Home > Blog > Redação > Redação no Enem >Como Fazer Uma Introdução Nota 1000

Como Fazer Uma Introdução Nota 1000

Aprenda com as redações exemplares do Enem a como fazer uma introdução nota 1000.

Você vai aprender a como fazer/usar

  1. Contextualização e Tese
  2. Citação Direta e Indireta
  3. Alusão Histórica
  4. Alusão Literária
  5. Alusão Cinematográfica
  6. Alusão a Constituição Federal
  7. Alusão Filosóficas e Sociológicas

A Introdução na redação do Enem pode ser dividida em duas partes:

Contextualização

A contextualização tem como objetivo explicar ou demonstrar características relacionadas a uma situação, nela você estará demonstrando a banca que detém o conhecimento sobre aquele tema. Isso será feito através de uma alusão histórica, filosófica, cinematográfica, ou até mesmo um acontecimento mais recente etc.

Tese

A tese é a apresentação do seu ponto de vista sobre determinado tema. Nela você pode fazer um afirmação tanto negativa, quanto positiva. A sua tese também tem como função demonstrar qual será o seu projeto de texto, ou seja, qual os pontos você defenderá no seu desenvolvimento.

Exemplo de Contextualização e Tese na Introdução na Redação Enem

Exemplo 1:

Redação: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Autor: Caio Nobuyoshi Koga

Contextualização: O Brasil cresceu nas bases paternalistas da sociedade europeia visto que as mulheres eram excluídas das decisões políticas e sociais, inclusive do voto.

Tese: Diante desse fato, elas sempre foram tratadas como cidadãs inferiores cuja vontade tem menor validade que as demais. Esse modelo de sociedade traz diversas consequências, como a violência contra a mulher, fruto da herança social conservadora e da falta de conscientização da população.

Exemplo 2:

Redação: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Autor: Julia Guimarães Cunha

Contextualização: O feminismo é o movimento que luta pela igualdade social, política e econômica dos gêneros. Hodiernamente, muitas conquistas em prol da garantia dessas igualdades já foram alcançadas – a exemplo do direito ao voto para as mulheres, adquirido no Governo Vargas.

Tese: Entretanto, essas conquistas não foram suficientes para eliminar o preconceito e a violência existentes na sociedade brasileira.

Citação Direta

A citação direta é basicamente o registro da frase dita na sua forma literal entre aspas.

Segundo Lavoisier, um renomado filósofo francês do século XVIII, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Amanda Reis de Carvalho, Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil - 2013

Citação Indireta

É o tipo de citação mais utilizada no Enem, e a mais segura. No uso dele você deve exprimir com as suas próprias palavras a ideia do autor, e também não existe a necessidade de usar aspas.

Aristóteles, grande pensador da Antiguidade, defendia a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana.

Augusto Scapini, Democratização do acesso ao cinema no Brasil - 2019

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si.

Amanda Carvalho Maia Castro, A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira - 2015

#1 Contextualização, Tese, Citação Direta e Indireta - Como Fazer Uma Introdução Nota 1000

Exemplos de Alusões

1. Alusão Histórica

As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado, foram marcadas por consideráveis avanços científicos, dentre os quais destacam-se as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, tal panorama promoveu a ampliação do acesso ao conhecimento, por intermédio das redes sociais e mídias virtuais. Em contrapartida, nota-se que essa realidade impôs novos desafios às sociedades contemporâneas, como a possibilidade de manipulação comportamental via dados digitais. Desse modo, torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática: a perda da autonomia de pensamento e a sabotagem dos processos políticos democráticos.

Pedro Assaad, Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet - 2018

O mundo conheceu novos equipamentos ao longo do processo de industrialização, com destaque para os descobrimentos da Terceira Revolução Industrial, que possibilitou a expansão dos meios de comunicação e controle de dados em inúmeros países. Entretanto, as ferramentas recém descobertas foram utilizadas de forma inadequada, como por exemplo, durante a Era Vargas. Com efeito, a má utilização dessas tecnologias contribui com a manipulação comportamental dos usuários que se desenvolve devido não só à falta de informação popular como também à negligência governamental.

Vanessa Tude, Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet - 2018

Na antiga pólis de Esparta, havia a prática da eugenia, ou seja, a segregação dos denominados “imperfeitos”, como, por exemplo, os deficientes. Passados 2000 anos, o preconceito contra esse grupo ainda prevalece socialmente e afeta, principalmente, a área da educação. Nesse contexto, os surdos são grandes vítimas da exclusão no processo de formação educacional, o que traz desafios e a busca por autonomia e pela participação de pessoas com essa deficiência no espaço escolar brasileiro.

João Pedro Fidelis Belluzo, Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil - 2017

O Brasil foi formado pela união de diversas bases étnicas e culturais e, consequentemente, estão presentes em seu território várias religiões. Entretanto, nem essa diversidade nem a liberdade religiosa garantida pela Constituição Cidadã faz com que o país seja respeitoso com as diferentes crenças. Fazendo uma analogia com a filosofia kantiana, a intolerância existente pode ser vista como o resultado de fatores inatos ao indivíduo com o que foi incorporado a partir das experiências vividas.

João Vitor Vasconcelos Ponte, Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - 2016

#2 Alusão Histórica - Como Fazer Uma Introdução Enem Nota 1000

2. Alusão Literária

“No livro “1984” de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes.”

Lucas Felpi, Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet - 2018

George Orwell, em sua célebre obra “1984”, descreve uma distopia na qual os meios de comunicação são controlados e manipulados para garantir a alienação da população frente a um governo totalitário. Entretanto, apesar de se tratar de uma ficção, o livro de Orwell parece refletir, em parte, a realidade do século XXI, uma vez que, na atualidade, usuários da internet são constantemente influenciados por informações previamente selecionadas, de acordo com seus próprios dados. Nesse contexto, questões econômicas e sociais devem ser postas em vigor, a fim de serem devidamente compreendidas e combatidas.

Maria Eduarda Fionda, Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet - 2018

Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas "Memórias Póstumas" que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, surge a problemática do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.

Larissa Cristine Ferreira, Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - 2016

No livro Admirável Mundo Novo do escritor inglês Aldous Huxley é retratada uma realidade distópica na qual o corpo social padroniza-se pelo controle de informações e traços comportamentais. Tal obra fictícia, em primeira análise, diverge substancialmente da realidade contemporânea, uma vez que valores democráticos imperam. No entanto, com o influente papel atribuído à internet, configurou-se uma liberdade paradoxal tangente à regulamentação de dados. Assim, faz-se profícuo observar a parcialidade informacional e o consumo exacerbado como pilares fundamentais da problemática.

Sílvia Fernanda Lima, Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet - 2018

#3 Alusão Literária - Como Fazer Uma Introdução Enem Nota 1000

3. Alusão Cinematográfica

““Black Mirror” é uma série americana que retrata a influência da tecnologia no cotidiano de uma sociedade futura. Em um de seus episódios, é apresentado um dispositivo que atua como uma babá eletrônica mais desenvolvida, capaz de selecionar as imagens e sons que os indivíduos poderiam vivenciar.”

Clara de Jesus, Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet - 2018

A série britânica “Black Mirror” é caracterizada por satirizar a forma como a tecnologia pode afetar a humanidade. Dentre outros temas, o seriado aborda a influência dos algoritmos na opinião e no comportamento das personagens. Fora da ficção, os efeitos do controle de dados não são diferentes dos da trama e podem comprometer o senso crítico da população brasileira. Assim, faz-se pertinente debater acerca das consequências da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Jamille Borges - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Durante a primeira metade do século XX, as obras cinematográficas de Charlie Chaplin atuaram como fortes difusores de informações e de ideologias contra a exploração e o autoritarismo no continente americano. No contexto atual, o cinema permanece como um importante veículo de conhecimento, mas no Brasil, não há o acesso democrático a essa mídia em decorrência das disparidades socioeconômicas nas cidades, as quais fomentam a elitização dos ambientes de entretenimento, e da falta de investimentos em exibições populares, as quais, muitas vezes, são realizadas em prédios precários e não são divulgadas.

Eduarda Duarte, Democratização do acesso ao cinema no Brasil - 2019

O filme "Cine Hollywood" narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas. De maneira análoga à história fictícia, a questão da democratização do acesso ao cinema, no Brasil, ainda enfrenta problemas no que diz respeito à exclusão da parcela socialmente vulnerável da sociedade. Assim, é lícito afirmar que a postura do Estado em relação à cultura e a negligência de parte das empresas que trabalham com a ‘’sétima arte’’ contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.

Daniel Gomes - Democratização do acesso ao cinema no Brasil - 2019

O longa-metragem nacional "Na Quebrada" revela histórias reais de jovens da periferia de São Paulo, os quais, inseridos em um cenário de violência e pobreza, encontram no cinema uma nova perspectiva de vida. Na narrativa, evidencia-se o papel transformador da cultura por intermédio do Instituto Criar, que promove o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos alunos por meio da sétima arte. Apresentando-se como um retrato social, tal obra, contudo, ainda representa a história de parte minoritária da população, haja vista o deficitário e excludente acesso ao cinema no Brasil, sobretudo às classes menos favorecidas. Todavia, para que haja uma reversão do quadro, faz-se necessário analisar as causas corporativas e educacionais que contribuem para a continuidade da problemática em território nacional.

Gabriel Lopes, Democratização do acesso ao cinema no Brasil - 2019

#4 Alusão Cinematográfica - Como Fazer Uma Introdução Enem Nota 1000

4. Alusão a Constituição Federal

“Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito ao cinema. Isso acontece devido à concentração de salas de cinema nos grandes centros urbanos e à concepção cultural de que a arte direcionada aos mais favorecidos economicamente.”

Ana Clara Socha, Democratização do acesso ao cinema no Brasil - 2019

A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro – assegura a todos a liberdade de crença. Entretanto, os frequentes casos de intolerância religiosa mostram que os indivíduos ainda não experimentam esse direito na prática. Com efeito, um diálogo entre sociedade e Estado sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa é medida que se impõe.

Vinícius Oliveira de Lima, Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - 2016

Embora seja direito assegurado a todos os cidadãos pela Constituição Federal, a liberdade religiosa não é garantida de modo isonômico aos brasileiros. Ora velada, ora implícita, a intolerância quanto ao diferente faz parte da realidade do país. Infelizmente, o desconhecimento da população em relação ao processo de formação da nação e a falta de punição sob os que atentam contra a religião do próximo impedem que o respeito à diversidade cultural brasileira seja consolidado.

Isabella Ribeiro de Sena Carvalho, Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - 2016

#5 Alusão a Constituição Federal - Como Fazer Uma Introdução Enem Nota 1000

5. Alusão Filosófica e Sociológica

Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. No entanto, percebe-se que, no Brasil, os deficientes auditivos compõem um grupo altamente desfavorecido no tocante ao processo de formação educacional, visto que o país enfrenta uma série de desafios para atender a essa demanda. Nesse contexto, torna-se evidente a carência de estrutura especializada no acompanhamento desse público, bem como a compreensão deturpada da função social deste.

Alan de Castro Nabor, Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil - 2017

O mundo conheceu novos equipamentos ao longo do processo de industrialização, com destaque para os descobrimentos da Terceira Revolução Industrial, que possibilitou a expansão dos meios de comunicação e controle de dados em inúmeros países. Entretanto, as ferramentas recém descobertas foram utilizadas de forma inadequada, como por exemplo, durante a Era Vargas. Com efeito, a má utilização dessas tecnologias contribui com a manipulação comportamental dos usuários que se desenvolve devido não só à falta de informação popular como também à negligência governamental.

Vanessa Tude - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet - 2018

Aristóteles, grande pensador da Antiguidade, defendia a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana. Para o filósofo, sem a cultura e a sabedoria, nada separa a espécie humana do restante dos animais. Nesse contexto, destaca-se a importância do cinema, desde a sua criação, no século XIX, até a atualidade, para a construção de uma sociedade mais culta. No entanto, há ainda diversos obstáculos que impedem a democratização do acesso a esse recurso no Brasil, centrados na elitização do espaço público e causadores da insuficiência intelectual presente na sociedade. Com isso, faz-se necessária uma intervenção que busque garantir o acesso pleno ao cinema para todos os cidadãos brasileiros.

Augusto Scapini, Democratização do acesso ao cinema no Brasil - 2019

Segundo as ideias do sociólogo Habermas, os meios de comunicação são fundamentais para a razão comunicativa. Visto isso, é possível mencionar que a internet é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o meio virtual tem sido utilizado, muitas vezes, para a manipulação do comportamento do usuário, pelo controle de dados, podendo induzir o indivíduo a compartilhar determinados assuntos ou a consumir certos produtos. Isso ocorre devido falha de políticas públicas efetivas que auxiliem o indivíduo a “navegar”, de forma correta, na internet, e à ausência de consciência, da grande parte da população, sobre a importância de saber utilizar adequadamente o meio virtual. Essa realidade constituiu um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade.

Lívia Taumaturgo, Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet - 2018

De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro. Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país. Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.

Vanessa Soares Mendes, Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - 2016

#6 Alusão Filosófica e Sociológica - Como Fazer Uma Introdução Enem Nota 1000



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem