Home > Blog > História > Hebreus

Hebreus

Atualizada em 15 de Agosto, 2020

O povo Hebreu tem a sua origem em um povo semita que viveram por volta de 2000 a.C na região do Crescente Fértil, nas proximidades da cidade de Ur.

A história do povo tende a ser dividida em três partes.

Patriarcas

Por volta de 1750 a.C os Hebreus foram para o Egito, mais precisamente nas proximidades do Nilo devido a seca que levou a uma crise na produção de alimentos. Inicialmente eles prosperaram pois o Egito passava por um situação complicada devido a invasão do hicsos que governavam o país. Porém depois de retomar o poder os Hebreus se tornaram escravos. No ano de 1250 a.C os hebreus saíram do Egito sobre a liderança de Moisés.

Os mais conhecidos foram:

  1. Abraão (o primeiro, considerado o “pai dos hebreus”)
  2. Isaac
  3. Jacó
  4. José
  5. Moisés

Juízes

A fase dos juízes se inicia com a chegada do Povo Hebreu a Palestina que estava sendo habitada por diferentes povos, e como eles estavam divididos em dozes tribos (cada tribo era um clã muito grande), e cada tribo começou luta pela posse da terra, e os Juízes tinham ali o papel de chefe religioso, político e militar pois ele era considerado, um enviado de Deus. O primeiro juiz foi Josué e iniciou a tomada da Palestina onde consegui tomar Jericó, porém no ano de 1030 a.C foi entregue o comando a um rei, como o intuito de unir os povos para terem mais proteção.

Os principais juízes foram:

  1. Otoniel
  2. Barac
  3. Gedeão
  4. Jefté
  5. Sansão
  6. Eli
  7. Samuel

Reis

O primeiro a reinar foi Saul, porém este suicidou devido a derrota para os filisteus, o seu maior inimigo. O seu sucessor foi Davi que venceu Golias e conquistou o restante da Palestina.

Porém foi Salomão que levou o povo ao seus estagio mais avançado Devido as suas habilidades políticas para construir obras com a criação do templo de Jerusalém que abrigava a Arca da Aliança.

Ele também chegou a usar camponeses para auxiliar na construção, além de aumentar impostos para manter o seu luxo, e o salário de dezenas de funcionários, além da sua incrível família de 700 esposas e 300 concubinas.


Monte do Templo em Jerusalém


A divisão da Palestina

Depois da morte de Salomão ocorrem várias revoltas, e no ano de 935 a.C as doze tribos se dividiram dois reinos, o que acabou por enfraquecer o estado. O reino de Israel tinha como capital a cidade de Samaria, e era formada por dez tribos ao norte da região. Em 586 a.C foram dominados pelos assírios, e ainda tiveram os habitantes deportados para várias partes do Império Assírio;

Já o reino de Judá tinha apenas suas tribos, e tinha como capital da cidade de Jerusalém que estava localizada a sul da região. Em 722 a.C foram dominados, e levados como prisioneiros para a Babilônia onde permaneceram até 539 a.C, pois com a tomada da Babilônia pelos Persas, eles poderiam regressar para a Palestina onde construíram o seu templo.

Após certo período foram dominados por povos como os egípcios, macedônios e romanos. O imperador romano Tito, por exemplo, destruiu a cidade de Jerusalém e expulsaram os judeus da região da Palestina, o que provocou a Diáspora que durou quase dezenove séculos, e se findou quando a Onu criou o Estado de Israel em 1948 onde anteriormente estava situada a Palestina.

Sociedade e Economia


Crescente Fértil


Os Hebreus era pastores, e com as conquistas das terras Palestinas eles foram começando a produzir cereais, e que eram importantes para o comércio, pois havia muita troca de alimentos, contudo com o surgimento da propriedade privada, a terra se concentrou na mão de pequenos grupos, o que levou os camponeses a ficarem sem as suas terras, e como por vezes precisavam pedir empréstimos, acabava por se tornar escravos por não conseguir para as dívidas.

Com a mão-de-obra em abundância, os donos de terra passaram a prosperar com a agropecuaria e comercio.


Os Hebreus era pastores


A Literatura

A maior parte da literatura da época está concentrada e, livros como:

Salmos: que são poemas que produzem ensinamentos.

Jó: Reflexão filosófica.

Cantares de Salomão; Celebração do amor sexual

Provérbios: Aborda os valores e condutas e o significado da vida humana.

A Cultura

As principais comemorações são:

A Páscoa: que comemora e relembra a fuga do Egito.

O Pentecostes: celebra a entrega dos dez mandamentos a Moisés.

Tabernáculos: É a recordação da caminha feitas pelos Hebreus pelo deserto após a saída do Egito e a sua volta à Palestina.

Lista de Questões

Hebreus nos Vestibulares

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.