nuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no perı́odo noturno.
  2. apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo.
  3. estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
  4. teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
  5. deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu perı́odo de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.

Fisiologia

17. (Enem 2010) Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades das membranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento: Colocou 200 ml de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de água absorvida pelo papel liso foi de 8 m, enquanto pelo papel dobrado foi de 12 ml.

Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestino é a de

1. manter o volume de absorção.
  2. aumentar a superfı́cie de absorção.
  3. diminuir a velocidade de absorção.
  4. aumentar o tempo de absorção.
  5. manter a seletividade na absorção.

Fisiologia

18. (Enem 2010) A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarı́deos intracelulares de reserva.

Disponı́vel em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (adaptado).

cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.

* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.

HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de

1. falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.
  2. consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivı́duo.
  3. redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.
  4. uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.
  5. consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienizaçao bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.

Fisiologia

19. (Enem 2009) Um medicamento, após ser ingerido, atinge a corrente sanguı́nea e espalha-se pelo organismo, mas, como suas moléculas “não sabem” onde é que está o problema, podem atuar em locais diferentes do local “alvo”e desencadear efeitos além daqueles desejados. Não seria perfeito se as moléculas dos medicamentos soubessem exatamente onde está o problema e fossem apenas até aquele local exercer sua ação? A técnica conhecida como iontoforese, indolor e não invasiva, promete isso. Como mostram as figuras, essa nova técnica baseia-se na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente, permitindo que fármacos permeiem membranas biológicas e alcancem a corrente sanguı́nea, sem passar pelo estômago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local de aplicação. O objetivo da corrente elétrica é formar poros que permitam a passagem do fármaco de interesse.

A corrente elétrica é distribuı́da por eletrodos, positivo e negativo, por meio de uma solução aplicada sobre a pele. Se a molécula do medicamento tiver carga elétrica positiva ou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela será repelida e forçada a entrar na pele (eletrorrepulsão - A). Se for neutra, a molécula será forçada a entrar na pele juntamente com o fluxo de solvente fisiológico que se forma entre os eletrodos (eletrosmose - B).

De acordo com as informações contidas no texto e nas figuras, o uso da iontoforese

1. provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitélio.
  2. aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicação da corrente elétrica.
  3. inibe o mecanismo de ação dos medicamentos no tecido-alvo, pois estes passam a entrar por meio da pele.
  4. diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingestão se faz por via oral.
  5. deve ser eficaz para medicamentos constituı́dos de moléculas polares e ineficaz, se essas forem apolares.

Fisiologia

20. (Enem 2010) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36oC e 37oC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercı́cios fı́sicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.

Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

1. digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.
  2. imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.
  3. nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.
  4. reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.
  5. endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.