Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Banco de Questões > Biologia > Origem da Vida e Evolução

Origem da Vida e Evolução

Lista de 27 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Origem da Vida e Evolução com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Origem da Vida e Evolução.

01. (Enem 2021) Entre 2014 e 2016, as regiões central e oeste da África sofreram um grave epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus ebola, que se manifesta em até 21 dias após a infecção e cuja taxa de letalidade (enfermos que vão a óbito) pode chegar a 90%. Em regiões de clima tropical e subtropical, um outro vírus também pode causar febre hemorrágica: o vírus da dengue, que, embora tenha período de incubação menor (até 10 dias), apresenta taxa de letalidade abaixo de 1%.

Disponível em: www.who.int. Acesso em: 1 fev. 2017 (adaptado).

Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógeno-hospedeiro, qual dos dois vírus infecta seres humanos há mais tempo?

  1. Ebola, pois o maior período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro.
  2. Dengue, pois o menor período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro.
  3. Ebola, cuja alta letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo de sua evolução.
  4. Ebola, cujos surtos epidêmicos concentram-se no continente africano, reconhecido como berço da origem evolutiva dos seres humanos.
  5. Dengue, cuja baixa letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo da coevolução patógeno-hospedeiro.

02. (Enem 2021) O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3, e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).

NORMAN, M. D.; FINN, J.; TREGENZA, T. Dynamic mimicry in an Indo-Malayan octopus. In: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, n. 268, out. 2021.

Disponível em: www.researchgate.net. Acesso em: 15 mar. 2014 (adaptado).

Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos

  1. originaram-se do mesmo ancestral que esses animais.
  2. passaram por mutações similares a esses organismos.
  3. observaram esses animais em seus nichos ecológicos.
  4. resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.
  5. sobrevivem às pressões seletivas com esses comportamentos

03. (Enem Digital 2020) Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.

LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. Scientific American Brasil, ed. 111, ago. 2011 (adaptado).

A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?

  1. Aleatória
  2. Homóloga
  3. Divergente
  4. Progressiva
  5. Convergente

04. (Enem 2020 PPL) Na tentativa de explicar o processo evolutivo dos seres humanos, em 1981, Lynn Margulis propôs a teoria endossimbiótica, após ter observado que duas organelas celulares se assemelhavam a bactérias em tamanho, forma, genética e bioquímica. Acredita-se que tais organelas são descendentes de organismos procariontes que foram capturados por alguma célula, vivendo em simbiose. Tais organelas são as mitocôndrias e os cloroplastos, que podem se multiplicar dentro da célula.

A multiplicação dessas organelas deve-se ao fato de apresentarem

  1. DNA próprio.
  2. ribossomos próprios.
  3. membrana duplicada.
  4. código genético diferenciado.
  5. maquinaria de reparo do DNA.

05. (Enem 2020) Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros são representantes da classe dos Aracnídeos. Esses animais são terrestres em sua grande maioria e ocupam os mais variados hábitats, tais como montanhas altas, pântanos, desertos e solos arenosos. Podem ter sido os primeiros. representantes do filo Arthropoda a habitar a terra seca.

A característica que justifica o sucesso adaptativo desse grupo na ocupação do ambiente terrestre é a presença de

  1. queliceras e pedipalpos que coordenam o movimento corporal.
  2. excreção de ácido úrico que confere estabilidade ao pH corporal.
  3. exoesqueleto constituído de quitina que auxilia no controle hídrico corporal.
  4. circulação sanguínea aberta que impede a desidratação dos tecidos corporais.
  5. sistema nervoso ganglionar que promove a coordenação central do movimento corporal

06. (Enem Digital 2020) A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.

Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?

  1. Arquegônio, que protege o embrião multicelular
  2. Broto, que propaga vegetativamente as plantas
  3. Fruto, que garante uma maior eficiência na dispersão
  4. Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada
  5. Semente alada, que favorece a dispersão aérea

07. (Enem Digital 2020) Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo

Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?

  1. Cavalo
  2. Ovelha
  3. Veado
  4. Porco
  5. Vaca

08. (Enem 2020 PPL) A irradiação e o sucesso evolutivo das angiospermas estão associados à ação de animais que atuam na polinização de suas flores, principalmente os insetos. Nessa relação, os insetos foram e ainda são beneficiados com alimento.

Para as angiospermas, essa coevolução foi vantajosa por

  1. reduzir a ação dos herbívoros.
  2. reduzir a competição interespecífica.
  3. aumentar sua variabilidade genética.
  4. aumentar a produção de grãos de pólen.
  5. aumentar a independência da água para reprodução.

Evolução

09. (Enem 2019) Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números. Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números.

A aquisição evolutiva que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas está indicada pelo número

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Ecologia Evolução Botânica

10. (Enem 2018) O deserto é um bioma que se localiza em regiões de pouca umidade. A fauna é, predominantemente, composta por animais roedores, aves, répteis e artrópodes. Uma adaptação, associada a esse bioma, presente nos seres vivos dos grupos citados é o(a)

A existência de numerosas glândulas sudoríparas na

  1. xistência de numerosas glândulas sudoríparas na epiderme.
  2. eliminação de excretas nitrogenadas de forma concentrada.
  3. desenvolvimento do embrião no interior de ovo com casca.
  4. capacidade de controlar a temperatura corporal.
  5. respiração realizada por pulmões foliáceos.

Evolução

11. (Enem 2018 PPL) O sucesso adaptativo dos répteis relaciona-se, dentre outros fatores, ao surgimento de um revestimento epidérmico de queratina para economia de água metabólica.

Essa característica seria prejudicial em anfíbios, pois acarretaria problemas

  1. circulatórios, em razão da limitação na força contrátil do coração tricavitário.
  2. excretórios, em razão de incapacidade renal de processar níveis elevados de urina.
  3. digestivos, em razão da limitação do intestino em absorver alimentos muito diluídos.
  4. locomotores, em razão de incapacidade óssea de sustentar um animal mais pesado.
  5. respiratórios, em razão da pequena capacidade dos pulmões de realizar trocas gasosas.

Evolução

12. (Enem 2017) A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo. A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição.

A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em

  1. tipos de células.
  2. aspectos ecológicos.
  3. relações filogenéticas.
  4. propriedades fisiológicas.
  5. características morfológicas.

Evolução

13. (Enem 2016 PPL) Darwin, em viagem às lhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo como tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.

O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de

  1. mutação.
  2. adaptação.
  3. seleção natural.
  4. recombinação gênica.
  5. variabilidade genética.

Evolução

14. (Enem 2016 - 3ª aplicação) O cladograma representa relações filogenéticas entre os vertebrados. A correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a característica evolutiva é

A correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a característica evolutiva é:

  1. I- endotermia.
  2. II - coluna vertebral.
  3. III - ovo amniótico.
  4. IV - respiração pulmonar.
  5. V - membros locomotores.

Evolução

15. (Enem 2016) Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do carbono-14.

FAPESP. DNA de mamute é revelado. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).

A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à

  1. proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos.
  2. decomposição de todo o carbono-12 presente no organismo após a morte.
  3. fixação maior do carbono-14 nos tecidos de organismos após a morte.
  4. emissão de carbono-12 pelos tecidos de organismos após a morte.
  5. transformação do carbono-12 em carbono-14 ao longo dos anos.

Evolução

16. (Enem 2016) Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.

Um exemplo de tal processo é o(a)

  1. desenvolvimento embrionário.
  2. reprodução sexuada.
  3. respiração aeróbica.
  4. excreção urinária.
  5. síntese proteica.

Evolução

17. (Enem 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas. Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por

  1. modificação de caracterı́sticas.
  2. incremento no tamanho corporal.
  3. complexificação de seus sistemas.
  4. melhoria de processos e estruturas.
  5. especialização para uma determinada finalidade.

Evolução

18. (Enem 2014) Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma caracterı́stica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a

  1. capacidade de produzir moléculas de ATP.
  2. presença de parede celular semelhante à de procariontes.
  3. presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
  4. capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.
  5. presença de um sistema enzimático eficiente às reações quı́micas do metabolismo aeróbio.

Evolução

19. (Enem 2012) Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.

De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que

  1. desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético.
  2. reduziram a penetração da luz solar até a superfı́cie da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas.
  3. causaram uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partı́culas de poeira nos organismos.
  4. resultaram na sedimentação das partı́culas de poeira levantada com o impacto do me-teoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos.
  5. evitaram a precipitação de água até a superfı́cie da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.

Evolução

20. (Enem 2012) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que

  1. seres vivos podem ser criados em laboratório.
  2. a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
  3. o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.
  4. seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
  5. vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.

Evolução

21. (Enem 2012 PPL) Charles R. Darwin (1809-1882) apresentou em 1859, no livro A origem das espécies, suas ideias a respeito dos mecanismos de evolução pelo processo da seleção natural. Ao elaborar a Teoria da Evolução, Darwin não conseguiu obter algumas respostas aos seus questionamentos

O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria?

  1. A sobrevivência dos mais aptos.
  2. A origem das variações entre os indivíduos.
  3. O crescimento exponencial das populações.
  4. A herança das características dos pais pelos filhos.
  5. A existência de características diversas nos seres da mesma espécie.

Evolução

22. (Enem 2012 PPL) A vegetação do cerrado é constituída por árvores esparsas que apresentam troncos retorcidos e raízes profundas, disseminadas em meio a arbustos.

As raízes dessas árvores são uma importante estratégia evolutiva, pois

  1. aumentam a taxa de fotossíntese das árvores, o que eleva a produção de biomassa.
  2. melhoram a sustentação das árvores no solo, que se torna arenoso nos períodos intensos de seca.
  3. possibilitam a absorção de água de regiões mais profundas do solo, inclusive em períodos de seca.
  4. dificultam a ação de predadores que se alimentam desses órgãos, provocando a morte das árvores.
  5. diminuem a superfície de contato desses órgãos com a atmosfera, impedindo a perda de água por evaporação

Evolução

23. (Enem 2010) Alguns anfı́bios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas caracterı́sticas corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck.

Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

  1. as caracterı́sticas citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
  2. a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.
  3. o corpo anelado é uma caracterı́stica forte- mente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.
  4. as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa caracterı́stica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes.
  5. as caracterı́sticas citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Evolução

24. (Enem 2009) Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuı́dos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuı́da ao longo de um gradiente sul- norte. Na figura, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.

O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é

  1. a alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.
  2. o fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional.
  3. a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivı́duos com caracterı́sticas distintas.
  4. a mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.
  5. a herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas caracterı́sticas genéticas aos descendentes.

25. (Enem) Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria naquele planeta:

  1. a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.
  2. a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.
  3. a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.
  4. a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.
  5. a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.

26. (Enem) Na solução aquosa das substâncias orgânicas pré-bióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese de moléculas complexas de toda a classe, inclusive proteínas e ácidos nucleicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes não é conhecida. É quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminoácidos podem ser produzidas no tubox2 de ensaio mediante a presença de certos tipos de argila. (...) Mas o avanço verdadeiramente criativo – que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez – ocorreu quando uma molécula de ácido nucleico “aprendeu” a orientar a reunião de uma proteína, que, por sua vez, ajudou a copiar o próprio ácido nucleico. Em outros termos, um ácido nucleico serviu como modelo para a reunião de uma enzima que poderia então auxiliar na produção de mais ácido nucleico. Com esse desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realização. A vida tinha começado.
Na solução aquosa das substâncias orgânicas pré-bióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese de moléculas complexas de toda a classe, inclusive proteínas e ácidos nucleicos

(Adaptado de: LURIA, S. E. Vida: experiência inacabada. Belo Horizonte-São Paulo: Itatiaia-Edusp, 1979.)

O “avanço verdadeiramente criativo” citado no texto deve ter ocorrido no período (em bilhões de anos) compreendido aproximadamente entre:

  1. 5,0 e 4,5.
  2. 4,5 e 3,5.
  3. 3,5 e 2,0
  4. 2,0 e 1,5.
  5. 1,0 e 0,5.

27. (Enem) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade
O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

  1. as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.
  2. a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.
  3. após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.
  4. desde o Pré-Cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.
  5. na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp