Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Biologia > Proteínas

Proteínas

As proteínas são composto pela ligação de moléculas menores, que são os aminoácidos. Em resumo as proteínas são polímeros de aminoácidos

As funções das proteínas

  1. Formar estruturas da célula
  2. Manter o controle tanto da entrada quanto da saí das substâncias pela membrana plasmática.
  3. Sustentação de tecidos do corpo
  4. Transporte de oxigênio no sangue de vários animais
  5. Contração dos músculos
  6. Manter o funcionamento por completo dos organismo, tendo em vista que as reações do metabolismo tem a dependência das enzimas.
  7. Anticorpos são proteínas produzidas pelo linfócito B
  8. Alguns hormônios também são proteínas

Grãos são ótimas fontes de proteína, além de mais saudáveis.

Características das proteínas

As proteínas são composto pela ligação de moléculas menores, que são os aminoácidos. Em resumo as proteínas são polímeros de aminoácidos.

Já os aminoácidos tem na sua estrutura cadeias de carbono com hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, por vezes, o enxofre.

Na sua molécula, existe um:

Grupamento carboxila (COOH)

Grupamento amina (NH2)


Fórmula da Glicina e Alanina


Veja na fórmula da estrutura da glicina onde aparece um átomo de hidrogênio marcado em amarelo e na fórmula da alanina aparece um carbono ao qual estão unidos por três átomos de hidrogênio. A parte em amarelo de do tipo de aminoácido: podendo ser desde um simples átomo de hidrogênio até uma cadeia de carbonos.

Os vegetais podem fabricam os aminoácidos de que necessitam a partir de cadeias de carbono que são obtidas dos açúcares produzidos durante a fotossíntese, além do nitrato (NO–3) que é retirado do ambiente.

Os animais por sua vez só conseguem fabricar algum tipo de aminoácido a partir de outro que ele tenham obtido através da sua alimentação.

Apesar do nosso corpo ser composto por mais ou menos 250 mil proteínas distintas, elas são formada por apenas 20, e o nosso corpo só é capaz de fabricar 11 delas.

No ser humano no período adulto, os aminoácidos essenciais como arginina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina não podem ser formados a partir de outros em uma quantidade suficiente.

Arroz e Feijão

O Arroz: é rico em proteínas metionina e triptofano, e o feijão em lisina, leucina e isoleucina. logo são uma ótima combinação alimentícia, pois eles provêm diferentes tipos de proteína para o nosso organismo, e a proteína que é rica em um, e escassa em outra.


Arroz e Feijão, uma combinação perfeita

Anemia falciforme

A anemia falciforme resulta de uma situação que pode ocorrer quando acontece uma mudança na estrutura (mutação) que muda a sequência de aminoácidos, que por sua vez altera as propriedades daquela proteína. Em alguns casos essa mutação altera a função da proteína, porém no caso da Anemia falciforme a substituição do ácido glutâmico por valina, em um setor da molécula de hemoglobina pode causa um grande problema, pois o glóbulo vermelho do sangue portador dessa hemoglobina é frágil, com vida mais curta, e devido a seu fim, no caso de uma grande escala, gera a anemia, que pode levar o indivíduo a óbito.

Outro fato importante é que baixas concentrações de oxigênio, os glóbulos tende a sofrer uma deformação adquirindo o formato de foice (por isso o falciforme), onde eles de juntao em grupo, e acabam por entupir capilares sanguíneos.

Arroz e Feijão, uma combinação perfeita

Referências:

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. São Paulo: Ática, 2013.

Tena de la Nuez, Julia. Quais são os 9 aminoácidos essenciais e em quais alimentos podemos encontrá-los. BBC Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-48220067>. Acesso em: 13 de setembro de 2020.