Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > História > Mesopotâmia

Mesopotâmia

A mesopotâmia surgiu por volta de 5.000 a.C na região conhecida como “Crescente Fértil”, sendo criada e desenvolvida entre os vales dos rios Tigre e Eufrates por povos tribais das montanhas da Europa e Ásia Central, na região onde hoje é o Iraque e parte Síria.

Civilizações Mesopotâmicas

A mesopotâmia surgiu por volta de 5.000 a.C na região conhecida como “Crescente Fértil”, sendo criada e desenvolvida entre os vales dos rios Tigre e Eufrates por povos tribais das montanhas da Europa e Ásia Central, na região onde hoje é o Iraque e parte Síria.

Apesar de não usarem essa nomenclatura na época, o nome vem das palavras “meso” que significa “no meio” e “potamos” que é rio, sendo assim a “terra entre rios’, o que possibilitou o desenvolvimento da agricultura (cevada, cebola, alho, tâmara etc ) e criação de animais (cabras, ovelhas, bois etc).

Durante esse período vários povos habitam e dominaram a região, uns por mais tempo e outro por bem menos, e apesar dos constantes confrontos havia uma certa relação relacionada a religião, escrita e cultura, além da estrutura social.

Um dos desafios da época eram a questão natural, onde poderia sofrer em um ano com a seca, e outro com inundações, e como o intuito de manter um controle foram construídas as diques que permitam representar a água de uma região para se usada no plantio (através da irrigação) e consumo. Os diques ainda tinha uma função de proteção contra ataques.

A escrita

A escrita cuneiforme que é uma criação dos sumérios, foi utilizado por diversos povos, tais como os sírios, hebreus, e persas. A escrita era ideográfica, ou seja, cada objeto tinha uma representação de uma ideia.

Literatura

Dos textos existentes ainda, diversos estão em processo de tradução ou decifração, e o que se sabe é que a maior parte do conteúdo tem produção estatal, principalmente econômica e religiosa, porém existem diversas crônicas sobre governantes, deuses, hinos, fábulas, versos etc. Um dos mais famosos é a Epopeia de Gilgamesh que trata de uma aventura de coragem na busca pela imortalidade.

Artes

A arquitetura foi a arte mais desenvolvida, e a sua notabilidade se deu pelo exibicionismo e luxo das enormes construções de templos e palácios. O Zigurate que era uma torre piramidal e de base retangular, e composta por vários andares é um exemplo destas construções. Outro ponto é que o topo por vezes era utilizada como observatório astronômico.

Religião

Eram politeístas, ou seja, tinha vários deuses que eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. Além deles a lua, o sol, o rio e até outros elementos da natureza eram cultuados.

Direito

O Código de Hamurabi que era uma compilação de leis da suméria com tradições semitas, tem mais de 282 leis para todos os tipos de crime, desde família e adultério, até comercio e propriedade, passando por falsas acusações e escravidão.

1. Sumérios

Os Sumérios foram uns dos primeiro grupos a habitar a mesopotâmia, e era onde hoje estão localizados o Kuwait e Iraque, e que naquela época era o Sul da Mesopotâmia.

Características:

  1. As principais cidades foram Uruk, Ur, Lagash e Nippur.
  2. Desenvolvimento da escrita cuneiforme e da invenção da roda.
  3. Avanços na agricultura com o aperfeiçoamento de técnicas para a drenagem em pântanos.
  4. Construção de barragens e reservatórios de água, assim como canais de irrigação.
  5. Centralização do poder político, militar e religioso.

Estrutura

Formada por cidades-estado que eram autônomas, sendo assim cada uma tinha as governantes, leis e administração própria, porém a língua era a mesma.

Outro ponto importante era os constantes confrontos entre as cidades-estado, como o intuito de manter o domínio da sua região, e ter mais terras produtivas, tendo em vista a importância da agricultura para a época.

A vida social também era desigual, onde uma o rei vivia em um luxuoso palácio, e a elite detinha a maior parte das terras, enquanto a população que era em sua maioria camponeses, viviam em casas de palha.

Religião

Dentro das cidades sumérias existiam grandes templos dedicados aos seus deuses que era chamados de zigurates.


Dur-Untas, ou Choga Zambil, construído no século XIII a.C. por Untas Napirisa e localizado perto de Susa, Irã, é um dos mais preservados zigurates do mundo


Escrita

Os sumérios são os responsáveis pelo surgimento da escrita cuneiforme o que aconteceu em 3000 a.C, e que permitiu o conhecimento dos povos da região.

Um dos registros mais famosos encontrados na região foi a epopeia de Gilgamesh que narra uma história sobre Gilgamesh que foi de Uruk, onde após oprimir o seu povo, os deus criou do barro Enkidu com a intenção de torná-lo mais humilde, porém os dois se tornaram amigos, e viveram várias aventuras, e os deuses mataram Enkidu como punição. Após o ocorrido



Gilgamesh começou uma jornada em busca da imortalidade onde ele foi ao encontro do herói Utnapishtim que era conhecido por ter alcançado a imortalidade depois de ter sobrevivido a um grande dilúvio.

Um fato interessante é que a história se confunde com a de Noé, pois Utnapishtim construiu uma grande arca a mandos dos deuses, e guardou os animais e sua família nela. O herói ainda prometeu a imortalidade ao governante, porém ela falhou, e depois retornou para Uruk.


Foto de Osama Shukir Muhammed Amin, Wikipédia

Esta é uma tabuinha parcialmente quebrada recém-descoberta da Epopéia de Gilgamesh. A tabuinha remonta ao antigo período babilônico, 2003-1595 a.C Da Mesopotâmia, Iraque. O Museu Sulaymaniyah, Iraque.


2. Acádios

Os Acádios foram um povo de origem semita e que habitava a região central da Mesopotâmia (os sumérios estão ao sul), e com a liderança do Imperador Sargão I conquistaram, e unificaram as cidades da mesopotâmia, onde houve a centralização deste poder e o surgimento do Império Acádio.

Características:

  1. Conquista e unificação das cidades da Suméria pelo Imperador Sargão I.
  2. Absorção da cultura Suméria.
  3. Curta duração devido revoltas e invasões por estrangeiros.

O Império durou pouco (menos de 200 anos), pois surgiu por volta de 2334 a.C e caiu em meados de 2154 a.C, sendo derrubada pelos gútios que era um povo da região leste, dos montes Zagros. Os Gútios por sua vezes foram dominados pelos Elamitas.



Foto do Monte Zagros


3. Amoritas

O povo Amorita também conhecidos como amorreu era semitas advindos do deserto sírio-árabe por volta de 2000 a.C, e tinham Raba Amom (que hoje é Amã a capital da Jordânia).

Características:

  1. Hamurabi, rei da Babilônia: conquista da mesopotâmi e formação do Primeiro Império Babilônici.
  2. Criação do mais antigo sistema de leis escritas: Código de Hamurabi.
  3. Declínio: morte de Hamurabi, fragmentação e invasões estrangeiras.

Esse povo era bem conhecido por sua crueldade, conquistando várias do Golfo Pérsico até a região norte da Assíria (onde hoje é a Palestina e Jordânia), e se estabeleceram anteriormente a estas conquistas cidade de Babilônia.


Rei Hamurabi e o Código de Hamurabi

O Primeiro Império Babilônico surgiu sobre o reino de Hamurabi (1728-1686 a.C.), onde houve o domínio uma grande parte da região. A sociedade era escravocrata, e era comandada por um líder, onde os cargos eram hereditários, ou seja, passava dos pais para os filhos.

O Código de Hamurabi era um conjunto de leis de cunho econômico e social que inclui punições dos cidadãos, e que foi criado após a unificação da região conquistada. Talvez não conheça o Código de Hamurabi, porém com certeza já escutou a expressão “olho por olho, dente por dente”. O Código de Hamurabi foi tão importante que até hoje é utilizada por beduínos em algumas regiões (na sugestão de documentário no final do conteúdo você confere esta história).


Uma das tábuas do Código de Hamurabi


A queda do Império se deu pelos Cassistas e Hititas:

Os cassistas que se acredita que era oriundos do sudoeste do Irã, e chegaram controlar a Babilônia de 1531 a.C até 1 155 a.C, quando foram derrubados pelos Elamitas. Já os Hititas eram um povo indo-europeu que fundaram um poderoso império, tendo em vista a sua força militar se utilizava de armas de ferro, e tinha cavalos, o que não era comum para aquela época, contudo eles foram dominados pelos Assírios que detinham um exército permanente.

4. Assírios

Os Assírios foram um povo semita que viviam no norte da mesopotâmia, mais precisamente na região entre o rio Tigre e Eufrates. O Império surgiu após a queda do já abordado Império Acadiano (Acádios).

Características:

  1. Conflitos e invasões: espírito guerreiro.
  2. Império Assírio: conquista da Mesopotâmia e expansão territorial.
  3. Estados militarista: violência, tributos e escravização dos povos conquistados.
  4. Fim do Império: aliança entre medos e caldeus.

Os Assírios também foram conhecidos pela poder militar, onde eles facilmente dominam as regiões a sua frente, em virtude da sua força militar que contava com o uso de ferro, cobre e estanho para fabricar as suas armas, uso de carros de guerra, cavalos e lanceiros além do exército fixo como já citado anteriormente. Os povos dominados sofriam com a escravidão, e em outros casos o esfolamento (remoção da pele do corpo de um ser vivo) por pedras, torturas e deportações em massa.

A conquista da Babilônia veio em 729 a.C, sobre o reinado Tiglath-Pileser III também conhecido como Teglat-Falasar. Já no reinado de Sargão II, os assírios conquistaram Israel onde houve a deportação em massa de 27 mil israelitas e a invasão da Síria em 715 a.C.

Após Sargão II, Senaqueribe (705 a.C. até 681 a.C.) passou a capital de Assur para Nínive, e ainda tentou tomar Judá sem sucesso, onde o cerco fracassado resultou na morte dos seus dois filhos.

No lugar de Senaqueribe, o seu filho Esar-Hadom passou a reinar, ele expandiu p domínio até o rio Nilo, e se estabeleceu no Egito, além de reconstruir a Babilônia, que durante certo tempo fora a capital do império.


Cultura

Nem só de força bruta viveram os Assírios, ao passo que tinha uma arquitetura que proveu a construção de edifícios imponentes, principalmente para o periodo.

Na questão da cultural foi criada uma grande biblioteca em Nínive a mando de Assurbanipal, mediante ao fato de exaltarem a cultura dos povos mesopotâmicos, onde era possível encontrar um grande acervo sobre a cultura mesopotâmica. Cabe ressaltar que o acervo era composta por diversos textos dos mais variados assuntos escritos em plaquetas de argila.


A primeira biblioteca da história foi criada em Nínive.

5. Caldeus

Características:

  1. Surgimento do Segundo Império Babilônico:
  2. Babilônia: centro comercial, cultural e político
  3. Nabucodonosor: Expansão territorial
  4. Nabucodonosor: Grandes construções como o jardim suspenso
  5. Conquista de Jerusalém e escravização dos Hebreus

Os caldeus foram um povo semita de origem árabe do sul da Mesopotâmia, e que começaram o seu domínio depois da invasão a Nínive (atual Mosul, no norte do Iraque) por volta de 612 a.C que outrora fora dominada pelo povo assírio.

A ocupação se deu após o monarca Nabopolassar (pai de Nabucodonosor) que havia sido governador de um provincia hora dominada pelo assírios que tinham como a sua maior fraqueza a administração, e isso se deu após unir com os medos.

Após a morte do pai em 586 a.C Nabucodonosor continuou a expansão territorial, tanto erguendo cidades, como reconstruindo as já destruídas devido as guerras.

A queda do Império se devido aos Persas, sobre a liderança do rei Ciro, após o enfraquecimento do governo devido a morte de Nabucodonosor.


Representação de um leão rugindo numa parede da sala do trono de Nabucodonosor II (r. 604–562 a.C.), atualmente no Museu Britânico


Cultura

Nabucodonosor foi conhecido por suas grandes construções, entre ela está os Jardins Suspensos, a construção de enormes templos, além da Torre de Babel.

Documentário

Documentário “Civilizações Perdidas - Mesopotâmia” criado pelo finado Discovery Civilization. O Documentário mistura a história da mesopotâmia com histórias bíblicas, porém é possível conhecer muitas incríveis da época.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.