Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > História do Brasil > Período Pré-Colonial

Período Pré-Colonial

O Período Pré-Colonial se inicia em 1500 como a chegada treze caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral na região que hoje é Porto Seguro, data do Descobrimento do Brasil, permeando até 1532, como as primeiras expedições que tinha como objetivo colonizar, e que foram comandadas por Martim Afonso de Souza.


Início do Período Pré-Colonial

O Período Pré-Colonial se inicia em 1500 como a chegada treze caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral na região que hoje é Porto Seguro, data do Descobrimento do Brasil, permeando até 1532, como as primeiras expedições que tinha como objetivo colonizar, e que foram comandadas por Martim Afonso de Souza.


O desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, 1500. Óleo sobre tela (190 x 330 cm) de Oscar Pereira da Silva, 1922. Domínio público, Museu Histórico Nacional.


O rei português Dom Manuel batizou a terra de Vera Cruz e depois, Santa Cruz. E três anos mais tarde em 1503 aparece o nome Brasil, devido a extração do pau-brasil.

Durante esse período houve o domínio do sistema de feitorias, sendo a primeira criada em 1504, com o intuito de facilitar o armazenamento e envio de pau-brasil para Portugal.

Durante os 32 houve pouca vontade em explorar as terras, muito em função do comércio de especiarias com a Índia que era mais lucrativo e importante naquele momento. Além disso, isso ocorreu devido ao fato de não encontrarem metais preciosos, e as viagens apenas se pagarem pelo pau-brasil.

Expedições ao Brasil

Durante esses anos houve alguns tipos de expedições, vejamos quais:


Expedições exploratórias

A Primeira Expedição Exploradora (1501-1502) foi composta por três navios, partindo de Lisboa, tendo como comandante o navegador Gaspar de Lemos. Na tripulação, estava presente o experiente navegador florentino Américo Vespúcio, que constatou a presença de grande quantidade de pau-brasil em longas faixas do litoral.

Ainda nessa expedição, foi dado nome aos acidentes geográficos (lagos, rios, montanhas, vales, serras etc) como base em nome de santos e festas religiosas.

Exemplos

→ Cabo de São Roque

→ Rio São Francisco

→ Ilha de São Sebastião

→ Ilha de São Vicente


Cabo de São Roque, Maxaranguape (RN)

A Segunda Expedição Exploradora ocorre em 1503-1504, já com o dobro de navios, sendo comandado dessa forma por Gonçalo Coelho, com auxílio de Américo Vespúcio.

Essa expedição aconteceu devido a um contrato entre o rei portugues e um grupo de comerciantes de Lisboa, sendo um deles o rico Fernão de Noronha (que dá nome a Ilha de Fernando de Noronha).

O contrato permitia a extração de pau-brasil, mediante o pagamento de tributos à Coroa Portuguesa e o compromisso de enviar seis navios todos os anos ao Brasil para realizar a exploração de até trezentas léguas do seu litoral, assim como construir feitorias destinadas à proteção do litoral, mantendo-as pelo prazo de três anos.


Expedições Guarda-Costas

Expedições Guarda-Costas (1516-1520): Comandadas por Cristóvão Jacques, buscava combater o contrabando francês do pau-brasil, onde os seus navios eram aprisionados, devido a retirada de pau-brasil sem realizar o pagamento de impostos. Porém o resultado foi longe do esperado, uma vez que era impossível cobrir toda a extensão da costa brasileira para impedir contrabandos.


Relação entre Indígenas e Portugueses

De início, o contato entre portugueses e indígenas foi bastante amigo, uma vez que acontecia o escambo (trocas de produtos), os indígenas cortavam o pau-brasil para os portugueses, e recebiam em troca espelhos, facões e foices.

Contudo, como o passar dos anos, o contato entre portugueses e indígenas foi se desgastando, uma vez que passou a ser desvantajoso para os indígenas, por vários motivos como a perda de terras, doenças transmitidas por portugueses, ataque a sua cultura e religião etc


Ferramentas foram trocadas por pau-brasil


Fim do Período Pré-Colonial

Devido às constantes tentativas de invasões de contrabandistas em busca do pau-brasil, as expedições não conseguiram realizar o combate, e a mando do rei portugies D. João III, ficou decido o início da colonização do Brasil. Sendo que em 1530, Martim Afonso de Souza saiu de Portugal como mais de 50 embarcações com centenas de pessoas, sementes e ferramentas, dando início assim ao povoamento por portugueses no Brasil.

Lista Geral de Questões

Período Pré-Colonial

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.